Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa galera, beleza? Estou precisando de ajuda, pois quero comprar um cooler box bom para mim, porém os que encontro tem em média 14cm de dissipador, e um desse não irá caber no meu gabinete que no caso terei que por um de até 12cm de dissipador, alguém teria algum para recomendar? Estou pensando em um water cooler, pois no meu gabinete, na tampa, tem furo pra dois coolers de 12cm, e um water cooler da maelstrom 240t tem 12cm cada cooler com dissipador, aí não sei se dá, mas talvez seja mais viável, só que pelo preço estou mais interessado no cooler a ar mesmo. Podem me ajudar? Agradeço! Foto do meu gabinete abaixo!

20496582_336024380171960_25393442_n.jpg

20536210_336024356838629_728363721_o.jpg

Postado

@Lívio de Oliveira você está usando qual cooler? Box não é. "Cooler box" é o cooler que vem na caixa do processador.

O mercado brasileiro tem pouquíssimos coolers baixos. Eles são ruins também. Talvez seja melhor comprar um Maelstrom 120T. O 240T deve bater na placa de vídeo se você colocar na lateral. Também acho desnecessário. Você faz overclock?

Poste a sua configuração para a gente saber.

Postado
1 minuto atrás, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira você está usando qual cooler? Box não é. "Cooler box" é o cooler que vem na caixa do processador.

O mercado brasileiro tem pouquíssimos coolers baixos. Eles são ruins também. Talvez seja melhor comprar um Maelstrom 120T. O 240T deve bater na placa de vídeo se você colocar na lateral. Também acho desnecessário. Você faz overclock?

Poste a sua configuração para a gente saber.

Boa noite amigo, então eu não faço overclock, portanto gostaria de comprar um cooler melhor, pois meu processador fica na margem de 49~60ºc em idle e até 85ºc in gaming.

Minhas configs:

Processador da AMD: FX-6300 @3.5GHz 
HD da Western Digital: 1TB SATA III 7200RPM
placa-mãe da Gigabyte: M5A78L-M PLUS/USB3
Fonte da Corsair: TX650 650w Real 80 Plus Bronze
Memória RAM da Markvision: 8GB (2x4GB) DDR3 1600MHz
Placa de Vídeo da AMD: PowerColor R7 260x 2GB GDDR5
Gabinete da SOEYI: S138

Postado

@Lívio de Oliveira essa temperatura de 85ºC é fictícia. Use apenas o AMD Overdrive para ver a margem térmica. Os outros aplicativos não tem suporte da AMD desde que os FX foram lançados. Não dá para ver temperatura por esses aplicativos, tipo HWmonitor, AIDA64, SpeedFan, etc. Todos eles indicam temperaturas erradas. Só o AMD Overdrive lê os FX corretamente.

Se a margem térmica estiver acima de 0ºC, tudo bem. Se estiver abaixo, aí você precisa se preocupar.

Eu recomendo o Maelstrom 120T. Ele deve caber no seu gabinete e vai dar conta do FX-6300. Só confira as medidas para ver se vai caber mesmo.

Margem térmica que eu falo é a janela abaixo:

AMD_Overdrive.jpg

Postado
31 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira essa temperatura de 85ºC é fictícia. Use apenas o AMD Overdrive para ver a margem térmica. Os outros aplicativos não tem suporte da AMD desde que os FX foram lançados. Não dá para ver temperatura por esses aplicativos, tipo HWmonitor, AIDA64, SpeedFan, etc. Todos eles indicam temperaturas erradas. Só o AMD Overdrive lê os FX corretamente.

Se a margem térmica estiver acima de 0ºC, tudo bem. Se estiver abaixo, aí você precisa se preocupar.

Eu recomendo o Maelstrom 120T. Ele deve caber no seu gabinete e vai dar conta do FX-6300. Só confira as medidas para ver se vai caber mesmo.

Margem térmica que eu falo é a janela abaixo:

AMD_Overdrive.jpg

Tem algum cálculo para ser feito só pra eu saber a temperatura que está? O que significa essa margem térmica, amigo?

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, Lívio de Oliveira disse:

Tem algum cálculo para ser feito só pra eu saber a temperatura que está? O que significa essa margem térmica, amigo?

