Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema driver na RX 460


Posts recomendados

Boa tarde! Eu possuía uma GeForce GTX 750 2gb (não era a TI) e vendi para pegar uma placa Radeon, pois adquiri um monitor com Freesync.

 

Estou com oportunidade de pegar algum desses 2 modelos:

1. Asus RX 460 2gb por R$400,00

2. Sapphire R7 265 2gb por R$300,00

 

Qual seria a melhor opção? Aproveitando, com algumas dessas duas placas terei um desempenho semelhante ao da GTX 750?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danillodm As duas têm desempenhos parecidos e são um pouco superiores à GTX 750 ti.

Se for levar em consideração só o desempenho bruto, não vale a pena pagar 100 reais a mais pela RX 460. 

Mas levando em consideração que a RX tem uma arquitetura mais moderna, consome bem menos energia e provavelmente terá mais tempo de suporte de drivers, pode valer mais a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, rodrigops disse:

@danillodm As duas têm desempenhos parecidos e são um pouco superiores à GTX 750 ti.

Se for levar em consideração só o desempenho bruto, não vale a pena pagar 100 reais a mais pela RX 460. 

Mas levando em consideração que a RX tem uma arquitetura mais moderna, consome bem menos energia e provavelmente terá mais tempo de suporte de drivers, pode valer mais a pena.

Obrigado pelo esclarecimento, Rodrigo.

 

Acabei negociando com o rapaz e peguei a RX 460 Asus versão OC, me saiu por R$370,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, tive problemas com a placa.

Primeiramente, segue meu setup: Processador c2d e7500 2.93ghz - 8gb ddr3 - mobo asus p5g41t-m lx3 - fonte wisecase ws-600.

 

Após instalar a nova placa, aconteceram 3 tipos de problema: 1. tela branca e o pc trava (precisa reiniciar); 2. tela preta com umas manchas esverdeadas/amareladas e o pc trava (precisa reiniciar); 3. a tela fica preta por uns 3s e após aparece uma notificação dizendo que ocorreu um erro no driver amd ou um erro no wattman (ambos acontecem do mesmo jeito, mas a notificação alterna entre esses dois).

 

Isso ocorre independente de abrir jogo, basta iniciar e aguardar algum tempo sem mexer em nada, porém ao abrir o chrome ou algum jogo, o problema acontece mais rápido.  Hora nenhuma a placa desliga, sempre funcionando!

 

Desinstalei todos os programas e drivers da amd, deixando a placa como "standard vga", usei por mais de 2h e erro nenhum ocorre, mas não abre o cs go (não tenho outro jogo instalado para testar).

 

Pesquisando no google vi váaaarios relatos com o mesmo problema, e nenhuma solução.

 

A princípio pensei na fonte, eu usava uma zotac gtx 750 e nunca tive problema algum, o consumo dela é de 55w. Já a rx 460 tem o consumo de 75w, ainda assim achei a diferença muito pequena pra ser isso e nunca ter dado problema algum com a outra placa, em mais de um ano de uso.

 

Sei que meu processador e mobo são antigos, pode ser alguma incompatibilidade?

 

A placa é usada, mas ainda está na garantia, posso acioná-la se necessário. Em contato com o ex-dono, este alegou que nunca ocorreu tais problemas com ele, e de fato antes de pegar testamos a placa, jogamos cs go, dota 2 e gta 5 por volta de 10 minutos cada e nada ocorreu. Ainda assim, ele se prontificou a desfazer o negócio caso eu queira. Mas a príncipio queria ficar com ela.

 

Desde já agradeço quem puder ajudar. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danillodm Se a placa foi testada antes e estava funcionando sem problemas, é possível que seja incompatibilidade mesmo. Em princípio não era para dar problema, já que a placa de vídeo era para ser compatível com qualquer placa-mãe com PCI express 16x. Mas também já vi vários relatos de problema parecido com essa VGA em placas antigas.

Outra possibilidade seria a fonte está causando algum tipo de instabilidade.

 

Qual a versão do Windows que está usando?

Se for o Windows 10 experimente desabilitar a "Inicialização rápida do sistema"

 

Se continuar tendo problemas, desfaça o negócio e pegue a R7 265.

 

Mas você pretende fazer um up no PC? Esse seu processador vai dar um gargalo monstro nessas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops uso o Win7 64bit.

 

Vou tentar solucionar, caso não consiga infelizmente terei que desfazer.

 

Eu vou pegar essa semana o processador de um amigo, um Xeon x5460, ele é quad 3.16ghz, mas ainda assim deve dar algum gargalo.

 

Nas promoções da Black Friday estava pretendendo pegar um Pentium g4560 + uma Mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops Aparentemente consegui resolver o problema, está estável, depois de mexer nas "várias" configurações do programa da AMD, seu eu manter "eficiência energética" ativo e "método de anti-aliasing" em um multiamostragem, o erro no drive não acontece. Mas se eu desativar a eficiência energética e/ou colocar o método de anti-aliasing em multiamostragem adaptativa ou superamostragem, não passa 2 minutos até acontecer. Testei todas as outras opções e nenhuma causou erro independente de como estava.

 

Segue imagens do MSI Afterburn, e do monitoramento no CS GO.

 

Ao meu ver, aparentemente está tudo normal. Estou com o Xeon x5460, o pico de temperatura foi 72º, mas estou com o cooler stock do C2D E7500, vou adquirir um cooler melhor, acho que irá dar uma abaixada considerável. O uso da CPU teve pico em 92%, beirando um gargalo, mas como o CS GO é um jogo que força mais o processador, creio que está bom, não houve travamento algum em cerca de 40 minutos de jogo.

 

Minha média de fps está em 140, com a GTX 750 + C2D E7500, minha média era 80 fps. Mas uma coisa que achei estranho, é que jogava em 800x600, e conseguia ver tudo nitidamente, nas mesmas configurações que estou utilizando, porém agora fica literalmente impossível utilizar essa resolução, pois tudo fica muito embaçado. O mínimo jogável é em 1024x768, com o resto das configs do mesmo jeito que antes.

 

Uma coisa que achei curioso, é o clock da VRAM ficar praticamente estático em 1750mhz e o fan em 39%, será que isso é efeito do modo de eficiência energética? Outra dúvida que tenho, é porque faz uso de arquivo de paginação sendo que tem VRAM e DRAM sobrando?

 

No mais é isso, espero que possa contribuir com alguém que esteja passando pelo mesmo problema.

 

Se alguém mais entendido, ver algo "fora dos conformes" nos dados das ss, ficaria agradecido se me informasse.

 

SS MsiA Cs go.jpg

ss msia.jpg

ss msia2.jpg

ss msia3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!