Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal boa noite!

O problema é o seguinte, já pesquisei em vários lugares mas não achei nada a respeito que pudesse me ajudar, então vamos lá..

Eu havia comprado um dimmer para variar a velocidade de uma furadeira comum, testei o dimmer em uma lampada, OK, testei em um ventilador, OK, então quando liguei ele na furadeira o triac queimou! Troquei o triac e testei de novo na lampada e ventilador, funcionou, porém ligando na máquina novamente ele torna a queimar! 

O triac é um BTA16 600B, na rede 127V.

Decidi montar um dimmer pra testar, exatamente da mesma forma, funciona no ventilador e lampada, porém quando ligado na furadeira o triac também queima!

o que pode ser?

Postado

Não tem nem como comparar, né. A potência da furadeira é muito maior do que de uma lâmpada ou um ventilador. No caso do ventilador, apesar de ser um motor, ele trabalha com um pouco de potência de início. Depois ele vai mais na inércia, ou seja no embalo.

Já na furadeira ela exige potência o tempo todo, mais ainda quando você estiver utilizando-a para furar ou como parafusadeira a potência exigida será proporcional ao esforço que ela estiver fazendo.

Não se usa dimmer em motores de potência.

• Coordenador
Postado

Essa sua furadeira deve estar em curto! Ou ela possui mais de 2000W de potência!

Passe para nós o esquema desse dimmer e como você esta ligando ele...

Postado

Certo vamos lá, me desculpem mas esqueci de dizer a potência do dimmer né!? Então, é um dimmer pra 1000W em 127V, estou ligando ele em série com a máquina, antes de entrar no interruptor, a potencia da máquina é de 680W.

Isso ajuda?

• Coordenador
Postado

Sim! Esse triac suporta com folga uma furadeira de 680W, o problema pode estar na sua furadeira...

Se você tiver ai um alicate amperímetro, ligue ela diretamente na tomada e meça a corrente consumida.

adicionado 6 minutos depois

Aqui eu uso um dimmer com o triac TIC226 na furadeira e nunca tive problemas!...

Postado

Mas a furadeira está normal porque é nova, entende, isso que me deixa pensativo! Não consigo entender o motivo, coloquei um Snuber justamente por ser carga indutiva, ainda assim queimou!

• Coordenador
Postado

Posso estar enganado! Mas esse seu BTA pode ser falsificado!

Aguarde dicas dos outros colegas, e se possível coloque o esquema desse dimmer aqui para nós...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O esquema esta correto, só faço uma observação, aumente o valor de C1 um pouco, passe para 100KpF ou 220KpF.

Esse é o mesmo esquema que uso aqui, com o TIC226, e nunca tive problemas.

O Tic é muito inferior ao BTA!

Postado
10 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

O esquema esta correto, só faço uma observação, aumente o valor de C1 um pouco, passe para 100KpF ou 220KpF.

Esse é o mesmo esquema que uso aqui, com o TIC226, e nunca tive problemas.

O Tic é muito inferior ao BTA!

Ah sim, obrigado pela dica! Com esse C1 de 68nF eu consigo 50% de onda ceifada, se eu aumentar o valor dele eu conseguirei ceifar mais um pouco da onda é isso mesmo?

• Coordenador
Postado

O "lance" desse capacitor é defasar a tensão da corrente no circuito, aumentando ele você consegue uma maior condução do triac em tensão mais baixa.

Postado

@Zendion , resolveu o problema com a sugestão dada pelo @Bcpetronzio ? Acabo de ler os datasheets do BTA e do TIC e é surpreendente que o @Bcpetronzio  consiga controlar a furadeira dele e você não. Tem uma coisinha que talvez deva ser considerada: Controle de motor por corte de onda é antigo, sempre funciona quando é apenas motor. Digo isso porque eletrônica embarcada está cada vez mais presente. Não ficarei surpreso se houver dentro da furadeira uma plaquinha te passando a rasteira.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Obrigado por responder Sérgio, mas eu conheço a furadeira, conserto esse tipo de máquinas elétricas, e acontece que esse tipo de peça eletrônica é sempre muito caro para pedir na fábrica, e é bem simples! Então eu queria poder desenvolver algo para baratear o custo para os clientes, entende. Eu acredito que resolvi o problema, pois eu testei agora esse ultimo dimmer que fiz e deu certo, deveria ser peças falsificadas! Obrigado pela atenção!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!