Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Nightwish

Um Apelo para Quem Manja!

Recommended Posts

E ai galera estou querendo colocar uns Leds, no meu case porque sow a luz negra não me deu o resultatdo q eu queria, na verdade nem chegou perto do esperado :(

então gostaria de propor q alguém, criasse um tópico definitivo sobre Leds:

Como ligá-los, sobre a diferênça das perninhas, resistores, potência, onde ligá-los, qual fio usar p gabiarra, tudo o quase precisa saber para fazer uma iluminação c Leds

Obs. aqueles esquema do tipo:

____+Led -----R +Led2 :wacko::wacko::wacko:

Cara sinceramente não dá p entender nada! pelo menos para mim parece Grego! e acredito q para muita gente tb fique difícil de entender isso aí, então a proposta é essa, vamo v se alguém se habilita a criar esse tópico se possivel c fotos para explicar tudi tudin sobre iluminação c leds!! :zoio:

Espero Respostas :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e aehh marcus...

olha essa paradas de Leds é complicado mesmo ..tlvez eu faça um tutorial com o conhecimento que eu sei e peço as pessoas que sacam para irem acrescentando coisa, ja fiz ligaçao com leds e deu certo..

pelo msn te explico, pois é meio confuso ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei alguma coisa de eletronica, mas se alguém fizesse um tutorial explicando tudo ficaria beleza, ainda mais para a questão de quantos led´s devem ser colocados para ficar bem iluminado.

Falous... :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente.

Pelamordedeus, LED é a coisa mais baba do mundo!

Deixa eu explicar...

%7Boption%7Dhttp://www.modelrailroads.net/store/ledlite/led.gif' border='0' alt='' />

Eis um LED. O cátodo é aquele lado com a borda do LED "chata", o mesmo lado da peninha mais curta (mas se pegar um LED com as perninhas cortadas só dá para identificar pelo lado "chato") O anodo é o lado redondo, o lado da perninha comprida

A polaridade é a seguinte. O cátodo deve ser ligado no pólo negativo e o anodo no pólo positivo.

O cálculo dos LEDs é fácil. Basta seguir a lei de OHM.

V = RI

V é a tensão, R é a resistência e I é a corrente.

Para um LED, temos que nos preocupar com a tensão sobre ele. Leds comuns tem uma tensão de 2V. Leds de alto brilho podem chegar a 2.5V Alguns LEDs especiais (branco, azul) chegam a 3V, 3.5V. A corrente máxima para um LED é em torno de 50mA (para os mais frágeis) até 100mA, 150mA para os de alto brilho.

Assim, pegamos a tensão daonde queremos ligar o LED, a tensão e corrente dos nossos LEDs e fazemos o cálculo para o resistor.

Exemplo 1: Quero ligar 1 led normal na linha de 12V do computador.

Fazemos a subtração da tensão do LED da tensão da fonte (pois é essa tensão que vai "cair" no resistor)

12V - 2V = 10V

Aplicando a Lei de OHM (considerando uma corrente de 100mA) temos. 10V = R*100mA

Logo R = 100ohms.

Exemplo 2: Quero agora ligar 2 leds em série, na mesma fonte de 12V

12V - 4V (2 leds de 2 volts) = 8V

Aplicando a lei de OHM novamente temos que 8V = 100mA*R -> R = 80Ohms

(tá certo, essas contas tão meio chunchadas)

Agora, se a soma das tensões dos LEDS for maior que a tensão da fonte de alimentação, pode-se ligar direto. Por exemplo, posso colocar 3 leds em série e tacar no 5V direto. (Mas se você não souber o que está fazendo, não faça isso)

Quanto a ligar em série, é tranquilo, né? Liga-se assim:

(+)-----[A K]----[A K]----[Resistor]----------(-)

(Deixa eu explicar esse desenho)

---- é um fio. o (+) é o pólo positivo da fonte e o (-) é o negativo

[A K] é um Led, sendo o A o anodo e o K o cátodo.

Entendeu? Sai um fio do pólo positivo e vai até o Anodo do 1o LED. Daí outro fio sai do cátodo do 1o LED e vai até o Anodo do 2o LED. Depois outro fio sai do Cátodo do 2o LED e vai para um dos fios do resistor. O outro fio sai da outra perna do resistor e vai para o pólo negativo.

É simples.

Obs. Ligação série é quando é um atrás do outro. (todos os exemplos acima). Ligação paralela é um em paralelo com o outro (por exemplo, pegar 2 LEDs e ligar Anodo de um com anodo de outro e ligar catodo com catodo... isso não é muito recomendável para LEDs)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pou Tabgal, valeu mesmo pelas explicações, já entendi q não dá entender sobre Leds sem cair nas velhas aulas de física! o tópico parece uma aula mesmo! mas akei em parte o q você passou, já estou estudando assuntos do gênero para me ligar mais nessas paradas, sow vou por a mão na massa depois de sakar muito do assunto p não ter riso de fazer besteira! espero q seu tópico seja acrescentado ainda mais por alguém aí e q fique claro p quem tb tem dúvidas sobre Leds :blink:

Flws aí Man :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pou cara valeu pela intenção, mas para mim mesmo não ajuda muito não, pois os links são de sites em inglês, viva para quem fez curso de inglês, porque para mim não dá!

dá p sakar um pouco pelas figuras mas...

De qualquer forma flz pela força! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei muito boa a explicação!

parabens B)

deu para aprender mais um pouco sobre o assunto

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá para você pegar uma base no CaseModBr.

Por exemplo, tem esse link aqui.

Lá tem bastante coisa sobre isso.

Espero ter ajudado! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×