Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disjuntor de quantos A entraria no lugar?


Posts recomendados

Amanhã conversarei com um eletricista e eu gostaria de entender um mínimo suficiente relacionado a isso pra não parecer uma topeira.

Aceito todos os tipos de dicas e explicações possíveis. Grato

(Ficava um fusível de 250v 30A em cada um de seus respectivos lugares, inclusive no meio que era neutro)

IMG_20170508_010422.jpg

IMG_20170508_011738.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai precisar de um disjuntor tripolar de 30~32 Amperes, ou pode usar 3 monopolares, provavelmente esse quadro é de um chuveiro e deve estar te dando problemas de queimar bem no meio do banho não é? 

 

Vale também questionar sobre a bitóla (largura) dos fios, geralmente projetos antigos eram dimensionados para uma carga de 4000 a 5000 W hoje os chuveiros chegam até 7500 W.

 

A função de um disjuntor é desligar quando a corrente passar da sua corrente máxima, ou então os fios esquentarem demais, por isso dê uma olhada no consumo do circuito que esse quadro chaveia, se for um chuveiro olhe a potencia dele, por exemplo 6000 W, 6000/220 = +/- 27 Amperes, ou seja em caso de curto circuito (onde a corrente tende ao infinito), ou de superaquecimento dos fios por uma corrente acima de 30 A o disjuntor desliga.

 

Caso não seja um chuveiro, sejam tomadas (ou até a casa inteira), você vai ter que pedir pro eletricista fazer circuitos separados para cada carga dimensionando o consumo de cada setor com um disjuntor primário. Se for esse o caso já pergunta pra ele quanto ele te cobra pra por um DR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já devo te um grande agradecimento pela resposta, muito obrigado @shorenter  !

 

É de uma casa inteira, é a casa da minha mãe. 

Como da pra perceber a chave é bem antiga, e já estava quebrada, estava usando sem fusível pois uma uma peça dele tinha quebrado e parecia não dar pra arrumar, e então um outro eletricista foi e ligou sem, falou que podia usar e que caso houvesse algum problema desligaria um dos disjuntores do quadro, que vem depois dessa chave, o problema é que nunca vimos nenhum desses disjuntores desligar, sempre o que queimava era um dos fusíveis, porém ontem aparentemente ocorreu pela primeira vez um problema depois que estava usando do sem fusíveis e então de repente a tarde começou a sair faísca de uma daquelas pontas da chave (esquerda), acredito eu que deve ter superaquecido, desliguei todos os disjuntores do quadro, parou de faiscar, depois liguei um por um até ver quais não poderiam ligar e deixei os desligado desde então.

 

 

IMG_20170508_102230_HDR.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes pois esses disjuntores antigos não são muito de confiança, no seu caso o eletricista vai ter revisar eles ou você mesmo pode fazer isso, vendo que parte da casa cada um alimenta desligando eles, ai você calcula o consumo de cada aparelho que vai ligado em cada setor e substitui cada disjuntor por um novo com tamanhos apropriados, também vai precisar revisar a largura dos fios. 

 

Onde vai os fusíveis vai um disjuntor maior com a corrente no valor da soma de todos do sistema secundário. 

 

30 A é muito pouco pra uma casa só um chuveiro gasta isso. 

 

Se quando você liga os disjuntores que deixou desligado ainda sai faísca é por que tem algo em curto provavelmente algum fio derreteu.

 

Para trocar os disjuntores de material vai mais ou menos uns 200 reais ai (to desatualizado de preço), se quiser por um DR (um disjuntor especial que proteje de alguém tomar choque) e um dps (um outro equipamento que protege de sobrecarga e raios), o que eu recomendo que você faça - vai mais uns 250 por que tem que fazer aterramento, fora a mão de obra do cara, o que sai caro é trocar fio porque da mal trabalho principalmente em condulete antigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, shorenter disse:

 

Onde vai os fusíveis vai um disjuntor maior com a corrente no valor da soma de todos do sistema secundário

Perdoe a minha ignorância, mas isso ficaria 30+30+15+15+15=105 ou 30+15=45? É que 45 parece um valor normal pra usar, um disjuntor mais forte e tal, já 105 por sua vez... Rsrs

 

"Se quando você liga os disjuntores que deixou desligado ainda sai faísca é por que tem algo em curto provavelmente algum fio derreteu." 

