Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas, pessoal...

Gostaria de solicitar a ajuda de vocês para analisar o seguinte problema:

A configuração do meu pc é beeem modesta, porém, nunca tive problemas para jogar World of Warcraft, Diablo 3, Heroes of the Storm, etc.

Sabendo das limitações do pc, sempre mantive os jogos com suas configurações gráficas entre Low e Medium. Contudo, ultimamente tenho me deparado com quedas de FPS realmente abruptas (e irritantes!). Em dado momento, o FPS cai de 80-90 para 10-12. Não aguento mais e não sei mais o que fazer!!

A configuração do pc é a seguinte:

Placa-Mãe = Asus M5A78L-M LX3
Processador = AMD FX-6300, 3800 MHz (hexacore)
Memória RAM = 2x Kingston 4GB DDR3 1600 SDRAM

Placa de Vídeo = AMD Radeon HD 6750 1GB DDR3, da XFX
HD = Samsung 500GB 7200 RPM SATA 2
SSD = Toshiba 260GB SATA 3 (onde estão instalados o Windows e os jogos)

Fonte = Solytech 460W (modelo SL-D460)

Já atualizei todos os drivers, e a temperatura da placa de vídeo está normal (cerca de 80ºC).
Utilizo o Windows 7 Ultimate.

Alguém sabe me indicar qual o principal gargalo aqui? Seria a placa de vídeo? Ou é algum outro componente?
Tenho pouca grana para investir, então gostaria de aplicá-la onde eu terei o melhor retorno possível...

Tô pensando em pegar uma gtx 1050 Ti e uma fonte nova. Resolveria meu problema?  Ela se encaixa com os demais componentes? É uma boa opção ou tem opções melhores? 

Agradeço desde já!!!

• Membro VIP
Postado

Grandes chances de ser a sua placa-mãe.

Sua placa-mãe não foi projetada para operar com processadores da linha FX da AMD. Ela inicialmente foi feita para os processadores Athlon e Phenom porém com uma atualização de BIOS passou a aceitar os FX que possuem requisitos diferentes.

Por causa disso o circuito regulador de tensão da placa-mãe fica sobrecarregado, aquece e começa a gerar instabilidade no sistema como quedas de FPS, desligamentos, resets e até tela azul.

Não existe solução garantida mas você pode atualizar a BIOS para a versão mais recente e tentar desativar o AMD Turbo Boost também. A única forma de resolver esse problema seria comprando uma placa-mãe nova, construída especificamente para a linha FX que são as placas-mãe de chipset 970, 980 e 990.

Caso vá trocar, coloque aqui o nome/modelo perguntando se ela é ideal.

• Curtir 1
Postado

@grievous hum, dei uma olhada e tem versões mais atualizada da bios no site da asus. Vou ver uns tutoriais para atualiza-la. É tranquilo? 

@Atretador sim, pois são os únicos que tenho jogado.

Não tentei colocar cooler ainda, mas não notei aquecimento ali...

@drcyberjr ops, erro de digitação. É 3.5 Ghz!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!