Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um amigo meu mexendo na placa do motor após reinstalar o trilho acabou trocando um jumper de tensão,  ele nao soube me explicar só me disse q tinha 3 pinos e um marcava 127, e no outro 220v mas so viu depois que trrocou e deu um pequeno estouro.

Ele me disse que o fusível não abriu pelo menos visualmente

Não estou com a placa ele vai me trazer amanhã pra dar uma olhada

Nesses caso de ligar em tensões errada o que costuma queimar?

Postado

placa de portão eletrônico tem circuito simples... o que você tem que se preocupar mais são os ci dele. Saiu da tensão já podem queimar, dar curto e o caramba...

Se o ci for programável... perdeu o ci perdeu a placa. A partir daí só com assistência técnica especializada do fabricante ou fazer gambiarra com ci próprio.

De resto essa placas ao meu ver ter circuitos simples só ir com multímetro e testando.

Postado
45 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Nesses caso de ligar em tensões errada o que costuma queimar?

O transformador. As vezes queima o resto da placa, mas é tão rápido que nem dá tempo.

Já consertei algumas, para consertar eu faço o seguinte:

Primeiro eu meço os terminais do transformador para ter certeza que queimou, se estiver queimado eu o retiro da placa.

Aí começo a testar os diodos retificadores, capacitor, 7805 (ou outro regulador que esteja lá).

Se tudo estiver bom soldo dois fios no lugar do transformador ligo uma fonte externa de 12V e testo a placa.

Para testar faço assim:

Aciono o controle remoto e vou vendo se os relés atracam, se os pinos de fim de curso atuam, se chega tensão no triac/opto acoplador, se é possível gravar/excluir controle e por aí vai.

Estando tudo OK é só arranjar outro transformador pra por no lugar.

Se não funcionar vou por partes, primeiro testo o receptor de RF, se estiver bom, vejo os outros coisas como driver dos relés ou outros componentes que estejam ligados ao micro controlador, se tudo estiver bom aí é o micro mesmo.

• Curtir 1
Postado

Não achei o datasheet disso ai... talvez seja uma marcação doida de fabricante...

Me metendo de doido aqui, mas me chamou a atenção... um triac de frente não é da esquerda para direita entrada 1 entrada 2 e base? Se for da forma que você fala a base de controle está indo para o comum do relé que pode estar aberto ou fechado sem controle... não faz muito sentido... a não ser se você está olhando invertido ou coisa do tipo.  Ou que triacs tem configuração diferentes...

Se você acha que pode ter problema seria de se retirar o mesmo e fazer testes para identificar...

com a palavra o mestre ou quem vier ajudar ^^

Postado

@Bommu Perneta o terceiro pino é o Gate, este deve ser ligado ao opto acoplador. 

@Jaime Francisco da Silva Sim é um triac. Para que entenda como ele funciona é como se fosse um transistor para CA, no caso ele controla a velocidade do motor através de pwm. 

Com o triac retirado da placa os dois terminais que estão ligados no relé e no borne de força não devem ter resistência em hipótese alguma, se tiver está em curto. 

Já o terminal que sobrou, o Gate este que está ligado ao opto acoplador deve ter uma resistência baixa com os outros terminais, se for infinita o triac está aberto. 

Esse teste não é muito confiável, mas da para ter uma ideia se está bom ou não. Não imagino que ele esteja queimado, já que no momento da sobre tensão não passou corrente por ele, pois o motor estava desligado. 

Postado
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

o terceiro pino é o Gate, este deve ser ligado ao opto acoplador. 

Pior que ele não numerou... assumi que o primeiro ia no acoplador e o ultimo ia no relé hehehe enfim... se tiver invertido está correto ^^

Postado
8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Pior que ele não numerou... assumi que o primeiro ia no acoplador e o ultimo ia no relé hehehe enfim... se tiver invertido está correto ^^

Fui pela lógica de que o Gate é o terceiro pino em quase todos os triacs que eu já vi, e veja também que o terceiro pino é o mais próximo do opto acoplador, ali em baixo teve ter uma trilha reta. 

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Se forem magnéticos, coloque o multímetro em ohm nos terminais e com o portão fechado ou aberto (depende do sensor) da zero, no meio do caminho da infinito. 

Se o sensor tiver fora do portão, encoste um imã para fechar o contato. 

Se forem de pressão, é o mesmo que um interruptor comum. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!