Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois exercícios de porcentagem mas com formas diferentes 


Posts recomendados

"Faça um programa que receba como entrada o código correspondente ao cargo de um funcionário  e seu salário atual e mostre na saída o nome do cargo, o valor do aumento e o novo salário."

simplificando o resultado fica assim com um aumento de 50% no salário:

 

aumento <- sal_atual * 0.50 // PORCENTAGEM DE AUMENTO DE 50%
   sal_novo <- sal_atual + aumento 

 

Até ai tudo bem. Mas depois veio outro exercício pedindo que calcule e mostre o novo salário acrescido da bonificação,que fica assim:

"Faça um programa que receba na entrada o salário inicial de um funcionário, calcule e mostre o novo salário, se for menor que 500 R$,  a bonificação será de 12% do salário "

 

se (salario <500) então

  salario <-salario * 1.12  // PORCENTAGEM POR BONIFICAÇÃO DE 12% 

 

Foi então que me surgiu uma duvida: 1.12% se eu deixar 0.12% da na mesma? ou se eu deixar de 0.50% pra 1.50% ?? Percebam que o primeiro exercicio foi com 0.50 (zero na frente), já o segundo praticamente a mesma coisa mas foi 1.12 ( Um na frente)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Esse 1 = 100%, ou seja, salario será igual a ele mais mais 12%... em outras palavras salario será 112% dele mesmo.

adicionado 1 minuto depois
6 horas atrás, Lucas Rocha Santos disse:

aumento <- sal_atual * 0.50 // PORCENTAGEM DE AUMENTO DE 50%
   sal_novo <- sal_atual + aumento 

a segunda linha é o mesmo que:

   sal_novo <- sal_atual + sal_atual * 0.50

Ou seja, 100%+50%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!