Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Qual é a melhor forma de tentar reparar uma TV de tubo com segurança? Sei que o procedimento é perigoso por conta da alta tensão que esse tipo de aparelho armazena, principalmente no tubo e capacitores.

Tenho conhecimento básico em eletrônica que adquiri pesquisando em livros, youtube, etc. Mas nunca abri uma TV tubo e quero tentar consertar uma que tenho aqui conta própria.

Alguém pode me dar umas dicas, ou indicar materiais, sobre os componentes mais perigosos? Ou os cuidados que devemos tomar ao abrir esse tipo de aparelho?

Se eu descarregar os capacitores e o tubo com uma ponta de prova já é o suficiente para evitar choques?

Valeu.

Postado

O ideal é que informe o modelo e o defeito, consiga o esquemático e aí o pessoal vai dando dicas de teste e de segurança também. O indicado é ter um transformador isolador na bancada, uma lâmpada incandescente para ligar em série e descobrir curtos. Quando for mexer na alta tensão ou na fonte e outros pontos com tensão elevada é preciso descarregar capacitores e ter especial atenção para não levar choques.  

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@olliver.soul Isso é falha no ci responsável pelo circuito vertical, em seu TV é o IC401 (LA7840), pode ser só mau contato nas soldas! Se não for, troque ele e já verifique a alimentação dele também...

Ela sai do pino 7 do flyback Passa por um resistor de 1R/ 1/2W, retifica no D503, filtra no capacitor C508 (3300uF/35V) e vai para o pino 6 do IC401, nessa linha anda tem dois capacitores que seria bom já troca-los. C401 (1000uF/35V) e C452 (100uF/35V).

Fazendo a troca desse o TV tem que abrir a imagem! A menos que o processador (IC601) esteja queimado!...

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Bcpetronzio Veja como o C553 e C552  estão, você acha que é bom trocar?

capacitor.JPG.29eebebdd087a751b405aeb5479464d2.JPG

Notei que tem um componente (C801) trincado. No manual de serviço diz que é um diodo (TAP4GA0003 / POSISTOR 12 Ohm 270v). É bom trocar também? Se for, onde encontro esse componente?

ml.JPG.6456f72e33c5ec02bce12cadd08f4609.JPG

• Coordenador
Postado

Esses capacitorzinhos estão bem feios, mas se eles não estiverem com fuga nem aberto, pode deixa-los.

Agora o PTC da segunda foto não esta bom! Esse componente é o responsável pelo acionamento da bobina de desmagnetização do tubo, Uns PTC tem três pinos outros só dois!, Leve-o na loja de componentes para comparar a distância entre os pinos dele, Mas é quase que tudo padrão!...

• Curtir 1
Postado

@Bcpetronzio Troquei os componentes sugeridos (LA7840, C401, C452 e PTC) e agora a TV está funcionando normalmente.

Eu também troquei o capacitor cerâmico que fica ao lado do PTC por um de 103M / 250-400v

Muito obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!