Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar injetor de tensão e corrente dc com fonte atx e multímetro digital


gabileu

Posts recomendados

Boa tarde.

Estou tentando fazer um injetor de tensão e corrente com fonte atx e multímetro digital para descobrir componentes em curto em placa principal,  tcon, e outras que utilizarem correntes baixas.

Os multímetros serão usados para mostrar corrente e tensão que está sendo usado. 

A tensão que estou usando e do stand by da placa, fio roxo de 5v e 2,5A.

Vou explicar o projeto que está na foto em baixo.

Estou usando um regulador de tensão variável, um potenciômetro e um transistor tip41c. Eu peguei a tensão de 5v direto da placa e levei até o terminal 3 do potenciômetro. E do terminal 3 do tip 41c levei até o borne do terra do multímetro amarelo, medidor de corrente. E do borne de corrente deste multímetro levei até o borne da fonte atx de 5v. E do multímetro preto liguei um fio da escala ohmica até o mesmo borne de 5v, para medir a tensão.

Eu vou colocar também um resistor depois do terminal 3 do tip 41c para limitar a corrente em 1,5A, esta é a corrente que eu quero injetar na placa. Será que esta corrente é o suficiente para aquecer componente em curto em uma placa tipo tcon, principal de tv de lcd, oOuu precisa de mais corrente.

Será que vai dar fogo. Rsrsrsrs. Será que vai funcionar?

Vocês acham que este projeto funciona? 

Ainda não testei. Vou aguardar vossas opiniões. Pois não quero queimar meus multímetros e nem piorar o defeito o qual for testar para descobrir o componente em curto.

Outra coisa. liguei um dos multímetros na energia da fonte usando um regulador de 9v. será que a corrente da fonte pode queimar o multímetro?

Desde já muito obrigado.

 

IMG_20170606_154623379_HDR.jpg

IMG_20170606_135745460.jpg

IMG_20170606_134411109.jpg

IMG_20170606_134400393.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@gabileu Não é mais simples testar os componentes nas escalas corretas do multímetro? Diodo > escala de diodo, resistor > escala de resistor, transistor na escala de diodos, capacitor na escala de resistor, se tiver em curto é facilmente detectado.... 

Eu já peguei curto que demorei horas para descobrir. No vídeo que eu vi o camarada levou o tempo apenas do componente aquecer. Se não fosse por este sistema, onde encontrava aquele curto, ia o dia inteiro.

Muito obrigado pela dica. Mas gostaria de saber qual corrente que eu poderia aplicar em uma dessas placas citada sem danifica-las.

Mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você está bem adiantado pra um "começo de carreira". Até o velho de guerra @Bcpetronziose admirou kk

 

Não vi video nenhum (na época nem existia net) mas é bom saber que temos algo em comum mesmo que a longas distâncias cronológicas...

De fato 'sua' ideia faz sentido e de fato já a usei algumas vezes com sucesso. A última: multímetro indicava curto entre 5 e terra=> todos capacitores davam beep, claro. Tentei na escala 200R ver o mais próximo de zero.  Suspeitei de alguns. Apliquei 5V 2A : R=~2.5ohms (sua resposta). Usando o tato... queimei o dedo num dos capacitores que suspeitei mesmo! kk. A sensação de sucesso superou a de dor pois muitos e muitos técnicos desistiram e sugeriram pra descartar o (caro) produto.

você pode não acreditar mas com esta técnica cheguei a achar curto de pci (por migração iônica) e em placa da produção (no furo metalizado)

 

Bem depois desta historieta, a dica: Nem precisa de ser variável. Aplique 5V (ou a tensão conhecida da alimentação) e um resistor bem baixo em série.

 

Ah sim recentemente fiz isso num tvbox meu que também tinha curto +5/gnd. Aqueceu o ci bga principal... snif... descarte mesmo.

sucessos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

você está bem adiantado pra um "começo de carreira". Até o velho de guerra @Bcpetronziose admirou kk

 

Não vi video nenhum (na época nem existia net) mas é bom saber que temos algo em comum mesmo que a longas distâncias cronológicas...