O fio esquerdo da chave está derretido, será que trocando ela pelo disjuntor e descartando essa parte derretida do fio eu consigo voltar a usar o lado da casa que perdi? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só olhando o circuito pra saber o que é fase o que é neutro... mas eu acho que é 30+15 ai seria um de 45.

 

Segunda pergunta :

 

A chave vem antes desse disjuntores não? Se sim, o problema não foi nela senão você estaria completamente sem luz agora, se agora você está sem força só em uma parte da casa e quando liga o disjuntor volta a sair faísca  o problema ai foi curto, ai o eletricista vai ter que olhar onde ta o curto. 

adicionado 3 minutos depois

E olhando melhor a foto aqui parece que os disjuntores que estão desarmados são os de 30 não é? Se sim olha os fios do chuveiro e ve se não tem nada derretido em curto. Se tiver um multímetro pode usar pra ver se ta fechando o curto mas ai é complicado é bom você não mexer com 220, porque não tem nem como desligar geral aí. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ordem é: Rua > relógio > disjuntor de 50 fora de casa perto do relógio > chave dentro de casa, a que queimou a ponta do fio > quadro com os disjuntores de 30 e 15.

Eu acho que isso seja um tanto quanto confuso, mas foi feito há muito tempo pelo meu falecido avô.

 

Fizemos uns testes e eu consigo ligar todos os disjuntores do quadro e não sai faísca, inclusive os de 30 do chuveiro, eu ligo luzes e tomadas da parte direita normal, mas se eu ligar algo na tomada da esquerda sai faísca do fio que está queimado na chave, não é exatamente do fio, é da parte onde encaixava o fusível.

 

IMG_20170508_114659_HDR.jpg

 

Uma pergunta meio "extra". eu uso bem pouco o multímetro que tenho, mas geralmente quando vou usar eu coloco no 750v e testo e aparece lá quanto tá, se tá oscilando ou não, mas quanto seria mostrado caso tivesse um curto? Porque em curto o negócio tende a uma tensão absurda, não?! Queimaria o multímetro, a tomada, o quadro ou o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se já tem um disjunto de 50 na entrada de tudo essa chave de fusiveis está "sobrando", mas veja eu já to dando pitaco demais sou engenheiro mecânico, só um eletricista pra te ajudar mais, tenha em mente que eu posso estar te falando algo que na pratica não esteja certo, meu conhecimento de elétrica é mais teórico rsrs. Então parece que o problema está nessa tomada ai.

 

Para verificar curto, você tem que desligar o disjuntor de 50 da entrada, e verificar na saída do disjuntor (nos dois terminais onde vai os parafusos) dele com teste de continuidade do multímetro:

 

Teste de continuidade multímetro - Youtube

 

Mas parece que pra fazer isso você teria que tirar essa proteção do quadro.

 

 

E em curto é a corrente que tende ao infinito

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Gabriel Fernandes disse:

IMG_20170508_114659_HDR.jpg

Uma coisa é certa: essa chave-faca aí, tem que ser substituída.. Pelas cores, as fases são os fios vermelho e verde, e o neutro, amarelo? Neutro NÃO precisa de ligação com disjuntor.. Aí, seria 220 Volts, certo?

 

Primeira coisa, fundamental aliás, é definir o que cada disjuntor naquele quadro secundário, alimenta.. Imagino, que os dois de 30A, alimentem um chuveiro..Precisa ver os demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter De toda forma o conhecimento, ainda que você o diga que é "parcial" me ajudou a sanar muitas dúvidas e me senti mais confortável pra conversar com o eletricista. Muito obrigado mesmo!

@RS Faria

7 horas atrás, RS Faria disse:

Uma coisa é certa: essa chave-faca aí, tem que ser substituída.. Pelas cores, as fases são os fios vermelho e verde, e o neutro, amarelo? Neutro NÃO precisa de ligação com disjuntor.. Aí, seria 220 Volts, certo?