Está correto? O meu tá dando isso, e tá bem diferente do que é mostrado no HWMonitor, bem como você disse. Lembro que antigamente eu conseguia ver no MSI Afterburner jogando, mas não consigo mais, por que amigo, sabe dizer? E qual a temperatura ideal pro FX 6300? Tá boa a minha? Estou usando em idle, vou verificar in gaming.

adsadsadas.png

Postado
1 minuto atrás, Lívio de Oliveira disse:

Não, não existe cálculo. Já tive várias trocas de e-mail com um representante da AMD nos EUA e nem eles sabem direito o que estão falando ou porque os outros aplicativos leem a temperatura dos FX errado. Não tem jeito, só dá para ver pelo AMD Overdrive. Tem alguns vídeos no YouTube ensinando umas conversões, mas são todos furados e nunca consegui fazê-los dar certo. Porque varia de placa-mãe. O cara pode ter feito o vídeo com uma Asus e o cálculo dele não vai bater com uma Gigabyte, ou até mesmo uma Asus de modelo diferente, mais novo, etc. Eu desencucava de tentar encontrar um valor.

E a margem é a margem. Se chegar em 0ºC, é porque está no limite do aceitável para o processador. O ideal é ficar acima de 5-10ºC para ter uma folga. Se abaixar de 0ºC (valor negativo) o valor fica em vermelho, significando que está quente acima do recomendado. Depois de um certo valor a CPU vai começar a fazer o throttling para não queimar.

Você pode abrir uma reclamação com a AMD por causa dessa falta de suporte para os outros aplicativos. Isso é um bug da AMD que rola há anos. E ficar vendo margem térmica é um pouco infantil. As pessoas querem saber a temperatura real, não se está "quente" ou "frio". Se todo mundo reclamasse, eles já teriam concertado. Mas já saíram os Ryzen, então eu duvido que eles façam alguma coisa agora se não fizeram em quase dez anos.

Postado
27 minutos atrás, Contiusa disse:

Não, não existe cálculo. Já tive várias trocas de e-mail com um representante da AMD nos EUA e nem eles sabem direito o que estão falando ou porque os outros aplicativos leem a temperatura dos FX errado. Não tem jeito, só dá para ver pelo AMD Overdrive. Tem alguns vídeos no YouTube ensinando umas conversões, mas são todos furados e nunca consegui fazê-los dar certo. Porque varia de placa-mãe. O cara pode ter feito o vídeo com uma Asus e o cálculo dele não vai bater com uma Gigabyte, ou até mesmo uma Asus de modelo diferente, mais novo, etc. Eu desencucava de tentar encontrar um valor.

E a margem é a margem. Se chegar em 0ºC, é porque está no limite do aceitável para o processador. O ideal é ficar acima de 5-10ºC para ter uma folga. Se abaixar de 0ºC (valor negativo) o valor fica em vermelho, significando que está quente acima do recomendado. Depois de um certo valor a CPU vai começar a fazer o throttling para não queimar.

Você pode abrir uma reclamação com a AMD por causa dessa falta de suporte para os outros aplicativos. Isso é um bug da AMD que rola há anos. E ficar vendo margem térmica é um pouco infantil. As pessoas querem saber a temperatura real, não se está "quente" ou "frio". Se todo mundo reclamasse, eles já teriam concertado. Mas já saíram os Ryzen, então eu duvido que eles façam alguma coisa agora se não fizeram em quase dez anos.

Entendo, mas enfim o que importa pra mim é o processador não dar defeito por conta da temperatura. Você viu o meu print do Overdrive? Está tudo certo? Eu sempre trocava a pasta térmica em menos de um mês, pensava q a temperatura tava alta demais por conta do HWMonitor. Só mais uma dúvida rápida. É normal na aba "Status da Placa" o CPU Temperature e MOBO Temperature ficar -294,7ºc?

Postado

@Lívio de Oliveira 43ºC está bom, mas a CPU está em repouso. Para saber direito, você tem que rodar um teste de estresse. Use o teste de estresse do AIDA64, em ferramentas, teste de estabilidade de sistema, só com CPU marcado e veja como fica a margem térmica.

Esse valor do status da placa está bugado. Deve ser um sensor da placa-mãe ruim. Entenda que o valor da margem térmica da CPU é um algorótimo da CPU, dentro do processador, então a chance de estar errado é pequena.