De fato 'sua' ideia faz sentido e de fato já a usei algumas vezes com sucesso. A última: multímetro indicava curto entre 5 e terra=> todos capacitores davam beep, claro. Tentei na escala 200R ver o mais próximo de zero.  Suspeitei de alguns. Apliquei 5V 2A : R=~2.5ohms (oraresposta). Usando o tato... queimei o dedo num dos capacitores que suspeitei mesmo! kk. A sensação de sucesso superou a de dor pois muitos e muitos técnicos desistiram e sugeriram pra descartar o (caro) produto.

você pode não acreditar mas com esta técnica cheguei a achar curto de pci (por migração iônica) e em placa da produção (no furo metalizado)

 

Bem depois desta historieta, a dica: Nem precisa de ser variável. Aplique 5V (ou a tensão conhecida da alimentação) e um resistor bem baixo em série.

 

Ah sim recentemente fiz isso num tvbox meu que também tinha curto +5/gnd. Aqueceu o ci bga principal... snif... descarte mesmo.

sucessos!

Obrigado.

Eu venho estudando muito, embora eu não tive e não tenho professor. Eu compro cursos vou na net e graças a este fórum, o nosso saudoso @Bcpetronzio meu ídolo e os demais pessoas que me ajudam. Muito obrigado a você Isadora Ferras e os demais amigos que me ajudaram e me  ajudam quando eu estou sem rumo, sem direção. 

Procuro o máximo resolver sozinho, mas chega um momento que temos pedir ajuda aos universitários. Rsrs.

Aqui você diz.

"Nem precisa de ser variável. Aplique 5V (ou a tensão conhecida da alimentação) e um resistor bem baixo em série".

Para aplicar uma tensão conhecida da alimentação vou precisar de baixar tensão, caso o aparelho em curto usasse 2,5v. Pois eu acho que eu não posso injetar uma tensão acima deste valor, algo pode piorar. Dê detalhes de como você usa seu injetador de tensão? Qual tensão aplicada, qual corrente e qual 

tensão que a placa em curto tinha.

Desde já muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2017 às 20:22, gabileu disse:

Obrigado.

Eu venho estudando muito, embora eu não tive e não tenho professor. Eu compro cursos vou na net e graças a este fórum, o nosso saudoso @Bcpetronzio meu ídolo e os demais pessoas que me ajudam. Muito obrigado a você Isadora Ferras e os demais amigos que me ajudaram e me  ajudam quando eu estou sem rumo, sem direção. 

Procuro o máximo resolver sozinho, mas chega um momento que temos pedir ajuda aos universitários. Rsrs.

Aqui você diz.

"Nem precisa de ser variável. Aplique 5V (ou a tensão conhecida da alimentação) e um resistor bem baixo em série".

Para aplicar uma tensão conhecida da alimentação vou precisar de baixar tensão, caso o aparelho em curto usasse 2,5v. Pois eu acho que eu não posso injetar uma tensão acima deste valor, algo pode piorar. Dê detalhes de como você usa seu injetador de tensão? Qual tensão aplicada, qual corrente e qual 

tensão que a placa em curto tinha.

Desde já muito obrigado.

Bom dia.

Podem fechar o tópico. Deu certo, a corrente ficou com 1,7 A.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana... bem só pra registrar....

1 hora atrás, gabileu disse:

Pois eu acho que eu não posso injetar uma tensão acima deste valor,

você não pode injetar acima do valor da alimentação do circuito

 

Em 08/06/2017 às 07:51, Isadora Ferraz disse:

Aplique 5V (ou a tensão conhecida da alimentação)

De fato pode 'aplicar' um valor menor - atenção a polaridade - com capacidade de corrente maior. Nada pior deve acontecer: se o curto abrir, apenas vai aparecer a tensão menor ou =.

Momento você diferenciar as grandezas corrente e tensão ok? abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana... bem só pra registrar....

você não pode injetar acima do valor da alimentação do circuito

 

De fato pode 'aplicar' um valor menor - atenção a polaridade - com capacidade de corrente maior. Nada pior deve acontecer: se o curto abrir, apenas vai aparecer a tensão menor ou =.

Momento você diferenciar as grandezas corrente e tensão ok? abç

Muito obrigado, essas informações guardarei em minhas apostilas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!