Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Estou simulando no proteus dois pic16f690. Em cada um deles eu tenho o meu código funcionando. E fiquei pensando "E se eu quiser ler uma variável no pic U1 a partir do pic U2?" Tem como?

Penso que não, pois são hardwares diferentes. Mas resolvi lançar a pergunta na mesma.

Obrigado

Postado

Com certeza. Existe uma infinidade de possibilidades. A mais fácil é por usart (comunicação serial), i2c , spi , usb, etc.

Pesquise sobre esses assuntos e já terá com o que brincar por uns 6 meses 

Abraço 

Postado
3 minutos atrás, DELPITEC disse:

Com certeza. Existe uma infinidade de possibilidades. A mais fácil é por usart (comunicação serial), i2c , spi , usb, etc.

Pesquise sobre esses assuntos e já terá com o que brincar por uns 6 meses 

Abraço 

Algo como isto: https://electrosome.com/uart-pic-microcontroller-mplab-xc8/

O que aconselha ler na nossa lingua? Pois o meu raciocionio em inglês é um pouco mais lento.

Para criar este tipo de comunicação entre pic terei que gastar pinos dos mesmos, certo? É coisa para gastar uns quantos pinos?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

na nossa (na verdade 'minha' língua), vê se este tópico quasi-cronologicamente coincidente te dá alguma luz

Relativamente simples via serial: putc() num mc, getc() no outro

Sim.. no mínimo 2 pinos (+ o gnd). Existe uma tal comunicação 1wire mas deves ter alguma intimidade com o inglês primeiro.

Ah...Há também o wireless com zero fios... mas vá com calma pra não te dar indigestão kk

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela ajuda.

Neste pic,

PIC16F690%2020-pin.jpg

apenas tenho o pino RB5 livre. Consigo ter comunicação com o outro pic apenas utilizando um pino? Esta é a tal comunicação 1wirte que falou, certo @Isadora Ferraz ?

O objectivo é apenas enviar um sinal para o segundo pic. Mas ao invés de fazer um on/off gostava de utilizar um ligação série!

Pelo que percebo posso utilizar a comunicação série apenas para enviar, logo não preciso do segundo fio, para receber, certo?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Realmente transmitir dado é mais legal e desafiador do que só onoff. Consegues substituir o RB5 pelo RB7? Neste caso o 7 é o TX o que tende a facilitar tua vida. Caso não, hás de fazer uma interface via sw. Pesquisa por serial bit banging. (e olha o inglês aí...)

E sim, apenas pra enviar não precisa do segundo pino.

O 1wire - como diz o nome (...ops... esqueci que não tens intimidade com o inglês kk) -  é pra transmitir e receber num fio só. Penso que ainda não é seu momento...

Postado

Olá,

Consigo substituir pelo RB7.  Dessa maneira posso utilizar apenas um pino para enviar. Mas isto é a tal config de 1wire, certo?

Pode passar um exemplo de quais configurações tenho que fazer?

Sei que no pic16f690 o pino 10 (RB7) permite o EUSART (TX/CK), julgo que seja isto que me interessa, e permite Interrupt (IOC). Estou a analisar bem?

Pode passar e falar em inglês, estou minimamente à vontade. Apenas começo a ter dificuldade quando fica demasiado técnico. Parte técnica difícil mais o inglês fica complicado para mim. Mas lá está, tenho que ir treinando :)

Valeu

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, ilovepic disse:

um pino para enviar

certo

tal config de 1wire, certo?

nem tanto. É a tal interface serial

Pode passar um exemplo de quais configurações tenho que fazer?

hás de consultar o datasheet pra configurar a interface serial. Sorry não uso tal mc

permite o EUSART (TX/CK), julgo que seja isto que me interessa

Acertaste.

e permite Interrupt (IOC). Estou a analisar bem?

É um caminho sim. Mas neste momento não necessitas de interrupt. Basta-te configurar o hw e p.ex. fazer...

putc('A');//verás a letra A no terminal

printf("1234");// 1234 no terminal

Em algum momento, considera "terminal" como seu outro mc que está a receber o dado

Se achares que deves, publica algo que fizeste com sucesso.

Postado

@Isadora Ferraz Estive a ler este artigo uma segunda vez: https://electrosome.com/uart-pic-microcontroller-mplab-xc8/

E já me sinto mais confiante e preparado :)

Tenho uma questão relacionada com o debug. Pretendo montar o ambiente no proteus. Como posso ver o resultado das comunicação sem ser por liga/desliga de leds? Existe alguma consola no proteus para ver o resultado do baud rate de 9600?

Valeu

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!