Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal. Eu recentemente comprei um computador para jogos na Pichau, e até agora alguns problemas apareceram. O que está me deixando mais preocupado é a temperatura da cpu, conforme vocês vão ver no vídeo que postei, quando estou jogando a temperatura fica na casa dos 70 para cima! O outro problema é na GPU, também estava batendo 60 graus, e só consigo ligar os fans da placa de vídeo pelo MSI.

Eu não entendo praticamente nada de computador, pelo amor de deus, me ajudem!

Obs: O vídeo que fiz foi para mandar para eles, então o ''Vocês'' é direcionado para o pessoal da pichau.

Postado
4 minutos atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Eu não entendo praticamente nada de computador, pelo amor de deus, me ajudem!

Preocupe-se quando o processador e a placa de vídeo passarem de 80C (e mesmo após isso, ainda tem mais alguns C de margem). Qualquer coisa a menos, é temperatura de operação normal, não há nada de errado.

Ah, e quanto aos fans da placa de vídeo, eles são configurados de propósito para só ligar quando for necessário.

Postado
1 minuto atrás, rs faria disse:

@eduardo falcão teixeira

favor, descreva seu pc pra gente..

processador intel core i7-7700k kaby lake lga 1151 4.2ghz 8mb cache

water cooler corsair hydro h55 120mm, cw-9060010-ww

placa-mãe asus strix h270f gaming, lga 1151 chipset intel h270

memoria corsair vengeance rgb 16gb (2x8) 2666mhz ddr4, cmr16gx4m2a2666c16

placa de vídeo evga geforce gtx 1070 ftw dt gaming acx 3.0 8gb gddr5 256bit, 08g-p4-6274-kr

hd seagate 1tb barracuda 3,5 pol 7200 rpm 64mb cache, sata iii, st1000dm010

ventoinha corsair ml120 pro 120mm, co-9050040-ww

fonte corsair 600w cx600 v2, certificado 80 plus, pfc ativo, 

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Preocupe-se quando o processador e a placa de vídeo passarem de 80C (e mesmo após isso, ainda tem mais alguns C de margem). Qualquer coisa a menos, é temperatura de operação normal, não há nada de errado.

Ah, e quanto aos fans da placa de vídeo, eles são configurados de propósito para só ligar quando for necessário.

Eu vi o pessoal falando em um tópico na internet que acima de 60 graus é temperatura de risco para o processador.

Postado
4 minutos atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Eu vi o pessoal falando em um tópico na internet que acima de 60 graus é temperatura de risco para o processador.

Para um processador FX. Para o seu i7, até uns 85 ainda é okay. Acima disso já é preocupante, mas mesmo essa temperatura ainda não oferece "risco" (embora não seja desejada).

Postado
agora, Imakuni disse:

Para um processador FX. Para o seu i7, até uns 85 ainda é okay. Acima disso já é preocupante, mas mesmo essa temperatura ainda não oferece "risco" (embora não seja desejada).

Como eu faço para diminuir ela? O Core Voltage já ta no zero. O pessoal de outro tópico falou alguma coisa sobre trocar a pasta térmica, mas eu só tenho 4 dias com esse pc, estou com medo de estragar a garantia. E além do mais eu nem sei o que é pasta térmica.

Postado
agora, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Como eu faço para diminuir ela?

E por quê mesmo que você quer se preocupar com isso? Eu acabei de dizer que 70C tá de boa, é uma temperatura bastante confortável, não sei por quê você quer perder tempo tentando baixar algo que não vai te trazer benefício nenhum...

Postado
1 minuto atrás, RS Faria disse:

@Eduardo Falcão Teixeira

O limite da 1070 é em 95ºC.. Não tem problema nenhuma nela..

Quanto à CPU, realmente tá quente mas é esperado, considerando ele.. Tem o CPU-Z instalado aí? Veja como fica o Core Voltage, enquanto joga..

Eu vou ver esse CPU Z, mas o MSI Afterburn tá dando aqui Core Voltage 0.

Postado
agora, Imakuni disse:

E por quê mesmo que você quer se preocupar com isso? Eu acabei de dizer que 70C tá de boa, é uma temperatura bastante confortável, não sei por quê você quer perder tempo tentando baixar algo que não vai te trazer benefício nenhum...

Eu moro no Rio de Janeiro, e hoje tá um dia fresco aqui. Quando chegar o verão é que o bixo pega, tenho certeza que se a temperatura da cpu tá assim batendo 19 Cº a qui no rio, quando for verão a cpu vai passar com certeza vai dos 90 Cº.image.thumb.png.3e623e30adcddc67d94645d21d6be745.png, vai

Postado
2 minutos atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Eu moro no Rio de Janeiro, e hoje tá um dia fresco aqui. Quando chegar o verão é que o bixo pega, tenho certeza que se a temperatura da cpu tá assim batendo 19 Cº a qui no rio, quando for verão a cpu vai passar com certeza vai dos 90 Cº., vai

Não vai não. Se esquentar, a rotação do fan vai aumentar naturalmente para manter as temperaturas em um nível aceitável.

