Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Asteka

12V - 100mA a partir de um arduino

Recommended Posts

Olá a todos,

Vou tentar explicar meu problema e minhas dúvidas de forma bem clara, peço desculpas se o post ficar muito grande ou confuso.

O que tenho:

Possuo um circuito (pronto e lacrado, portanto não sei a configuração interna), vou chama-lo de circuito A, que recebe comandos com 12V e 100mA.

Um sensor que vou utilizar para adicionar um comando a mais ao circuito acima.

Arduino para fazer a lógica e enviar o comando ao circuito.

Possivelmente uma fonte 24V - 500mA

O que preciso:

Transformar a saída do pino do Arduino em 12V e 100mA.

Soluções "possiveis" que encontrei:

1) Um circuito com LM2577-ADJ para transformar 5V em 12V e um transistor para aumentar a corrente.

2) Utilizando a fonte de 24V, faço uso de um circuito com LM7812 e um transistor para aumentar a corrente. (É possível que eu não possa utilizar esta fonte)

Minhas dúvidas:

a) As soluções são realmente possíveis, existe alguma outra?

b ) No caso da solução 1, o transistor deverá vir antes ou depois do circuito Step-Up(LM2577)? e como devo fazer a ligação do transistor?

c) Preciso de um resistor após a saída do Arduino? Se sim, como devo calcular ou definir seu valor?

-------(A partir daqui são dúvidas mais geral sobre eletrônica) ------

c) Para efeitos de projeto posso/devo considerar o circuito A como minha carga?

d) Entendo que a carga é quem "puxa" a corrente. No caso do circuito A, como a corrente para funcionar é 100mA, ele vai "puxar" apenas os 100mA ou é possível que chegue mais que 100mA na entrada deste circuito? Tendo em vista que o transistor pode multiplicar a corrente que vem do Arduino em um valor muito maior que 100mA.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não recomendo você fazer isso x)

Recomendo você usar uma fonte externa e usar transistores pra fazer o chaveamento disso ai. Existe um limite de corrente nas portas do arduino e quando você puxa demais, o microcontrolador voa x3

Usando transistores como chave, você pode acionar cargas maiores sem problema de puxar muito dos pinos do arduino... outra forma também de fazer isso é usando um optoacoplador tipo um 4n35... Também funciona legal x)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz @Carlos Zanon

Fiz uma simulação da solução 2 no Proteus, utilizando o 4N35 para segurança do Arduino. Utilizei uma resistência de 120R (Pois o circuito A utiliza 12V-100mA, ainda não sei posso considerar esse circuito como uma carga). A simulação está de acordo com o que preciso. A questão é, funciona?

Teste_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Asteka O Terra (0v) do optoacoplador deve estar ligado ao arduino... Se você considerar isso ali, está ok x)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ao seguires a recomendação do amigo @Carlos Zanon deve funcionar sim. No entanto permita-me...

O foto acoplador foi feito pra se isolar a carga do controlador (algo como só a luz transfere a informação sem contato- algo como tentamos por aqui). Ao unir os terras a isolação "cai por terra" quasiliteralmente.

Portanto neste seu caso e seu momento, o opto penso que pode ser dispensado: conecte R1 direto na base de Q1

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais