Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Projetor Benq MS-515


Ir à solução Resolvido por Antonio12Junior,

Posts recomendados

Olá amigos,

Tenho aqui um projetor Benq MS-515 e o mesmo ligava e depois de uns minutos desligava, até que um dia liguei, deu uma pequena explosão e não ligou mais. Desmontei-o, e, ao olhar a placa da fonte do mesmo, notei o CI TOP256YN rachado. Como li aqui, esse parece ser um defeito recorrente nessas fontes. Fui até a eletrônica e comprei um novo CI, fazendo a substituição do mesmo, mas o projetor não ligou. Lendo mais, descubro que muitos desses CI's são falsificados, então novamente compro outro CI, em outra eletrônica diferente da primeira, e substituo na placa, ainda assim, não ligou. Assim, continuei a procurar outros componentes defeituosos, cheguei a retirar alguns diodos para teste, mas não encontrei nada fora do normal. Ao alimentar a placa, na saída para a placa da lampada temos em torno de 600 volts, o que me parece que o primário está funcionando. Segue fotos da placa e espero que alguém possa me dar alguma dica para conseguir reparar a bendita placa...

 

PS. Tive que fazer um jumper ao soldar o novo TOP. a trilha tinha se soltado. O diodo soldei por baixo somente para teste, depois retornarei a posição original. DSC_0112.JPG?1502922501


DSC_0111.thumb.JPG.4db46dfeae38ea25e999ef83760aa44a.JPGDSC_0108.thumb.JPG.72accb05a1d327e5b3dd50f6dacf43ab.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

Sim, me atentei, inclusive vou comprar outro para substitui-lo, esse ai é o mesmo da placa que havia retirado para teste. Estou aguardando também a chegada de um novo CI TOP que comprei pela internet que diz ser original. Refiz algumas soldas que pareciam frias, pelo visto essa placa esquenta muito quando operante. Existe algum método de testar esses diodos smd's com multímetro digital?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos o que testei - fora da placa - conduzem em um sentido, dando valores entre 600~800 no multímetro, e não conduzem no sentido contrário. Pelo jeito, estão bons. O método também se aplica a diodos zener? Li sobre medir em escala de resistência, mas não entendi muito como fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vale para os diodos zener também, o detalhe é que os zeners apresentam um valor ligeiramente superior aos diodos normais.

E como eles também não podem apresentar leitura quando reversalmente polarizados usando a escala de diodos do multímetro.

A escala de resistência é usada em multímetros analógicos, pois esses não possuem escala dedicada a diodos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2017 às 14:59, Bcpetronzio disse:

Vale para os diodos zener também, o detalhe é que os zeners apresentam um valor ligeiramente superior aos diodos normais.

E como eles também não podem apresentar leitura quando reversalmente polarizados usando a escala de diodos do multímetro.

A escala de resistência é usada em multímetros analógicos, pois esses não possuem escala dedicada a diodos...

 

No teste, estão bons. Conduzem em um sentido, no outro não. Estou aguardando a chegada do TOP256yn que diz ser "original" para colocar e continuar os testes. Obrigado desde já. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O CI TOP256yn chegou, e realmente agora sim é original, percebe-se pela marcação e o tom da tinta. Coloquei-o no lugar, mas ainda sim sem tensão na saida da fonte. Aparentemente, ela começou a oscilar a parte da alta tensão, que alimenta a lâmpada, pois na saída encontro os 600 volts que vão para a placa da lâmpada. No entanto, nada das tensões de 12 e 5 volts que eu deveria encontrar nos pinos que alimentam a placa principal. Cheguei a trocar os capacitores da saída, alguns resistores maiores e aquele diodo zener que cito no primeiro post, mas ainda sim nada. Aqui têm o esquema da placa ( https://www.manualslib.com/manual/824773/Benq-Mp515.html?page=18#manual ) , mas ainda sim não consegui isolar o defeito. No aguardo de sugestões e obrigado desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A saída da fonte para  a placa principal são por pinos, então quando desmonta já fica separada automaticamente. Coloquei o TOP246YN que recebi da internet, aparentemente funcionou a parte da alta tensão, mas ao verificar houve um faiscamento na saída de alta que fica logo ao lado do TOP e aparentemente ele queimou. Ainda tentei substitui-lo por um TOP247YN que pelo datasheet parece ser compatível, mas ainda sim sem tensão no secundário. Encomendei mais dois TOP246 pela internet, estou aguardando a chegada destes para novos testes. Se ainda sim não funcionar, terei que desistir de reparar a mesma.

 

@Bcpetronzio, será se compensaria olhar os componentes do primário, tipo a ponte retificadora e os transistores de potência, a procura de alguma falha? 

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2017 às 00:47, Bcpetronzio disse:

Esse faiscamento pode ser por conta da carbonização da placa! não sei se tem solução para isso!...

Faiscou quando passei a ponteira do multímetro próximo dos contatos.  Bobeira minha! A alta tensão "pulou". Por isso acho que danifiquei o TOP, que era o componente mais próximo e tem a parte de trás de metal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei os mais próximos, estão todos ok. Parece que esse CI é muito ruim de encontrar original, e qualquer coisinha faz o mesmo queimar ou deixar de funcionar. Olhei outros componentes maiores ao redor e também estão ok. Aguardando o novo CI chegar para mais testes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@Antonio12Junior Infelizmente estamos a mercê desses fabricantes sem escrúpulos!...

Infelizmente! Comprei 3 CI's destes, todos falsos, mesmo alguns idênticos ao "original". Cada vez mais difícil encontrar no mercado componentes de qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Solução

Olá a todos,

Primeiramente, perdão pela demora em atualizar o tópico,  muita correria nesse fim de ano. O problema da placa foi resolvido pela troca do TOP (novamente) dessa vez tendo êxito, a fonte ligou normal e conseguiu ligar o projetor. Portanto, encontrar esse CI original ou mesmo um que funcione é realmente uma loteria. Aproveito também para deixar a seguinte dica em relação ao projetor em questão,o Benq MP515 , que é também verificar o cabo flat do color wheels, que se mal conectado ou com defeito impede o projetor de ligar. Passei por esse probleminha e quase começo a desconfiar da fonte novamente. No mais, agradeço a ajuda e pode fechar o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...