Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, 64bits Vale A Pena?


sysirc

Posts recomendados

  • Membro VIP

Só uma correção. O MMX tem suporte apenas a números de até 64-bit, pois são 8 registradores de 64-bit. Mesmo a SSE e a SSE2 que tem registradores de 128-bit, infelizmente não processa números números de ponto flutuante com essa extensão (a primeira não faz isso nem com valores de 64-bit). Estava pensando que iriam implementar essa capacidade, pois 64-bit é pouco para muitas aplicações cientifícias.

Mas a SSE2 é capaz de processar números inteiros de 128-bit.

Alias, outro dia estava lendo que as Geforce FX é capaz de fazer cálculos de 128-bit.

Outra coisa interessante é que com essas GPU totalmente programáveis, muita gente tem usado essas para fazer seus cálculos. Com a largura de banda de memória que essas placas tem e GPUs poderosas, muitas vezes elas dão um belo espanco nos processadores. Vi um teste com uma Geforce 3 ganhando por muito de um P4. Precisamos começar a usar o poder dessas GPUs.

sysirc, a configuração é boa, porém essa placa-mãe é antiga já. Procure placas com o chipset nforce 3 250 ou VIA K8T800 PRO. O preço não deve ser tão diferente.

Ah, prefira o processador 3200+ com 512kB de memória cache. É que existem dois modelos. Um com 1MB de cache e qeu roda a 2.0GHz e o com 512kB de cache e qeu roda a 2.2GHz. Esses 10% de clock maior compensam mais do que o cache maior.

Verycom é o gabinete ( http://www.verycom.com.br/produtos/listpro...grp=11&subgrp=5 ). Bem, ele é bomzinho, o problema é que a fonte dele de 400W. É pouco para uma máquina cara dessas.

Eu já montei uma com fonte 500W da Maxxtro e posso dizer que foi tranquilo. O certo seria te indicar uma fonte pelo menos a de 380W da Tt ou algo desse nível e de marca boa, pois sua máquina será show e precisa de algo para alimentar e proteger ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou com o Tito Silva em um ponto, a largura de banda da memória "limita" a quantidade de bits de um processador gráfico.

Ora, se tenho um processador de 512-bit como o da Placa de Vídeo Pahelia, da Matrox, comunica-se com a memória a 256-bit, logo esse processador trabalhará como sendo de 256-bit, porque será com essa banda que ele irá fazer sua comunicação.

Prova disso são as placas de vídeo low cost que estão saindo agora com memórias de 64-bit, que apesar de possuírem a mesma GPU de uma placa que usa memórias de 128-bit, chegam a praticamente a metade do desempenho, pois sua GPU (que via de regra são de 256-bit) foi obrigado a se comunicar como sendo um de 64-bit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, essa questão de 16 bits / 32 bits / 64 bits está caindo também.

Originalmente, isso se referia a:

Largura das entradas da ULA ( Unidade lógica- aritmética)

Capacidade de endereçamento

Mas isso é bem discutível. O 8086 endereçava usando 20bits mas nem por isso deixava de ser 16 bits.

Com os MMX/SSE, como já foi explicado, isso perde o sentido. Sim, os registradores são de 128bits, mas E DAÍ?!?

Mesma coisa para as GPUs... Será que eu posso considerar elas de 128bits??? Elas fazem contas com FP de 128bits, mas a capacidade de endereçamento delas é baixo. Então, como ficamos???

Fora que qualquer micro consegue fazer cálculos com 128bits. Basta picá-los em pedaços pequenos.

No Athlon 64, o que temos?

Registradores e ULA de 64 bits...

Endereçamento usando ponteiros de 64 bits.

Mas respondendo a pergunta: SIM, Vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que esse pensamento (errôneo) tenha sido fundamentado no que aconteceu com os consoles de videogames durante os últimos anos. Primeiro foram os consoles 8-bit (NES e Master System), seguidos dos 16-bit (Mega Drive e Super NES), 32-bit (3DO, PS One e Saturn), 64-bit (N64 e Jaguar), até os 128-bit de hoje (PS2, GameCube e XBOX). Como a cada "nova geração XXX-bit" o sistema apresentava recursos superiores de imagem e áudio, as pessoas associaram esses aspectos a precisão do processamento.

