Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, eu to planejando montar um pc novo, e quando vi um amigo conseguir botar o 3770k dele rodando a 4.8ghz trabalhando a 20 graus gastanto pouco, eu decidi q vou usar as peltier no meu projeto também, o problema é que nem tudo é simples pra quando a gente quer fazer tudo bonito e certinho, então a duvida é, existe um modo mais indicado de aplicar placas peltier pra refrigeraçao? 

minha ideia consiste num projeto de simples execuçao mas que eu acredito q vai ficar bom, seria assim:
1 bloco de 120x40mm com 3 peltier aplicada pra refrigerar o fluido quente que sai da bomba do cpu

desse bloco o fluido sai pro reservatorio, e do reservatorio volta para outro bloco igual ao primeiro montado paralelamente, para uma segunda etapa de resfriamento, e só então o fluido volta refrigerado para passar pelo proc

para dissipar o calor das peltier, pretendo usar 1 dissipador de 40x40 e 1 fan 40mm montado em cima de cada pastilha, num total de 6, pois serao 3 pastilhas montadas em cada bloco

acham que ficaria viavel e eficiente um sistema montado desse modo?

Postado

Tem alguns equívocos, pastilhas peltier são bastante ineficientes, provavelmente um sistema peltier capaz de manter um fluido de refrigeração a uns 10°C já vai consumir e dissipar mais energia que seu PC...

Creio que o melhor resultado seria refrigerar o reservatório, como em um bebedouro, tenha em mente que um peltier tipico chega dissipar entre 60 a 120W de forma que o recomendável seria usar no minimo um cooler AMD completo em cada pastilha, se conseguir manter essas pastilhas abaixo de 50°C deve conseguir água gelada próximo a uns 10°C, e é melhor pensar em um isopor em volta do reservatório para reduzir o risco de condensação.

O radiador seria usado para esfriar a água antes de devolve-la ao reservatório, melhorando o rendimento do sistema.

Postado

mas nao tem espaço pra colocar cooler maior, porque ai eu teria que separar as pastilhas

existe algum modo de customizar um air cooler com uma superficie de heatpipe de 120mm de comp por 40mm de largura e um dissipador maior, tipo 180x60mm?

Postado

Para máxima eficiência o ideal seria um gabinete externo com o reservatório e as pastilhas, ja que ai o calor dissipado pelos peltiers não aqueceria as peças do PC... Algo tipo uma torre de refrigeração...

Postado
8 horas atrás, F4b10 disse:

Para máxima eficiência o ideal seria um gabinete externo com o reservatório e as pastilhas, ja que ai o calor dissipado pelos peltiers não aqueceria as peças do PC... Algo tipo uma torre de refrigeração...

então, eu andei analizando aqui e cheguei a conclusao que seria mais fácil comprar um case micro atx só pra isso
fiquei entre o Corsair Obsidian Series 250D ou o Fractal Design Define Nano S
minha intençao é deixar somente a bomba+bloco do cpu e um reservatorio no case principal, e o resto descer tudo pro microATX, pretendo usar 6 placas peltier montadas em 2 blocos e uma fonte independente só pro chiller
os blocos pretendo refrigerar com air cooler mesmo, montando um dispositivo com dissipador+fan em cima de cada peltier, como todo o sistema ia ficar montado bem longe da cpu acho que a condensaçao nao ia ser um problema

minha maior duvida é como juntar tudo e quais peças vou precisar, nao tenho a menor ideia de como escolher reservatorio, bombas, mangueiras, presilhas, etc

pois é meu primeiro projeto desse tipo e to meio perdido com tudo isso
é possivel me ajudar com essas duvidas?

Postado

Não tem muito material para water cooler custom no brasil, provavelmente você terá que importar, sobre o gabinete, pelo preço que estão pedindo num Corsair Obsidian Series 250D ficaria mais barato e discreto se você desenhasse seu proprio gabinete e reservatório e mandasse uma empresa que faz corte CNC cortar as peças e soldar com mig chapas de alumínio para o reservatório...

Se quiser melhorar ainda mais a refrigeração, acho que levar o gabinete a uma casa de refrigeração e instalar um compressor de refrigerador, tipo um compressor de 1/8Hp lhe daria um liquido de refrigeração mais frio e com menor consumo que os peltiers... 

Postado
8 horas atrás, F4b10 disse:

Não tem muito material para water cooler custom no brasil, provavelmente você terá que importar, sobre o gabinete, pelo preço que estão pedindo num Corsair Obsidian Series 250D ficaria mais barato e discreto se você desenhasse seu proprio gabinete e reservatório e mandasse uma empresa que faz corte CNC cortar as peças e soldar com mig chapas de alumínio para o reservatório...

Se quiser melhorar ainda mais a refrigeração, acho que levar o gabinete a uma casa de refrigeração e instalar um compressor de refrigerador, tipo um compressor de 1/8Hp lhe daria um liquido de refrigeração mais frio e com menor consumo que os peltiers... 

no meu caso nao tem problema em relaçao a peças, moro no USA já a algum tempo, até por isso to pensando num projeto assim, uso WC selado a muito tempo e acho que chegou a hora de ir adiante

Postado

@hellmike

Já vi alguns projetos nesse sistema, inclusive eu fiz uma gambiarra a muitos anos atrás (muitos mesmo) em um pentium2, e eu aprendi uma coisa que espero que te ajude, o maior problema do peltier é que a temperatura fica abaixo da ambiente, no meu caso matei o PC, a condensação ficou demais.

Mas estou curioso para ver o resultado, vou acompanhar o tópico.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!