Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Automatização Quarto


Posts recomendados

Bom dia,

Desculpe caso essa categoria estiver no local errado, pois procurei e não encontrei relação com nenhuma outra.

 

Estou tentando montar um projeto para automatizar meu quarto, não estou buscando grandes coisas, queria começar por baixo e ver o que consigo e assim repensar outras automatizações.

Queria iniciar montando algo como um on/off da luz e ventilador, também com controle de velocidade através do celular.

 

Pesquisei diversas maneiras porém como é uma coisa nova para mim acaba ficando meio obscuro, não estou buscando comprar lampadas de led caras e tudo mais, queria automatizar com as coisas simples, do dia a dia.

 

Gostaria de saber se alguém teve uma experiencia ou tem conhecimento sobre isso para me passar os caminhos, tipo o que preciso, pois verifiquei algumas coisas e não entendi muito bem referente também a montagem com Arduíno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por celular o mais barato que eu conheça é atmega controlador do arduino (só o chip, da para fazer com pic mas vai precisar de um com porta rx tx e custa mais caro do que os 10 reais do atmega), um modulo bluetooth para arduino ou pic. você vai precisar montar um programador para ele... para sair barato... pode uma porta paralela dos pcs antigos (de impressora) ou saída de video.

 

Alem disso você vai ter que programar teu app para fazer o serviço.

 

Tem outras opções como usar um celular barato como receptor de números , mas vai sair mais caro. 

 

E, finalmente, procure no google e boa pesquisa

 

 

adicionado 1 minuto depois

você vai controlar a lampada com um relé e um transistor a partir do atmega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, existem placas prontas para comando pelo celular, ex. da Sonoff. Penso que é o modo mais simples de implementar. Construir do zero sem conhecer eletrônica é problemático e caro.

 

O Arduino é uma estrutura com múltiplas funcionalidades e que pode ser usada para automação também. Tem muitos módulos prontos e códigos disponíveis na internet, mas para coisas simples não vejo necessidade. É como usar canhão pra matar formiga.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do produto X)

adicionado 30 minutos depois

procurando no mercado livre achei uns modulos wifi para arduino bem baratos até , mas claro o celular tem que ter navegador , e tem programar ... enfim , fuizzzzzzzzx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode procurar um módulo Esp8266 e acredito que usando um PIC18F4520 da pra fazer o serviço bem... (manjo quase nada dos PICs mas ele aparece com frequência em muita coisa...)

Dai tem dar uma boa pesquisada no google de como montar direitinho e como programar para microcontroladores :v

Também programar o seu app para conversar com o PIC :v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para usar o arduino nano também, que já apresenta um jack para mini usb... facilitando a programação ^^mas é um pouco mais caro (por volta de 20 reais)...

 

fuizzzzzzzzzzzz2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...