Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos!

Estou com a seguinte dúvida. Adquiri a placa Z170M-D3H DDR3 e a primeira coisa que fiz foi testar os slots de memória, com meu testador de slot de ram ddr2/ddr3. O resultado está nas imagens. O que me intriga é que os leds estão acendendo de maneira não uniforme, ao contrário das mobos que testei como mostra a imagem "memória ok". Essas mobos são ddr3 que aceitam no máximo 1333Mhz (Pegatron IPM41-D3 e ASUS P5G41C-M), enquanto a Z170M-D3H DDR3 aceita ddr3 de 3200Mhz. Não sei se isso acabou influenciando na falta de uniformidade dos LEDS do testador. Rodando o MEMTEST86 V7.3, deu tudo certo em todos os slots, o que me faz desconfiar do diagnóstico do testador de ram.

Consegui instalar o SO (Windows 10), porém notei que a placa não desligava, apenas resetava, tanto com botão Power do case, como através da chave de fenda (ligava a placa-mãe com a chave de fenda e tentava desligar pela chave de fenda, as vezes dava certo. Retirei a mobo do gabinete e conectei outro botão de power (de outro gabinete) e o problema foi solucionado).

Enfim, por enquanto o PC está rodando normalmente, entretanto quando rodei o PC CHECK 6.21 (Detalhe parece que esta versão é de 2008 e o hardware 2015), apresentou os "problemas" de:

1) DMA CONTROLLER FAILED (Não passou nenhum canal no teste).

2) System Timer (Channel 1 test FAILED; apenas o 1 falhou). 

Dei uma pesquisada rápida com meu inglês intermediário, e já ouvi falar que caso o DMA CONTROLLER falhe, o PC nem inicia, o que não é o caso, pois até o momento ele está normal. O outro ponto é que parece que o Channel 1 não é tão utilizado ultimamente e se não me engano ele está relacionado ao DMA CONTROLLER.

Pergunto:

i) Devo trocar a MOBO baseado nos resultados de um software de diagnóstico de 2008 (PC CHECK 6.21)?

ii) O testador de slot ddr2/ddr3 detectou algum problema, ou o memtest 86 7.3 está com razão?

iii) O que é este DMA CONTROLLER e qual a sua relevância nas MOBOs modernas?

PS: Depois vou instalar programas de DVD, e alguns jogos para testar a performace da máquina. A configuração do PC é:

Z170M-D3H DDR3

i6700k (fiz o teste o processador está ok)

2x 2GB SMART PC3-10600U-09-10-A0 / SH564568FH8N0QHSCG (passou no memtest 86 7.3)

Fonte XFX 650w (Silver plus)

WD 1600AABS-61PRA0

Abraços

WP_20170602_006.jpg

WP_20170602_007.jpg

WP_Memoria OK.jpg

WP_20170601_009.jpg

WP_20170601_010.jpg

WP_20170601_011.jpg

Postado

Você deve trocar a mobo não por causa do testador ou programa, mas sim porquê Skylake + DDR3 = problema. Primeiro que você vai danificar o IMC do seu processador ao longo do tempo (se a mobo não configurar as tensões direito), segundo que há perda de desempenho (ao ponto que teria sido melhor e mais barato pegar um Haswell), e terceiro que você vai estar matando o principal motivo para pegar um processador de 6a/7a geração (DDR4).

Peça direito de arrependimento ou qualquer outro mecanismo disponível para reaver seu dinheiro e compre uma placa-mãe adequada. Qualquer Z170 serve, apenas tem que ser DDR4.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Você deve trocar a mobo não por causa do testador ou programa, mas sim porquê Skylake + DDR3 = problema. Primeiro que você vai danificar o IMC do seu processador ao longo do tempo (se a mobo não configurar as tensões direito), segundo que há perda de desempenho (ao ponto que teria sido melhor e mais barato pegar um Haswell), e terceiro que você vai estar matando o principal motivo para pegar um processador de 6a/7a geração (DDR4).

Peça direito de arrependimento ou qualquer outro mecanismo disponível para reaver seu dinheiro e compre uma placa-mãe adequada. Qualquer Z170 serve, apenas tem que ser DDR4.