Ah, outra coisa, o MSI Afterburner só mexe com a placa de vídeo, ele não faz nada com o processador.

Postado
agora, Imakuni disse:

Não vai não. Se esquentar, a rotação do fan vai aumentar naturalmente para manter as temperaturas em um nível aceitável.

Ah, outra coisa, o MSI Afterburner só mexe com a placa de vídeo, ele não faz nada com o processador.

Poxa, mas então o monitoramento que eu fiz da gpu não serviu para nada?

Antes que eu me esqueça muito obrigado pela ajuda, eu estava quase tendo um infarto! vocês me deixaram mais calmo.

Postado
agora, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Poxa, mas então o monitoramento que eu fiz da gpu não serviu para nada?

Não é que não serviu para nada, serviu para monitorar a placa de vídeo (e fazer overclock nela, se quiser). E o Afterburner também permite ver informações a respeito do processador; ele não permite mexer em nada, mas pelo menos ajuda a ver se está tudo em ordem.

Postado
agora, Imakuni disse:

Não é que não serviu para nada, serviu para monitorar a placa de vídeo (e fazer overclock nela, se quiser). E o Afterburner também permite ver informações a respeito do processador; ele não permite mexer em nada, mas pelo menos ajuda a ver se está tudo em ordem.

Beleza. Eu baixei o CPU Z que o outro camarada que está me ajudando me indicou, vou ver quanto fica o core voltage da cpu enquanto eu rodo Battefield 1. Então só para confirmar, eu posso jogar sem medo de prejudicar a CPU, certo?

Postado
1 minuto atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

Então só para confirmar, eu posso jogar sem medo de prejudicar a CPU, certo?

Eu já disse isso duas vezes, tenho mesmo que dizer a terceira?

Postado

@Eduardo Falcão Teixeira não deixe passar de 75ºC, 80ºC no máximo.

Não entre nessa conversa de que até 85-90ºC está "tranquilo" porque isso é o que se ouvia antigamente dos técnicos que indicavam implastec, fonte xing ling, essas coisas. 

80ºC é o 'limite' recomendável. Vários tópicos em fóruns internacionais, tutoriais de overclock, etc. É só pesquisar. Dê uma margem para baixo e não deixe passar de 75ºC. Testes da ASUS feitos em placas-mãe, que os capacitores chegam a ter especificação de 105-125ºC, usam como base a temperatura de 65ºC para a longevidade padrão dos componentes. Acima disso a vida útil começa a diminuir, e acima de 80-90ºC a diferença para uma placa que funciona sempre abaixo de 65ºC é considerável.

Você pode usar a CPU batendo nos 90ºC no verão por anos e não ter problemas, mas não se surpreenda se o chip começar a ficar instável, perder capacidade de overclock, pedir mais tensão, etc. E esse i7-7700K é overclocado de fábrica, então você não pode deixar a temperatura correr solta com tensões altas.

Fique ligado.

Postado
10 horas atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Falcão Teixeira não deixe passar de 75ºC, 80ºC no máximo.

Não entre nessa conversa de que até 85-90ºC está "tranquilo" porque isso é o que se ouvia antigamente dos técnicos que indicavam implastec, fonte xing ling, essas coisas. 

80ºC é o 'limite' recomendável. Vários tópicos em fóruns internacionais, tutoriais de overclock, etc. É só pesquisar. Dê uma margem para baixo e não deixe passar de 75ºC. Testes da ASUS feitos em placas-mãe, que os capacitores chegam a ter especificação de 105-125ºC, usam como base a temperatura de 65ºC para a longevidade padrão dos componentes. Acima disso a vida útil começa a diminuir, e acima de 80-90ºC a diferença para uma placa que funciona sempre abaixo de 65ºC é considerável.

Você pode usar a CPU batendo nos 90ºC no verão por anos e não ter problemas, mas não se surpreenda se o chip começar a ficar instável, perder capacidade de overclock, pedir mais tensão, etc. E esse i7-7700K é overclocado de fábrica, então você não pode deixar a temperatura correr solta com tensões altas.

Fique ligado.

Puts cara, o que você me indica fazer?

Postado
12 minutos atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

11 horas atrás, RS Faria disse:

Quanto à CPU, realmente tá quente mas é esperado, considerando ele.. Tem o CPU-Z instalado aí? Veja como fica o Core Voltage, enquanto joga..

Primeira coisa é isso aí em cima.. Geralmente, algumas placas-mãe, deixam um Vcore meio alto pra essa CPU, o que influi nessa temperatura..

