Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, estou estudando sobre eletronica mas meu conhecimento ainda não é muito para resolver isso.

Peguei essa parte de uma lanterna e pensei em montar um abajur.
Tenho algumas dúvidas para fazer isso, se alguem puder ajudar agradeço.

Imaginei medir o valor de 1 led com o multimetro e depois multiplicar pelo numero de Leds que tem nessa placa (15)

Ou seja 2v para cada led X15 seria = a 30V.

Mas 30v não seria muito para ligar apenas 15 leds?

Testando com um multímetro as 5 do meio eles acendem, mas as outras 10 de fora não, mas acho que é por causa da tensão. 

Queria usar uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

Usando a analogia da água, imaginei usar uma mangueira e colocar o dedo na ponta, eu uso menos água mas com mais pressão.

Confusão hahahaha

Tirei umas fotos e fiz uma montagem na ultima com o circuito frente e verso juntos para ajudar no entendimento do circuito.

Resistor Beige - 6.8 Ohms 5% -  Azul | Cinza | Dourado | Dourado

Resistor Azul - 5 Ohms 5% -  Verde | Preto | Dourado | Dourado

Obrigado!

FrontLanterna.thumb.jpg.818d35b2a897523c7e77ccfa5ec85895.jpgbackLanterna.thumb.jpg.36f2d9fb6f5bc3c06f989953ea8fc4b1.jpg

FrontBackLanterna.thumb.jpg.bb1ac6fa9eb5ec92727aabbd5691d596.jpg

• Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Fe Almeida disse:

uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

sim claro. Penso que pode ligar até direto entre o (+) e (-). O 2º (-) é pra alterar o brilho...Mas... tipo isso: retire 1 dos resistores e ligue um em série com outro e enfim... resumindo... a matemática complexa da coisa:

led = 3V => I=(5-3)/R = 2/(6.8+5) = 169mA pra dividir pra 15 leds em paralelo=11mA em cada... ou algo do gênero

Melhor que todos os leds estejam ok e bem soldados pra não exagerar na corrente individual ok?

rápido d+?

Se ficar fraco ligue como disse no início: só com 1 resistor mesmo...

• Curtir 1
Postado

Isadora, obrigado por responder. Um pouco rápido hahahaha, mas deixa ver se entendi

o led é igual ou maior que 3V 
Corrente é igual 5-3 dividido pela resistencia 2/6.8+5 (não entendi esses valores) que chegaram em 169mA

Tiro esse resistor azul
Uma fonte de energia de quanto você fez esse calculo?
Muito obrigado pela ajuda, desculpe não entender tudo.

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Fe Almeida disse:

Resistor Beige - 6.8 Ohms 5% -  Azul | Cinza | Dourado | Dourado

Resistor Azul - 5 Ohms 5% -  Verde | Preto | Dourado | Dourado

Bem...já conheces o quasiobsoleto código de cores que atravessou milênios literalmente,

17 horas atrás, Fe Almeida disse:

estou estudando sobre eletronica

já aprendeste a lei de ohm,...

14 horas atrás, Fe Almeida disse:

Corrente é igual 5-3 dividido pela resistencia

...em breve vais aprender que a ligação em série de resistores é uma simples soma

6.8+5

Ou seja, deves retirar (dessoldar) o resistor e ligar em série com o outro. Mas como disse, talvez nem. Penso que este led deve suportar 20mA então deve poder ligar direto o 5V no (+) e (-). No R de 5: maior corrente e  brilho, no de 6.8... menores. Lembra-te da lei de ohm?

desculpe não entender tudo

se entendesses tudo que escrevi de primeira, serias o único kk.

Se precisar, conte comigo: 1..2..3..4 (af ndv!)

abç

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!