Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber como faço para descobrir se meu modem suporta fibra optica, tenho um Cisco 3825, tem alguma diferença de modem para fibra optica ou pode ser qualquer modem?

Postado

Primeiro esse modelo que você postou não e de um modem e sim de um roteador da cisco de alta capacidade...no caso não seria o Cisco DPC3825 cable modem usado pela Net Virtua?????

Segundo Modem nenhum no mundo suporta fibra optica o nome Modem se deve a função de Modular e Demodular um sinal elétrico digital ou analógico enviado via condutor solido. No caso da Fibra Óptica e o sinal vem via Luz do chamado modem (e errado dizer) e correto e ONT Optical Network Terminal ele tem a função de converter o sinal Óptico em sinal digital elétrico em uma interface Ethernet existem vários outros tipos de conversores ópticos como de mídia, interfaces em roteadores e switchs....

Postado

@Henrique Lolli Silveira  Isso, desculpe o equivoco pois sou leigo nesse assunto.. Seria esse  mesmo que voce falou, ele é bom? Tenho dificuldade para jogar online, quando tem mais de 1 pessoa conectada a rede wifi dele, o ping oscila, fica impossivel de jogar... Seria problema mais do roteador ou internet? ou os dois juntos? Possuo uma internet de 5mb, irei aumentar para 15mb a rede é HFC, porém estou pensando em trocar para fibra optica de um outro provedor aqui da cidade, mas tenho minhas duvidas se ira melhorar nessa questao de ping ou nao..

adicionado 6 minutos depois

@dwatashi Se puder da uma luz tambem, ficarei agradecido!

• Membro VIP
Postado

Este modem serve apenas para Cable, DOCSIS 3.0 que suporta IPv6, hoje os mais novos são 3.1 FD.

Então não vai servir para fibra, no caso de chegar uma fibra em seu ponto. Entenda que muitos provedores vendem internet como Fibra, mas ele pode chegar por outros meios como VDSL2, por exemplo. Isto varia de acordo com o provedor/operadora.

Aumentando sua internet atual por outra pode melhorar o ping quando utilizado em paralelo, você jogando e outras pessoas navegando, netflix, etc. Agora se o ping já é deficiente com a internet utilizada somente para você é possível que não ocorra melhora porque a infraestrutura será a mesma.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi Obrigado pela ajuda, fiz hoje um novo cadastro em um outro provedor aqui da minha cidade, irei aguarda apenas a instalação.. Eles afirmam ser 100% fibra, vamos ver quando instalarem.. Eles dão um modem tp-link 300mbps, porém não informaram o modelo exato, tenho esse da cisco também, talvez eles devem fazer uma adaptação tipo, deve vir fibra optica na rua, mas quando chega na minha residencia, possa ser que puxem com um outro tipo de cabo como você falou.. Tem como descobrir se é realmente 100% fibra?

• Membro VIP
Postado

Se for fibra, você terá um GPON (modem). Agora como disse que será um Tp-Link, provavelmente deve ser um par trançado apenas, logo a infraestrutura pode ser fibra, mas a chegada até sua casa acredito que não.

Depois você posta fotos do modem e da instalação.

Postado

@dwatashi Pois é, isso que pensei.. Irei aguardar a instalação e volto aqui para tirar a dúvida!! Muito obrigado!

adicionado 7 minutos depois

@dwatashi  Esqueci de mencionar, eu entrei nas configurações do cisco e alterei de Standard 20mhz para Wide 40mhz, quis apenas fazer o teste.. Notei que o mbps mudou, antes com 20mhz chegava 72mbps e agora com 40mhz esta chegando 150mbps.. Sera que isso da alguma diferença na velocidade?

Obs: Em alguns topicos que havia pesquisado, falam que quando voce altera de 20mhz para 40mhz, a qualidade do sinal piora, porém aqui continua a mesma coisa, fiz o teste do dbi e continuou igual...

Postado

Olá amigo

qual cidade e operador você vai solicitar o serviço..O único serviço que e 100% fibra ate dentro de sua casa e o FTTH (Fiber To The Home) em uma Rede GPON ou PON a fibra chega em sua casa onde e feito uma fusão de fibra (ou conector) em um PTO (ponto terminal optico) e um cordão optico e conectado  uma ONT como disse antes e a partir deste equipamento se conecta via par trançado de uma porta gigabit para o seu roteador no caso esse tplink que você falou..mas cuidado pois muitas operadoras oferecem falando que e fibra mas e coisa nenhuma entregam em sua casa par metálico não caia nesse enganação...fibra e fibra pura até dentro de usa casa e ponto final...eu trabalho diretamente para Telefonica como técnico de Lp de Dados a mais de 10 anos apezar de trabalhor com porduto corporativo tambem conheço o produto Home. Instalo Lp de dados via fibra em rede GPON uso maquina de fusão dentro do cliente e a equipe de instala o Vivo Fibra também...

Em questão do caso de jogo eu também sou um jogador de FPS online e ja passei por esse problema

1º Via Wifi não confio porque a uma grande possibilidade de perda de pacote em jogos online isso influencia em muito pois imagine o senário voce se depara com o seu inimigo no jogo a internet dele e excelente e a sua perde pacote ele teve e você vê ele depois quem morre primeiro? É o tal do Lag que todo mundo fala..

2º Você usa uma internet provavelmente compartilhada com varias aplicações rodando em sua rede Netflix, youtube, download provavelmento no tablet da esposa da filha do cachorro...sendo compartilhada em uma unica banda sem preferência de nada tudo pode em sua rede quem entrar primeiro ganha a banda sem controle ai e estradada sem radar e sem pedagio e todo mundo de querendo andar de ferrari.....

então vamos la

Jogo online e via cabo Utp mais confiavel wifi tambem da mas não indico

O Roteador o qual você falou deve ter um coisa chamada de QoS (Quality of Service) onde gerência a banda entregue

Exemplo se você contratou 50mb de down por 5mb de up de uma operdora com o QoS você consegue definir quando de banda de internet cada Host de sua rede tem então voce evita a competição de velocidade cada maquina tem a sua...

Em casa eu uso um AC1750 da Tp-link uso o Vivo Fibra de 200mb

se eu deixar sem controle de banda e minha filha abrir um video no youtude eu percebo o lag mas com o controle de banda ativo ela pode abrir 100 videos no youtube que nem percebo...pois ele não esta usando a banda destinada a minha maquina.....caso tenha duvida em configurar o tp-link no youtube tem um monde de videos a respeito.....

abraço

Postado

@Henrique Lolli Silveira Muito obrigado pelos esclarecimentos... Bom, estou esperando vir instalar.. Creio que nao é fibra 100% ate aqui dentro de casa, irei tirar a duvida quando instalarem..

Com relação ao cabo UTP, eu queria muito puder usar ele, porém o roteador fica na cozinha e nao tem como puxar para o meu quarto, teria que quebrar parede e etc para ficar um negocio bem feito e nao um fio passando pela casa, então o jeito é usar wifi :/

Com relação ao QoS, espero que o roteador que vão instalar, possua essa opção para regular banda, pois o meu atual nao tem e com isso fica impossivel de jogar fps online quando tem alguem conectado ao wif...

O ping é alto onde eu moro, pois sou de pernambuco, se tiver algum jeito que ajude a melhorar, pode me falar que eu tento aqui.. Pois ja tentei varias formas e ate agora nada, espero que com esse novo provedor, o servidor deles sejam melhores e o ping abaixe o pouco..

Ate ja aumentei a banda da minha internet e o ping continua o mesmo, por isso acredito que ping nao influencia com banda da internet e sim local (distancia) dos servidores...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...