Apenas complementando, caso queira mesmo usar DDR3 com Sky Lake, tem que ser DDR3L, ou seja, pentes de RAM Low Voltage. E eu não confiaria muito nesse seu testador por que aparenta ser um produto um tanto quanto genérico dos nossos queridos amigos asiáticos que fazem, em sua grande maioria, produtos de péssima qualidade.

Postado
2 minutos atrás, De4dm4sterBR disse:

Apenas complementando, caso queira mesmo usar DDR3 com Sky Lake, tem que ser DDR3L, ou seja, pentes de RAM Low Voltage.

Na verdade, não existe essa restrição. A tensão do pente não muda nada, pode ser DDR3 normal ou até mesmo das primeiras gerações que usavam 1.65v; o que importa é a VCCIO e a VCCSA, essas é que tem que ajustar para não danificar o PC. Por sorte, é uma mobo Z, então deve permitir esse controle...

...dito isso, não muda os outros dois pontos da perda de desempenho e desperdício de plataforma.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Na verdade, não existe essa restrição. A tensão do pente não muda nada, pode ser DDR3 normal ou até mesmo das primeiras gerações que usavam 1.65v; o que importa é a VCCIO e a VCCSA, essas é que tem que ajustar para não danificar o PC. Por sorte, é uma mobo Z, então deve permitir esse controle...

...dito isso, não muda os outros dois pontos da perda de desempenho e desperdício de plataforma.

Justamente por isso, não sabia se a mobo dele permitia controle de tensão, então como regra geral fica a DDR3L pra mobos mais simples que não permitem tal controle.

Postado

Imakuni e De4dm4sterBRm obrigado pelos toques. Não conhecia o desempenho dos Haswell quanto as ddr3 e não pesquisei afundo um comparativo entre esses e o Skylake. Bom, solicitei a troca, mas não pelos motivos acima. É que a mesma está com comportamento estranho, trava, as vezes é lento. Pretendo ficar com as ddr3 mesmo, porque é o que mais tem aqui em casa, então além de poder utilizar essas memórias velhas, se der problema, tenho um estoque pra reposição de outros PCs aqui de casa. Vi alguns comparativos de desempenho entre as memórias ddr3 e ddr4, e em tarefas do cotidiano realmente é expressivo, porém em jogos nem tanto, mas como disse tava querendo aproveitar não só as memórias, mas outros componentes antigos como podem ver pela configuração, e ir montando o PC de maneira parcelada correndo o menor risco na detecção de componentes defeituosos!

Enfim, obrigado pelos toques, mas ainda estou curioso sobre este DMA CONTROLLER nas MOBOS modernas!

Forte abraço e um ótimo fds!:thumbsup:

• mês depois...
Postado

Dando uma atualizada no tópico. Troquei a mobo por outra do mesmo modelo, porém com outro vendedor. Os resultados do NOVO TESTE tanto do testador de memória quanto do PC check foram idênticos que constam nas imagens, ou seja: PC Check 6.21 (versão 2008) e este testador de memória DDR2/3, não são confiáveis para dar diagnósticos em placa-mães (ao menos, nas mais modernas).

O PC continua vagaroso, mas creio que seja por conta do HD. Já encomendei um SSD para resolver este problema.

Muito obrigado De4dm4sterBR por alertar sobre o desempenho destes testadores Xing Ling. Acho que eles só servem para ver se o padrão das luzes na memória é o mesmo nos slots de RAM da placa-mãe, caso ela esteja desligada. Porém, com o memtest86 de graça, acho que nem vale a pena. Imakuni, obrigado pela dica da DDR4, confesso que andei lendo sobre DDR4 vs DDR3 e não encontrei muita diferença no desempenho nos testes. O motivo por optar pela DDR3 e que tá cheio de PC aqui em casa com ela, aê tenho como repor caso der problema, sem gastar muito. A tendência é a DDR4 ser bem mais rápida e em conta, mas levei em consideração o fato da disponibilidade dessa RAM e outras para reposição em casa.

Enfim, foi só um feedback para a comunidade, pois vejo alguns vídeos de pessoas usando esses testadores para detectar problemas. Acho que pelo relato da para saber qual a finalidade deles.

PS: Podem fechar o tópico.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!