Postado
22 horas atrás, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira 43ºC está bom, mas a CPU está em repouso. Para saber direito, você tem que rodar um teste de estresse. Use o teste de estresse do AIDA64, em ferramentas, teste de estabilidade de sistema, só com CPU marcado e veja como fica a margem térmica.

Esse valor do status da placa está bugado. Deve ser um sensor da placa-mãe ruim. Entenda que o valor da margem térmica da CPU é um algorótimo da CPU, dentro do processador, então a chance de estar errado é pequena.

Amigo, estou deixando o teste de estresse funcionando à alguns minutos, e printei a tela para lhe mandar. Veja que a temperatura não está alta mesmo forçando a CPU, será que está mostrando a temperatura correta? Devo me preocupar com os clocks ultrapassando 3.5GHz e ficando em 3.8GHz em vermelho? Como desabilito o turbo boost no AMD OD?

adsadsa.png

Postado

@Lívio de Oliveira cara, eu não me preocuparia. 15ºC de margem térmica com a CPU rodando em 100% está bom. Acredito que mesmo no verão fique por volta de 5-10ºC. E você nunca vai usar assim, os 8 núcleos a 100%. Mas quando começar a chegar o verão, acompanhe as temperaturas.

Sobre o clock, também não se preocupe. Ele fica vermelho provavelmente para indicar que está no turbo. Se a temperatura está boa, e ela está, tudo bem. E o turbo escalona. Se você usar um ou dois núcleos, provavelmente vai chegar aos 4.1Ghz, que é o turbo máximo. Mas só com dois núcleos não vai esquentar nem perto do que está agora.

Eu acho que está legal. Mas você tirou o print com 1 minuto de teste. Veja como fica depois de 15-20min. Não precisa testar mais do que isso.

Postado
5 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira cara, eu não me preocuparia. 15ºC de margem térmica com a CPU rodando em 100% está bom. Acredito que mesmo no verão fique por volta de 5-10ºC. E você nunca vai usar assim, os 8 núcleos a 100%. Mas quando começar a chegar o verão, acompanhe as temperaturas.

Sobre o clock, também não se preocupe. Ele fica vermelho provavelmente para indicar que está no turbo. Se a temperatura está boa, e ela está, tudo bem. E o turbo escalona. Se você usar um ou dois núcleos, provavelmente vai chegar aos 4.1Ghz, que é o turbo máximo. Mas só com dois núcleos não vai esquentar nem perto do que está agora.

Eu acho que está legal. Mas você tirou o print com 1 minuto de teste. Veja como fica depois de 15-20min. Não precisa testar mais do que isso.

Beleza, mas estou utilizando dois coolers de 8cm jogando ar e tá bem quente o gabinete, se eu por mais dois tirando o ar quente será que vai ficar frio? E o FX tá sem risco algum de queimar ou dar defeito do jeito que tu viu aí?

Postado

@Lívio de Oliveira onde tem lugar para fans no seu gabinete? Coloque tipo - 2X na frente / 1X atrás, etc.

E onde estão os que você tem?

O mais importante é aquela grelha de trás que está sem fan. Coloque um fan ali (soprando para fora, como exautor) porque vai melhorar muito. Esses gabinetes com fonte em cima esquentam muito por causa da fonte.

Postado
Em 31/07/2017 às 19:41, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira onde tem lugar para fans no seu gabinete? Coloque tipo - 2X na frente / 1X atrás, etc.

E onde estão os que você tem?

O mais importante é aquela grelha de trás que está sem fan. Coloque um fan ali (soprando para fora, como exautor) porque vai melhorar muito. Esses gabinetes com fonte em cima esquentam muito por causa da fonte.

Estou utilizando um de 80mm atrás igual você disse da mesma maneira pois comprei recentemente e também uns três de 120mm para a tampa e um na frente do gabinete, será que irá melhorar a temperatura?

Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

@Lívio de Oliveira os fans sempre ajudam. Só não pode encher muito de fan para não acumular poeira. Mas um atrás, um na lateral e um na frente não tem problema.

Perfeito então! Amigo, teria como responder só mais uma dúvida minha? Eu fiz um tópico novo à respeito se puder me ajudar agradeço. Abração e obrigado!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1246572-modificação-no-water-cooler-deepcool-maelstrom-140t/?tab=comments#comment-6848953

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!