Pelo q eu sei os XBOX são de 256 Bits...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por |hAWK|@22 ago 2004, 07:05

Eu acredito que esse pensamento (errôneo) tenha sido fundamentado no que aconteceu com os consoles de videogames durante os últimos anos. Primeiro foram os consoles 8-bit (NES e Master System), seguidos dos 16-bit (Mega Drive e Super NES), 32-bit (3DO, PS One e Saturn), 64-bit (N64 e Jaguar), até os 128-bit de hoje (PS2, GameCube e XBOX). Como a cada "nova geração XXX-bit" o sistema apresentava recursos superiores de imagem e áudio, as pessoas associaram esses aspectos a precisão do processamento.

Pelo q eu sei os XBOX são de 256 Bits...

Isso depende de qual é o critério utilizado para essa definição, conforme eu expliquei anteriormente.

Sim, o chip NV20 (utilizado no XBOX) possui realmente capacidade de realizar operações com operandos de 256 bits, porém, sua interface com a memória do sistema é feita em 128 bits, da mesma forma que na implementação deste chip nas placas de vídeo GeForce3.

Vale lembrar que uma GeForce4 MX também é capaz de trabalhar com precisão de 256 bits no núcleo, porém, em alguns casos, possui apenas largura de 64 bits na interface com a memória. Convencionou-se chamar placas deste tipo de "64 bits" porque o gargalo imposto pela largura de banda da memória RAM é muito mais relevante do que a largura dos registradores internos do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@21 ago 2004, 22:04

Mesma coisa para as GPUs... Será que eu posso considerar elas de 128bits??? Elas fazem contas com FP de 128bits, mas a capacidade de endereçamento delas é baixo. Então, como ficamos???

Opa, mas citei só pela curiosidade de ter uma unidade de ponto flutuante com precisão de 128-bit, coisa que infelizmente a unidade SSE2 não pode fazer (que seria interessante ter essa capacidade). É muito diferente falarmos de fazer cálculos diretos e sugerir para picar em duas partes. A diferença é o desempenho. Se fosse dessa forma não precisariamos de um processador de 64-bit (também existem truques para usar mais memória e a consequência é desempenho menor também).

Quanto as definições, com certeza é bem complicado rotular, mas de tudo isso, ainda defendo a minha primeira definição do que é necessário para um processador ser de tantos bits.

Memória e barramento não é processador e não importa para essa definição. Lembrem dos 386 SX. Eram processadores 32-bit, mas que se comunicavam com a memória em 16-bit. Isso apenas afeta o desempenho e não se o processador é 32-bit ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+22 ago 2004, 16:10QUOTE (sledgehammer @ 22 ago 2004, 16:10) tabgal@21 ago 2004, 22:04

Mesma coisa para as GPUs... Será que eu posso considerar elas de 128bits??? Elas fazem contas com FP de 128bits, mas a capacidade de endereçamento delas é baixo. Então, como ficamos???

Opa, mas citei só pela curiosidade de ter uma unidade de ponto flutuante com precisão de 128-bit, coisa que infelizmente a unidade SSE2 não pode fazer (que seria interessante ter essa capacidade). É muito diferente falarmos de fazer cálculos diretos e sugerir para picar em duas partes. A diferença é o desempenho. Se fosse dessa forma não precisariamos de um processador de 64-bit (também existem truques para usar mais memória e a consequência é desempenho menor também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa parte do 386 é para exemplificar a questão de usar o barramento de memória como definição para os consoles, por causa do barramento de memória da placa de video.

Ah. Uma vez li que o 386SX que a capacidade de endereçamento era menor que o DX, pois era até 24-bit. Não fui atrás para saber se realmente é verdade (para mim não faz sentido, pois mesmo 16MB era bastante coisa nessa época). Mas fica a título de curiosidade essa doidera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Shadowwarrior@22 ago 2004, 17:02

Sledge, se o processador dos video games fosse utilizado para a mesma coisa dos PC's você acha que eles seriam melhores?

