Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae galera..meu ultimo recurso são os feras daqui.Seguinte montei um clapper (sensor de palmas) e utilizei uma pequena fonte de celular acoplada ao circuito o problema é que assim que ligo o sensor (o mesmo acontece quando desligo) se ligo uma lampada/aparelho eletrônico próximo  o sensor se ativa ou desativa sozinho.Tentei fontes com amperagens maiores e nada... alguma sugestão?

circuito em anexo

treco.jpg

Postado

Deve ser porque está ocorrendo variação na tensão... não estou vendo nenhum regulador de tensão no teu projeto(o que mantém a mesma tensão mesmo com grandes variações da fonte- claro acima da tensão mínima) e nem capacitores para segurar a tensão regulada na saída da fonte de 6V. A não ser que você não esteja mostrando o resto do circuito.

Não avaliei a montagem do resto...

Postado
8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Deve ser porque está ocorrendo variação na tensão... não estou vendo nenhum regulador de tensão no teu projeto(o que mantém a mesma tensão mesmo com grandes variações da fonte- claro acima da tensão mínima) e nem capacitores para segurar a tensão regulada na saída da fonte de 6V. A não ser que você não esteja mostrando o resto do circuito.

Não avaliei a montagem do resto...

pois então....utilizei uma fonte de celular (nao tenho o diagrama)acha que devo adicionar um regulador(lm 317) com capacitores já que a mesma não esta aguentando a variação de tensão? 

Postado

Dá para usar, mas você vai ter que fazer um circuito extra para ele, na regulação de tensão com alguns resistores... Se pudesse pegar logo um 7805.

Postado

1 - Tente reduzir a sensibilidade do circuito. Reduza o valor do resistor de coletor de 47k para algo entre 5k6 e 10k. 

Outra forma de reduzir a sensibilidade do circuito, para frequências mais altas, é introduzir um capacitor entre 1uF e 100nF entre o pino 2 do 555 e o terra. Na verdade esta faixa de valor pode ser alterada. Tudo vai depender dos testes práticos.

2 - O mosfet (4013) possui dois flip-flops dentro do mesmo CI. O segundo está sendo deixado ao Deus dará. Como a entrada dele é de alta impedância, ele certamente capta os 60Hz da rede próxima e a saída deve estar pulsando, aumentando (um pouco) o consumo. Leve à terra os pinos 9 e 11 do CI 4013.

3 - A corrente de saída do 4013 é baixa e o led com o resistor de 330 ohms consome uma corrente proibitiva do CI. Retire o par 330 ohms e o led de sua posição original e coloque-os entre a fonte e o coletor do transistor que tem o rele.

Se puder, substitua este resistor de 330 ohms por um de 1k. Ainda assim o led vai ter boa luminosidade.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Valeu galera pelas informações vou tentar ajustar o mosfet e os acréscimos ditos pelo colega acima (pois utilizei um trafo e um 7805 como fonte e o problema permanece) então o circuito esta mal projetado mesmo não sua alimentação.

• Obrigado 1
Postado

Possivelmente corrigindo conforme a orientação do MOR deve operar. Circuito de alta impedância e rede elétrica resulta nessas coisas mesmo. Acho que sua fonte está ok, normalmente os carregadores já possuem um regulador interno. 

Att

Diego 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!