Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um Apelo para Quem Manja!


Nightwish

Posts recomendados

E ai galera estou querendo colocar uns Leds, no meu case porque sow a luz negra não me deu o resultatdo q eu queria, na verdade nem chegou perto do esperado :(

então gostaria de propor q alguém, criasse um tópico definitivo sobre Leds:

Como ligá-los, sobre a diferênça das perninhas, resistores, potência, onde ligá-los, qual fio usar p gabiarra, tudo o quase precisa saber para fazer uma iluminação c Leds

Obs. aqueles esquema do tipo:

____+Led -----R +Led2 :wacko::wacko::wacko:

Cara sinceramente não dá p entender nada! pelo menos para mim parece Grego! e acredito q para muita gente tb fique difícil de entender isso aí, então a proposta é essa, vamo v se alguém se habilita a criar esse tópico se possivel c fotos para explicar tudi tudin sobre iluminação c leds!! :zoio:

Espero Respostas :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aehh marcus...

olha essa paradas de Leds é complicado mesmo ..tlvez eu faça um tutorial com o conhecimento que eu sei e peço as pessoas que sacam para irem acrescentando coisa, ja fiz ligaçao com leds e deu certo..

pelo msn te explico, pois é meio confuso ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente.

Pelamordedeus, LED é a coisa mais baba do mundo!

Deixa eu explicar...

%7Boption%7Dhttp://www.modelrailroads.net/store/ledlite/led.gif' border='0' alt='' />

Eis um LED. O cátodo é aquele lado com a borda do LED "chata", o mesmo lado da peninha mais curta (mas se pegar um LED com as perninhas cortadas só dá para identificar pelo lado "chato") O anodo é o lado redondo, o lado da perninha comprida

A polaridade é a seguinte. O cátodo deve ser ligado no pólo negativo e o anodo no pólo positivo.

O cálculo dos LEDs é fácil. Basta seguir a lei de OHM.

V = RI

V é a tensão, R é a resistência e I é a corrente.

Para um LED, temos que nos preocupar com a tensão sobre ele. Leds comuns tem uma tensão de 2V. Leds de alto brilho podem chegar a 2.5V Alguns LEDs especiais (branco, azul) chegam a 3V, 3.5V. A corrente máxima para um LED é em torno de 50mA (para os mais frágeis) até 100mA, 150mA para os de alto brilho.

Assim, pegamos a tensão daonde queremos ligar o LED, a tensão e corrente dos nossos LEDs e fazemos o cálculo para o resistor.

Exemplo 1: Quero ligar 1 led normal na linha de 12V do computador.

Fazemos a subtração da tensão do LED da tensão da fonte (pois é essa tensão que vai "cair" no resistor)

12V - 2V = 10V

Aplicando a Lei de OHM (considerando uma corrente de 100mA) temos. 10V = R*100mA

Logo R = 100ohms.

Exemplo 2: Quero agora ligar 2 leds em série, na mesma fonte de 12V

12V - 4V (2 leds de 2 volts) = 8V

Aplicando a lei de OHM novamente temos que 8V = 100mA*R -> R = 80Ohms

(tá certo, essas contas tão meio chunchadas)

Agora, se a soma das tensões dos LEDS for maior que a tensão da fonte de alimentação, pode-se ligar direto. Por exemplo, posso colocar 3 leds em série e tacar no 5V direto. (Mas se você não souber o que está fazendo, não faça isso)

Quanto a ligar em série, é tranquilo, né? Liga-se assim:

(+)-----[A K]----[A K]----[Resistor]----------(-)

(Deixa eu explicar esse desenho)

---- é um fio. o (+) é o pólo positivo da fonte e o (-) é o negativo

[A K] é um Led, sendo o A o anodo e o K o cátodo.

Entendeu? Sai um fio do pólo positivo e vai até o Anodo do 1o LED. Daí outro fio sai do cátodo do 1o LED e vai até o Anodo do 2o LED. Depois outro fio sai do Cátodo do 2o LED e vai para um dos fios do resistor. O outro fio sai da outra perna do resistor e vai para o pólo negativo.

É simples.

Obs. Ligação série é quando é um atrás do outro. (todos os exemplos acima). Ligação paralela é um em paralelo com o outro (por exemplo, pegar 2 LEDs e ligar Anodo de um com anodo de outro e ligar catodo com catodo... isso não é muito recomendável para LEDs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pou Tabgal, valeu mesmo pelas explicações, já entendi q não dá entender sobre Leds sem cair nas velhas aulas de física! o tópico parece uma aula mesmo! mas akei em parte o q você passou, já estou estudando assuntos do gênero para me ligar mais nessas paradas, sow vou por a mão na massa depois de sakar muito do assunto p não ter riso de fazer besteira! espero q seu tópico seja acrescentado ainda mais por alguém aí e q fique claro p quem tb tem dúvidas sobre Leds :blink:

Flws aí Man :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!