O PS2 tem gente que instalava Linux e usava como um computador. O processador é bem efetivo, mas tem apenas 300MHz. O Xbox usa um P3 733MHz.

Veja ai sobre o PS2: http://www.firingsquad.com/hardware/ps2tech/default.asp

O Emotion Engine do PS2 é feito especialmente para um videogame e por isso explora ao máximo o paralelismo (como as placas de video) que é comum a esse tipo de aplicação.

Fala que esse processadorzinho é capaz de atingir 6.2 GFlops/s, que é impressionante para quem tem apenas 300MHz (é parecido com o pico teórico de um Athlon 1550MHz usando SSE). Mas é difícil alcançar isso em programas mais elaborados. Serve bem ao propósito a que se destina, mas em um computador seria diferente.

Pelo tipo de software que é usado, não vale muito a pena os fabricantes de processadores fazerem algo tão complexo (tem 10 unidades FMAC nesse Emotion Engine, e tem gente implorando para usarem pelo menos uma nas cpus x86 ao invés da FADD e FMUL simples). Seria difícil que valha a pena em termos de desempenho. Aos poucos eles vão aumentando, mas aos poucos ou só se houver a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, pelo que você diz esse processamento fantastico só é aproveitado em tarefas específicas, renderização 3D por exemplo, certo? 

Não, como o sledgehammer disse, ps2 a propria sony suporta o Linux, ela vende um kit, é so ter teclado e mouse usb, se ela fizer isso com o ps3, vai ser o computador de maior custo benefio do mercado, sendo que ele vai ser G5 dual provavelmente.

http://playstation2-linux.com/ Linux pode ser qualquer um com suporte a MIPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@22 ago 2004, 19:21

Pelo tipo de software que é usado, não vale muito a pena os fabricantes de processadores fazerem algo tão complexo (tem 10 unidades FMAC nesse Emotion Engine, e tem gente implorando para usarem pelo menos uma nas cpus x86 ao invés da FADD e FMUL simples). Seria difícil que valha a pena em termos de desempenho. Aos poucos eles vão aumentando, mas aos poucos ou só se houver a necessidade.

Alguém sabe o que é uma unidade FMAC??? Isso responde a muitas perguntas...

FMAC - Float Multiply and Accumulate. É uma instrução muito usada em processamento digital de sinais, operações vetoriais, etc. Basicamente é uma multiplicação e uma soma, feito em apenas 1 ciclo de clock.

Basicamente: Renderização 3D e trabalho com sons.

Sendo assim, o Emotion Engine é bastante voltado para jogos, mas para Aplicações gerais o desempenho é fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@22 ago 2004, 19:50

Alguém sabe o que é uma unidade FMAC??? Isso responde a muitas perguntas...

Não entendi porque responde a muitas perguntas. Eu apenas citei, mas realmente não dei uma dimensão do que significa ter 10 unidades FMAC. Basta dizer que o Itanium 2 tem apenas duas. Citei por cima, mas já tem algum tempo que dizem que a Intel iria trazer para o P4 uma unidade FMAC ao invés do esquema atual com uma unidade FADD e a FMUL sempre na espera (não podendo realizar o cálculo simultâneo de uma soma e uma multiplicação). O Athlon ainda que tem unidades independentes e tem maior poder.

O uso é variado e não se restringe a poucas aplicações. Qualquer aplicação com cálculos intensivos se beneficiaria (nem tudo é só somar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de parecer que o Itanium II possui apenas duas unidades FMAC, na verdade, ele possui quatro. O que acontece é que somente duas unidades podem ser usadas com a precisão padrão da arquitetura (82 bits). As outras duas só ficam disponíveis caso seja utilizada aritmética de 32 bits.

O Pentium 4 realmente não possui unidades FMAC. Porém, as instruções SSE2 permitem ao Pentium 4 processar duas somas ou duas multiplicações no mesmo ciclo, o que ameniza um pouco esta desvantagem.

