Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho uma chaveadora com 12 tomadas que modifiquei pra um filtro de linha com toda proteção que m filtro de linha pode e deve ter.

mas o detalhe é que o voltímetro/  amperímetro fica o tempo todo ligado . o que quero e que quando não tiver nenhuma das chaves ligada ele desligue também, e quando houver alguma chave ligada ( 1, 2 , 3 ou todas ) o voltímetro fique ligado também

tem alguma forma, componente, circuito, que possa fazer o que quero?

montei o circuito rapidamente no Paint pra vocês terem uma ideia.

na primeira foto como ele esta Agora

e na segunda foto como quero que fique.

circuito chaves e voltimetro.png

circuito chaves e voltimetro 2.png

Postado

Bom, como os filtros de linha que conheço possuem a chave liga desliga, você poderia colocar uma como chave geral. Iria deixar o filtro desligado e o voltímetro também. Acho que uma chave a mais não ficaria anti estético... É o que eu faria...

• Curtir 1
Postado

Se fosse corrente contínua, com um diodo em cada chave resolveria o problema.

Da forma que está, em CA a única maneira possível é se seus interruptores tivessem dois contatos, um para a tomada e outro para o voltímetro.

Agora tem uma coisa que não entendi:

Se tem 12 tomadas, e separou duas para o modem e a antena. Porque não deixa essas duas passando somente pelo filtro de linha e liga a geral nas outras 10 alimentando também o voltímetro?

Agora se gosta de desafios, pode montar a geringonça abaixo. Que fique claro que eu não testei, mas deve funcionar:

20170825_214353.thumb.jpg.7050dc19cb822d53fe5092d0610ff539.jpg

Que tipo de voltímetro é esse? Eu estou pensando que é daqueles simples, de ponteiro.

Se for digital, com fonte nem precisa da geringonça acima. Basta pegar uma fonte chaveada e ligar direto nos diodos.

• Curtir 2
Postado

@Jaime Francisco da Silva Mesmo sendo eletrônico não funciona em DC, pois usa fonte capacitiva, tipo essa que eu desenhei acima.

Se você não quiser colocar um interruptor a mais, só mesmo montando esse circuito aí.

Agora se você tiver um relé com bobina 110 ou 220V (de acordo com sua rede), pode usar esse mais simples:

20170825_220640.thumb.jpg.528e4c5023d13e825f4fc739fb81ba1f.jpg

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Ok. Vou montar pra testar e te digo, 

Única dúvida onde tem os diodos retificadores 1, 2 ,3 é a entrada vinda dos interruptores , então eu posso usar um pra cada das 10 tomadas , e transitores qualquer Npn de uso geral? 548,337 tenho muitos

Sim, é isso mesmo. Não tinha porque ficar desenhando os 10 diodos, afinal deu pra entender.

Qualquer transistor desses aí serve, o relé pode ser aqueles de 12V quadradinhos de 5 pinos.

Se você for ligar somente em 110/127V pode usar capacitores de 250V no lugar desses de 400V.

• Curtir 2
Postado

@Mestre88 esqueci de mencionar, com o reistor de 100r em série com o zener tava dando só 3,3v , dai troquei por 330 e deu 11,98...usei todos resitores de 1W...

Edit...

Com o relé ligado ao circuito a tensão caiu mais ainda , pra conseguir acionar o relé tive q colocar resistor de 4.7k. ..

Ta certo isso???

Edit 2: acabei colocando o resistor d 8k de 1w (o de 4,7 era 1/2w )

O de 4,7 k me dava 9.7 de tensão o de 8k me deu os 11,8 v

Edit 3: posso usar assim ou devo mexer no capacitor e baixar a capacitancia dele? porque da forma q esta o relé recebe 11,8v, mas sem ele a tensão sobe para 55v

Edit 4 : com o diodo em paralelo com a bobina do relé ele desarma mais rápido. ..

Postado

@Jaime Francisco da Silva Não, está errado. 

O Zener serve pra não explodir o capacitor de 470uF quando o relê é desligado. O resistor em serie com ele serve apenas pra limitar a corrente dele.

Coloca de volta o resistor de 100R e aumenta o capacitor de 470nF para 1uF, se tiver 9V no relé já está bom, o importante é ele fechar o contato. 

Postado

Sim, 1uF = 105

Tem coisa errada aí, aumentou o capacitor e baixou a tensão, não entendo. 

Está ligando em 110 ou 220v? 

Que tipo de relé está usando? 

Meio difícil a Protoboard limitar a corrente, já que a tensão é alta. 

Tira aquele resistor de 470k em paralelo com o capacitor, aumenta pra 1Mohm.  