O eletricista irá levar os fios que vem do relógio direto até este ponto, tirará a chave e soldará os fios, pelo que eu entendi os fios além de estarem com emendas até chegar este ponto, eles, em certo ponto da emenda diminuem a bitola (acho que é isso) de 6mm pra esses coloridos que você disse, que parecem ser de 2,5mm o que parece ser bem errado também, principalmente na parte de "entrada" de eletricidade da casa.
Eu só não entendi a parte de não precisar do neutro. Minha residência é 220V sim, mas porque não precisaria do neutro? ele está nas tomadas e tudo mais, eu preciso fazer um circuito com ele não preciso? saindo do relógio e indo pra casa toda, não?! Me corrija se eu estiver errado por favor.
 

7 horas atrás, RS Faria disse:

 

Uma coisa é certa: essa chave-faca aí, tem que ser substituída.. Pelas cores, as fases são os fios vermelho e verde, e o neutro, amarelo? Neutro NÃO precisa de ligação com disjuntor.. Aí, seria 220 Volts, certo?

 

Primeira coisa, fundamental aliás, é definir o que cada disjuntor naquele quadro secundário, alimenta.. Imagino, que os dois de 30A, alimentem um chuveiro..Precisa ver os demais..

Ah mas esse bonitão aí eu conheço! os de 30 são: um pro chuveiro, um pra tomadas de 220V, no caso 2, uma era pra uma maquina de fora e outra pra torneira quente, mas nenhuma das duas tomadas mais é utilizada.
O primeiro de 15 é pras tomadas da parte direita da minha casa, parte direita da sala, banheiro e cozinha, o de 15 do meio é para os dois quartos na esquerda e a parte esquerda da sala e o ultimo são as luzes de toda a casa. 
Eu não sei se são seguros e vão proteger caso algo grave aconteça, porque eu nunca vi nenhum deles desligando ou desativando, eu uso só para, em casos como esse, desliga-los como se fossem umas chaves mesmo e cortar a energia de onde eu quero cortar em casa, mas desligar, nunca... Mas também nunca queimamos um equipamento aqui por descarga e nem nada do tipo, nem TV, nem computador, nem geladeira, nada, graças a Deus, eles desligam as vezes pela queda de energia, as vezes piscam em chuva, mas, queimar, nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

O eletricista irá levar os fios que vem do relógio direto até este ponto, tirará a chave e soldará os fios, pelo que eu entendi os fios além de estarem com emendas até chegar este ponto, eles, em certo ponto da emenda diminuem a bitola (acho que é isso) de 6mm pra esses coloridos que você disse, que parecem ser de 2,5mm o que parece ser bem errado também, principalmente na parte de "entrada" de eletricidade da casa.

É o correto.. Aqui, nada a acrescentar..

 

 

8 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

Eu só não entendi a parte de não precisar do neutro. Minha residência é 220V sim, mas porque não precisaria do neutro? ele está nas tomadas e tudo mais, eu preciso fazer um circuito com ele não preciso? saindo do relógio e indo pra casa toda, não?! Me corrija se eu estiver errado por favor.

Não é que não precisa do neutro.. Ele não requer disjuntor, como as fases.. Veja com o eletricista, se ele está corretamente aterrado na entrada.. Se estiver, tranquilo..

 

 

24 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

Ah mas esse bonitão aí eu conheço! os de 30 são: um pro chuveiro, um pra tomadas de 220V, no caso 2, uma era pra uma maquina de fora e outra pra torneira quente, mas nenhuma das duas tomadas mais é utilizada.
O primeiro de 15 é pras tomadas da parte direita da minha casa, parte direita da sala, banheiro e cozinha, o de 15 do meio é para os dois quartos na esquerda e a parte esquerda da sala e o ultimo são as luzes de toda a casa. 
Eu não sei se são seguros e vão proteger caso algo grave aconteça, porque eu nunca vi nenhum deles desligando ou desativando, eu uso só para, em casos como esse, desliga-los como se fossem umas chaves mesmo e cortar a energia de onde eu quero cortar em casa, mas desligar, nunca... Mas também nunca queimamos um equipamento aqui por descarga e nem nada do tipo, nem TV, nem computador, nem geladeira, nada, graças a Deus, eles desligam as vezes pela queda de energia, as vezes piscam em chuva, mas, queimar, nada.

Então, é tudo ligado em 110V? Se cada disjuntor é pra algo específico, tá tudo ligado em 110 Volts aí..

 

Nesse caso, pode ser que, tenham ligado mais carga numa fase, do que na outra, o que estaria dando problema naquela chave-faca..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!