Postado

@Eduardo Falcão Teixeira Acabei de ver seu vídeo e os comentários do pessoal. Vou te dizer meu caso e onde moro para melhor entendimento. Primeiramente saiba que eu mesmo montei meu PC do zero, então sei o que coloquei, mas mesmo assim acho que podemos te ajudar a entender o que fazer com o seu.

Eu tenho aqui um i7 4790 instalado em uma Asus H97M-E/CSM com 16 GB de RAM DDR3 e uma GTX 970 Strix rodando diária no overclock (1475 MHz GPU / 7500 MHz memória -> é um overclock até leve). Eu moro no Ceará (quente o ano todo).

Hoje estou com um Hyper T4 refrigerando o CPU, e a temperatura está batendo nas mesmas que você quando em jogos pesados, e jogando o Crysis 3 aqui está batendo 81ºC. Entrei em contato com a Intel e eles me disseram que é normal, que pode trabalhar normalmente com essa temperatura, e até aí tudo bem, porque eles fabricam o CPU, mas e a placa-mãe? Porque querendo ou não essa temperatura não é saudável para a placa-mãe, tanto é que minha placa-mãe ficou instável, dando alguns resets de BIOS e acabou perdendo o x16 no slot da placa de vídeo. Resumindo: perdi minha placa-mãe. Ela já estava com 2 anos de uso, então creio que ao longo do tempo ela foi ficando debilitada e as temps altas do i7 (que coloquei recentemente) devem ter finalizado ela. Como eu uso o PC mais para trabalho que para jogos não posso ficar com a máquina instável.

Eu comprei um Cooler Master Masterliquid Lite 120 pra diminuir essa temperatura, e ainda estou esperando chegar, mas sei que ficarão mais baixas, e se trabalhar na casa dos 60ºC pra mim está ótimo. Seu i7 é muito quente mesmo, mais que o meu, então pra baixar isso aí você pode mandar pra gente fotos do PC aberto pra gente ver como está o seu sistema de refrigeração, ou então pegar logo um Water Cooler com radiador duplo. Essa é minha opinião. Veja o que mais o pessoal te recomenda.

Quanto à sua placa de vídeo a temperatura está ótima. A minha GTX 970 aqui com over roda em 70~71ºC em jogos com a ventoinha em 65~69%, então está perfeito. Essas placas desligam mesmo a ventoinha para diminuir o barulho, então a ventoinha só liga quando as temperaturas ficam mais altas. Eu configurei o perfil da minha para somente ligar quando bater 60ºC.

Fique com Deus!

Postado
1 hora atrás, Eduardo Falcão Teixeira disse:

A temperatura alta do i7-7700K costuma ser sempre em função da tensão alta do core voltage, que é controlado automaticamente pelo BIOS. Como ele tem turbo de 4.4Ghz nos quatro núcleos (4.5Ghz acho que é em um ou dois núcleos), a placa-mãe costuma deixar o core voltage acima de 1.3v, até 1.4v. Normalmente dá para baixar para 1.25v, às vezes até 1.2 ou 1.22v. A temperatura pode cair por volta de 10-15ºC.

Você pode rodar o teste de estresse do AIDA64 com apenas CPU marcado para ver como fica o core voltage. Se passar de 1.3v é porque está desregulado. Até 1.27v é muita coisa. E o teste de CPU é fraco, então pode ser que no Prime95 ele suba ainda mais. Mas não recomendo rodar o Prime, especialmente se não abaixa de 70ºC em jogos.

Poste aqui depois os resultados.

Mas a placa de vídeo pode estar influenciando nas temperaturas - que por sinal está com ótimas temperaturas. Placa de vídeo roda quente mesmo, alguns modelos até acima de 90ºC em alguns componentes (GPU, VRM, etc). Entre 70 e 80ºC é normal, especialmente no calor brasileiro.

O H55 não é nenhuma maravilha, mas se você ajustar o core voltage legal, deve segurar com folgas abaixo de 70ºC. E a sua placa-mãe é boa, então não vejo porque você não pode conseguir abaixar o core voltage para 1.25v. 

Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

A temperatura alta do i7-7700K costuma ser sempre em função da tensão alta do core voltage, que é controlado automaticamente pelo BIOS. Como ele tem turbo de 4.4Ghz nos quatro núcleos (4.5Ghz acho que é em um ou dois núcleos), a placa-mãe costuma deixar o core voltage acima de 1.3v, até 1.4v. Normalmente dá para baixar para 1.25v, às vezes até 1.2 ou 1.22v. A temperatura pode cair por volta de 10-15ºC.

Você pode rodar o teste de estresse do AIDA64 com apenas CPU marcado para ver como fica o core voltage. Se passar de 1.3v é porque está desregulado. Até 1.27v é muita coisa. E o teste de CPU é fraco, então pode ser que no Prime95 ele suba ainda mais. Mas não recomendo rodar o Prime, especialmente se não abaixa de 70ºC em jogos.