Mesmo assim, compartilho a opinião do sledgehammer. Poderia ser implementada, pelo menos, uma unidade FMAC nos processadores x86. Nem mesmo a AMD incluiu unidades FMAC nos seus processadores novos (Athlon 64 e Opteron). Enquanto isso, a IBM caprichou nos seus processadores G5 para Mac, que possuem duas FPUs capazes de duas operações FMAC por ciclo de clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por |hAWK|@22 ago 2004, 07:05

Eu acredito que esse pensamento (errôneo) tenha sido fundamentado no que aconteceu com os consoles de videogames durante os últimos anos. Primeiro foram os consoles 8-bit (NES e Master System), seguidos dos 16-bit (Mega Drive e Super NES), 32-bit (3DO, PS One e Saturn), 64-bit (N64 e Jaguar), até os 128-bit de hoje (PS2, GameCube e XBOX). Como a cada "nova geração XXX-bit" o sistema apresentava recursos superiores de imagem e áudio, as pessoas associaram esses aspectos a precisão do processamento.

Pelo q eu sei os XBOX são de 256 Bits...

Nananina...não!

Eles são 128

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kobal@22 ago 2004, 19:44

Mas, pelo que você diz esse processamento fantastico só é aproveitado em tarefas específicas, renderização 3D por exemplo, certo? 

Não, como o sledgehammer disse, ps2 a propria sony suporta o Linux, ela vende um kit, é so ter teclado e mouse usb, se ela fizer isso com o ps3, vai ser o computador de maior custo benefio do mercado, sendo que ele vai ser G5 dual provavelmente.

http://playstation2-linux.com/ Linux pode ser qualquer um com suporte a MIPS.

A Sony tem parceria com a toshiba para fabricarem o chip CEL no PS3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tito Silva@23 ago 2004, 01:11

Apesar de parecer que o Itanium II possui apenas duas unidades FMAC, na verdade, ele possui quatro. O que acontece é que somente duas unidades podem ser usadas com a precisão padrão da arquitetura (82 bits). As outras duas só ficam disponíveis caso seja utilizada aritmética de 32 bits.

Verdade. Acabei esquecendo (só me lembro do máximo teórico para cálculos com precisão de 64-bit). Tem grande chance de as unidades de cálculo do Emotion Engine serem todas de 32-bit e não suportarem 64-bit (não consegui ver essa informação lá no FiringSquad, mas é bem capaz de ser isso, afinal não existe essa necessidade em jogos).

Bom, o papo está muito bom, mas o assunto do tópico é completamente diferente. Depois vejo se vale a pena quebrar o que está fora do assunto em um outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:joia: Ola Sysirc!!! :rolleyes:

eu tenho um atlhon xp 2.200 + T-bred é excelente roda muito meu colega tem um 2.4 roda mais ainda meu colega tem um 3.0 barton roda mais ainda e um dos caras que eu menos gosto tem um intel e roda mais do que o meu e dos meus colega.

Ta achano que é mentira né??? :sne: mais infelizmente não é, acontece que o que você viu na casa do seu colega foi um intel que não é genuino, não tinha placa mãe intel não tinha peças recomendadas pela Intel compreende não que AMD seja ruin eu gosto de AMD tanto que tenho um mais infelizmente eu tenho que admitir a intel esta com uma linhagem de processadores novos indescente.

Agora eu não vou trocar o meu AMD por um INTEL sabe porque??? só porque eu não tenho dinheiro para montar um intel, já o nosso AMD é muito mais em conta por isso eu o prefiro.

e fico feliz por você poder comprar o 64 Bits si é o que você queria mesmo valeu maninho!!!!!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :joia::joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+22 ago 2004, 22:35QUOTE (sledgehammer @ 22 ago 2004, 22:35) tabgal@22 ago 2004, 19:50

Alguém sabe o que é uma unidade FMAC??? Isso responde a muitas perguntas...

Não entendi porque responde a muitas perguntas. Eu apenas citei, mas realmente não dei uma dimensão do que significa ter 10 unidades FMAC. Basta dizer que o Itanium 2 tem apenas duas. Citei por cima, mas já tem algum tempo que dizem que a Intel iria trazer para o P4 uma unidade FMAC ao invés do esquema atual com uma unidade FADD e a FMUL sempre na espera (não podendo realizar o cálculo simultâneo de uma soma e uma multiplicação). O Athlon ainda que tem unidades independentes e tem maior poder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!