Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Dual Processors!


KunLan

Posts recomendados

Saudações colegas do Forum.

Queria solicitar uma informação, já faz um bom tempo que eu tenho pensando em montar uma maquina decente e li esses dias em um artigo sobre placas mãe com 2 processadores. Eis a minha pergunta, vale a pena? compensa a velocidade de processamento? Qual modelo bom para comprar... ?? Marca?? queria gastar até ums 600 reais na placa mãe... se caso tiver uma que corresponda a essa soma.

qualquer ajuda é valida.

Um abraço

KunLan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dê uma pesquisada aqui no fórum, tem inúmeros tópicos sobre isso.

Placas para 2 (ou mais) processadores existem há muitos anos...

Mas para usuários "comuns", não vale a pena. O ganho de desempenho só existe em programas FEITOS PARA 2 processadores, ou em sistemas que realmente rodem mais de 1 programa simultaneamente.

Mesmo assim, lembre-se que 2 processadores de 1GHz não vão ter nem perto do desempenho de 1 processador de 2GHz. E o custo vai ser BEM maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a 2 anos atras uma placa-mãe dual (A7M266-D) para atlhon MP custava mais de R$ 1000,00 sem falar no preço dos processadores. além disso é como o coelho72 disse, para você aproveitar isso você precisa de programas otimizados para rodar em paralelo e o ganho para um usuário comum não é tão grande assim. Se você não trabalha com programação paralela e cluster, não compensa o custo x beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações colegas do Forum.

Queria solicitar uma informação, faz um bom tempo que eu tenho pensando em montar uma maquina decente e li esses dias em um artigo sobre placas mãe com 2 processadores. Eis a minha pergunta, vale a pena? compensa a velocidade de processamento? Qual modelo bom para comprar... ?? Marca?? queria gastar até ums 600 reais na placa mãe... se caso tiver uma que corresponda a essa soma.

qualquer ajuda é valida.

Eu sou um dos q defendem o uso de uma placa dual, mas tenha em mente uma coisa se você vai montar uma dual para ter um bom hardware de jogos esqueça, vai pagar caro e não vai aproveitar as vantagens do duplo processamento simétrico, pois como já foi falado aqui só programas desenvolvidos para duplo processamento tiram proveito disso e jogos não são feitos para aproveitar isso.

Agora se você quer uma super máquina para edição de Audio e, principalmente, de Video ai você vai tirar muita vantagem disso.

Mas não pense você q vai achar placas duais no brasil por R$ 600,00, no mínimo R$ 1200,00.

As melhores placas duais que conheço são fabricadas pela Tyan ela tem uma da série Tyger para Opteron que é uma beleza, da uma olhada nela aqui. Já andei cotando ela e niguem fez por menos de R$ 1.200,00 a placa e R$ 740,00 o processador Opteron serie 241.

A grande vantagem do duplo processamento é evidente, e nesse ponto discordo dos outros colegas.... imagine a seguinte situação: você esta digitalizando 2h de filme analógico, mas não pode perder tempo e quer já ir editando outro video.... num AthlonXP isso é impossível de ser feito, num Pentium 4 só se tiver o recurso HT (ops! esse recurso simula duplo processamento) e mesmo assim de forma sofrida, pois o HT só funciona bem quando apenas parte dos recursos do processador estão sendo usados... a solução mais sensata é o duplo processamento... com o duplo processamento isso é possivel de ser feito sem perda de frames na captura analógica e sem perda de tempo na edição.

O duplo processamento é o futuro e suas vantagens são óbvias, tanto é assim q os dois grandes fabricantes de processadores (Intel e AMD) já anunciáram processadores com duas pastilhas de ciclício, q na pratica é um duploprocessamento dentro do mesmo processador.

Com duplo processamento você pode ter mais desempenho com menos clock, por isso os processadores com duas pastilhas.

Se o duplo processamento não touxesse maior desempenho não seria usado em servidores e Super Computadores, tem um na china com mais de 50.000 Intel Xeon... :blink::tantan: e olha q ele não estava em primeiro lugar entre os Super computadores... editar um vídeo num monstro desses é até sacanagem... não vai demorar nem 1 minuto, piscou tá pronto.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rgdl@24 ago 2004, 20:28

Se o duplo processamento não touxesse maior desempenho não seria usado em servidores e Super Computadores, tem um na china com mais de 50.000 Intel Xeon... :blink::tantan: e olha q ele não estava em primeiro lugar entre os Super computadores... editar um vídeo num monstro desses é até sacanagem... não vai demorar nem 1 minuto, piscou tá pronto.

inté+

Mas isso, como foi dito, depende da aplicação, não adianta eu monta um sistema dual para usar word e games, não vou ter muito ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso, como foi dito, depende da aplicação, não adianta eu monta um sistema dual para usar word e ames, não vou ter muito ganho de desempenho.
Concordo plenamente, é por isso que comecei a responder o tópico dizendo que não adianta o cara montar uma maquina dessas para jogos e, como você disse word e intenet... Só vale a pena ter uma máquina dessas se, no mínimo, o cara faz edição de vídeo, pois a maioria dos programas de edição de vídeo é habilitado para trabalhar com duplo processamento.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!