Poste aqui depois os resultados.

Mas a placa de vídeo pode estar influenciando nas temperaturas - que por sinal está com ótimas temperaturas. Placa de vídeo roda quente mesmo, alguns modelos até acima de 90ºC em alguns componentes (GPU, VRM, etc). Entre 70 e 80ºC é normal, especialmente no calor brasileiro.

O H55 não é nenhuma maravilha, mas se você ajustar o core voltage legal, deve segurar com folgas abaixo de 70ºC. E a sua placa-mãe é boa, então não vejo porque você não pode conseguir abaixar o core voltage para 1.25v. 

Eu fiz o teste do Aida 64

image.thumb.png.afc464a1e0f20c2964737717fedc1105.png

Postado

@Eduardo Falcão Teixeira você tirou o print durante o teste? Porque 1.26v de core voltage máximo está razoável. As temperaturas máximas não estão uma maravilha, mas está tudo abaixo de 70ºC (se bem que vai subir bem mais no verão).

Se puder fazer de novo, abra o CPU-Z para conferir se o core voltage bate nos dois (esqueci de dizer para ver no CPU-Z). Às vezes dá diferença, e o AIDA é meio simples nessas leituras. 

Se o core voltage for isso mesmo, você pode tentar descer para 1.2v ou 1.22v. Se está baixo no auto, talvez dê para deixar em 1.2v.

O teste do AIDA não estressa a VGA, então a VGA pode estar jogando as temperaturas acima de 70ºC, porque na hora do print a CPU estava com a média de 54ºC (se o print foi tirado no meio do teste). Aí tem que ver a refrigeração do gabinete, a instalação do water cooler, etc. Eu moro no Rio e está fazendo 20-22ºC. Vai chegar dezembro e vai subir para 33-35ºC. A VGA vai esquentar mais e o seu sistema não vai segurar um aumento de 10-15ºC em cima do que está agora, pode ter certeza.

Vê aí se o core voltage bate no CPU-Z também. Se for isso mesmo, tente abaixar para 1.2 / 1.22v.

Pode inverter a posição do fan do radiador do H55 e colocar para dentro. Mas se fizer isso, o ideal é colocar um ou dois fans no teto do gabinete soprando o ar para fora. O ar vai entrar no radiador do H55 e sair pelo teto? Entende? Não vai afetar nada no gabinete. Bem melhor do que colocar de dentro para fora. Se você fizer isso, já tira o calor da VGA da equação.

Onde o H55 está instalado?

Postado
5 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Falcão Teixeira você tirou o print durante o teste? Porque 1.26v de core voltage máximo está razoável. As temperaturas máximas não estão uma maravilha, mas está tudo abaixo de 70ºC (se bem que vai subir bem mais no verão).

Se puder fazer de novo, abra o CPU-Z para conferir se o core voltage bate nos dois (esqueci de dizer para ver no CPU-Z). Às vezes dá diferença, e o AIDA é meio simples nessas leituras. 

Se o core voltage for isso mesmo, você pode tentar descer para 1.2v ou 1.22v. Se está baixo no auto, talvez dê para deixar em 1.2v.

O teste do AIDA não estressa a VGA, então a VGA pode estar jogando as temperaturas acima de 70ºC, porque na hora do print a CPU estava com a média de 54ºC (se o print foi tirado no meio do teste). Aí tem que ver a refrigeração do gabinete, a instalação do water cooler, etc. Eu moro no Rio e está fazendo 20-22ºC. Vai chegar dezembro e vai subir para 33-35ºC. A VGA vai esquentar mais e o seu sistema não vai segurar um aumento de 10-15ºC em cima do que está agora, pode ter certeza.

Vê aí se o core voltage bate no CPU-Z também. Se for isso mesmo, tente abaixar para 1.2 / 1.22v.

Pode inverter a posição do fan do radiador do H55 e colocar para dentro. Mas se fizer isso, o ideal é colocar um ou dois fans no teto do gabinete soprando o ar para fora. O ar vai entrar no radiador do H55 e sair pelo teto? Entende? Não vai afetar nada no gabinete. Bem melhor do que colocar de dentro para fora. Se você fizer isso, já tira o calor da VGA da equação.

Por isso havia pedido a ele pra mandar fotos pra ver como montaram a refrigeração no gabinete =)

Postado

3 horas atrás, Contiusa disse:

Onde o H55 está instalado?

Eu já vou tirar a foto de dentro do gabinete. Só uma coisa, enquanto eu rodava esse aida o meu bf estava travando muito, muito mesmo! estava rodando na faixa de 110 fps e parecia estar a 30. Isso é normal?

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...