Postado

Tá me parecendo que esse diodo zener é de 8,2V, com diodo zener de 12V sem carga era pra sair quase 13V por causa do resistor. 

Tira uma foto da montagem pra eu ver. 

• Curtir 1
Postado

Bom @Mestre88 fiz 2 testes vamos lá. ..

Tinha outros diodos zener então subistitui e eis os resultados...

Capacitor 1uf  zener 6v8  deu 13,63 v e com relé cai p/11.6 acionando o relé

Capacitor 470nf  zener 6v8  deu 10,1 v e com relé cai p/8.5 acionando o relé

Capacitor 1uf  zener 12v deuu 7,43 v e com relé cai p/5.68 cai acionando o relé

Capacitor 470nf  zener 12v  deu 3.55 v e com relé cai p/2.90 não acionado o relé

Capacitor 1uf  zener 13v  deu 19,97v e com relé cai p/ 16,07 acionando o relé

Capacitor 470nf zener 13v deu 15,77v e com relé cai p/ 11,69 acionando o relé

Fiz teste com essa fonte da foto e com o zener de 12v não deu tensão...com os outros 2 deu a tensão correspondente. 

Penso que o zener de 12v ta f***do

images (8).jpg

Postado

Monta a opção abaixo, dessa forma funcionou da maneira que deve funcionar:

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Capacitor 470nf zener 13v deu 15,77v e com relé cai p/ 11,69 acionando o relé

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Fiz teste com essa fonte da foto e com o zener de 12v não deu tensão...com os outros 2 deu a tensão correspondente. 

Penso que o zener de 12v ta f***do

Mede o zener na escala de diodo do multímetro, de um lado não dá nada do outro lado um valor alto. Se aparecer um numero menor que 200 tá ruim.

• 3 semanas depois...
Postado

Pronto, montado em placa e funcionando como deveria...

@Mestre88 são 12 tomadas com uma chave cada uma, mas uso 7 delas direto as outras vez em quando...

Teria uma forma/circuito de desernegizar estas tomadas restante e energiza-las quando a oitava fosse usada assim liberando as demais. ..

Tinha pensado em usar um triac, mas não saberia como fazer o disparo do triac...

Seria pegar sinal do interuptodr da tomada 7 pro disparo do triac?

Obrigado mais uma vez. ....

• Curtir 1
Postado

Tem jeito sim, mas é algo meio complicado. E não entendi em que isso é útil, veja:

Se as tomadas estão lá sem energia, colocamos algo e ela liga, passa a funcionar o aparelho. Pra mim é a mesma coisa de ela já ter energia e conectar o aparelho para funcionar. 

Só vejo diferença se colocar um interruptor nesta tomada, assim o aparelho pode ser desligado mesmo com o plugue na tomada. 

Circuitos com triac não é uma boa para aparelhos com fonte chaveada. 

Postado

Sim, isso aí funciona. Mas os diodos limitam a corrente da carga e tem o problema de que toda vez que for usar algo terá sempre que por na 1ª tomada, somente se tiver uma segunda carga poderá por nas outras.

Isso é útil quando temos um aparelho que tenha controle remoto e temos outros que não tem. Então colocamos o aparelho com controle e os outros nas demais. Claro que faremos isso se não tiver como adaptar um relé neste aparelho.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, isso aí funciona. Mas os diodos limitam a corrente da carga 

Sim.. da descrição do circuito fala sobre isso....

"Lista de Componentes da barra de tomadas eletrônica

R1, R2 – Resistor  100 Ohm 1/2 Watt
C1 Capacitor 100nF poliéster x 630 Volts
D1 a D6 Diodos 1N5408 – 1000Volts x  3 Amperes
D7  TRIAC IC225M  – 600Volts  x 8Amperes

Os tipos de diodos sugeridos na lista de peças para D1 a D6 permitirá uma potencia de 500W. Use BY550-800 diodos para até 800 – 1000W.

Para aparelhos menos exigentes, 1N4007 diodos que permite até 200W de potência"

• 3 semanas depois...
Postado

Mais uma dúvida

Com uma chave teste (digital não de neom) tocando na carcaça da chaveadora nos ( nos furos dos parafuso não na parte pintada) marca uma tensão de 110v

Mas com multimetro nada aparece entre a carcaça e  neutro e carcaça e fase...

Tem uma placa indicadora de fusível aberta esta está encostada na carcaça mas foi isolada com fita isolante líquida

Entre os componentes da placa e a carcaça não da continuidade. ..nem carcaça e fase nem carcaça e neutro 

Devo me preucupar?

Postado

Não. Essas chaves são muito sensíveis, pois foram feitas para achar a fase até mesmo num fio encapado. Qualquer resistência enorme da ordem de megaohm ou mais já fazem elas marcar algum valor de tensão. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...