Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Desligando Sozinho - Problema na Fonte


Posts recomendados

Bom dia, Clube do Hardware!

 

Este é o meu primeiro tópico. Me chamo Lucas Pimenta e sou desenvolvedor de Software. Trabalho atualmente com RPA (Robotic Process Automation). Eu diria que como técnico eu sou um bom programador hahahaha. Não tenho muito conhecimento com Hardware e sei somente o básico mesmo.

 

Sem mais delongas, vou explicar o meu problema e espero que vocês possam me ajudar (espero também que o tópico não fique muito cansativo).

Pois bem, há algumas semanas atrás tive que trocar minha Motherboard porque segundo a análise do técnico, a mesma estava em curto, o que resultava no não-boot da máquina (todos os coolers ligavam, leds, fonte etc... mas o PC não startava). Após a troca da Motherboard, tudo voltou a funcionar normalmente. Aproveitei e comprei também uma placa de vídeo nova, já que a minha estava ultrapassada.

Pouco mais de alguns dias após a troca, começou a dar problema no computador novamente. Dessa vez, ele liga e após alguns instantes desliga sozinho. Às vezes ele acaba nem ligando novamente. Tenho que retirar da tomada, aguardar um tempo, conectar novamente e em seguida tentar de novo. O engraçado é que em certos momentos o PC liga normalmente (após várias tentativas e até mesmo de primeira) e permanece ligado como se não houvesse nenhum problema.

Andei pesquisando bastante, principalmente aqui no Clube do Hardware, e cheguei à conclusão de que pode ser a minha fonte (caso não seja, por favor, me corrijam). O problema é que não faço ideia de que fonte comprar. Se fosse há uns 4 anos atrás, eu mesmo já teria noção do que comprar, mas atualmente muita coisa mudou e estou completamente perdido na minha escolha.

 

Segue minha configuração:

 

Motherboard: ASUS M5A78L-M LX/BR

CPU: AMD Bulldozer FX6100 3.3GHZ

RAM: HyperX DDR3 4GB 1333mhz

HD: SATA 7200RPM 500GB

Placa de vídeo: NVIDIA Zotac GeForce 1050TI 4GB

Fonte: XFX 550W PRO 80 Plus Bronze**

 

** Já é a segunda vez que a Fonte XFX dá problema comigo. Por este motivo, se puderem me indicar uma outra marca, eu agradeço.

 

Agradeço desde já a paciência e ajuda de todos!

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasPimenta seja bem vindo ao CdH. 

 

Todos os sintomas que você falou indicam, realmente, um problema na fonte. Algumas informações complementares se fazem necessárias:

- Você está utilizando estabilizador de tensão?

- Está utilizando filtro de linha? Se sim, é de boa qualidade?

- Está utilizando nobreak? Se sim, qual?

- Ocorrem variações de tensão na rede elétrica? E interrupções de fornecimento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo bem sincero... eu não diria que o problema é a fonte. Claro, pode ser que seja ela sim, toda peça corre risco de dar defeito. Mas se fosse para chutar, eu chutaria é na placa-mãe mesmo: esse modelo não é compatível com o seu processador. A AMD diz que é, mas na real, é apenas gambiarra que eles fizeram para ligar, você acaba tendo todo tipo de problema aleatório quando coloca essas mobos 78 com processador FX.

 

Eu sugiro se focar nisso, pegar uma plataforma nova. Mas se quiser uma fonte, pode pegar uma CX430w ou a CX450w (se o preço for o mesmo), você acha na Pichau / Kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Kleber Peters disse:

@LucasPimenta seja bem vindo ao CdH. 

 

Todos os sintomas que você falou indicam, realmente, um problema na fonte. Algumas informações complementares se fazem necessárias:

- Você está utilizando estabilizador de tensão?

- Está utilizando filtro de linha? Se sim, é de boa qualidade?

- Está utilizando nobreak? Se sim, qual?

- Ocorrem variações de tensão na rede elétrica? E interrupções de fornecimento?

 

Olá Kleber! Tudo bem? Obrigado pela ajuda!

 

Segue as considerações:

 

- Você está utilizando estabilizador de tensão? - Sim, porém já retirei e continuou a mesma coisa.

- Está utilizando filtro de linha? Se sim, é de boa qualidade? Sim, não consigo te afirmar se é de boa qualidade, porém, tantei tentei diretamente na tomada e o mesmo problema aconteceu.

- Está utilizando nobreak? Se sim, qual? Não.

- Ocorrem variações de tensão na rede elétrica? E interrupções de fornecimento? Não. Até o momento não houve nenhum problema desse tipo.

 

Algumas outras considerações: A placa-mãe ASUS possui um sistema Anti-surge. No começo, toda vez que acontecia o problema o alerta de Anti-Surge era exibido. Pesquisei bastante e ocorre muito falso-positivo. Por esse motivo, desativei o Anti-surge na BIOS. O problema persiste, porém, a mensagem de Anti-Surge não é mais exibida.

Em certos momentos, a luz do mouse acaba ficando acesa (indicando que está passando energia), mas quando starto, o computador só pisca e em seguida desliga. Só dá um suspiro, sabe? hahaha. Depois que desligo da tomada, aguardo um tempo e tento ligar novamente, ele inicia, mas alguns segundos depois torna a desligar repentinamente.

 

Citação

Sendo bem sincero... eu não diria que o problema é a fonte. Claro, pode ser que seja ela sim, toda peça corre risco de dar defeito. Mas se fosse para chutar, eu chutaria é na placa-mãe mesmo: esse modelo não é compatível com o seu processador. A AMD diz que é, mas na real, é apenas gambiarra que eles fizeram para ligar, você acaba tendo todo tipo de problema aleatório quando coloca essas mobos 78 com processador FX.

 

Eu sugiro se focar nisso, pegar uma plataforma nova. Mas se quiser uma fonte, pode pegar uma CX430w ou a CX450w (se o preço for o mesmo), você acha na Pichau / Kabum.

 

Antes da Motherboard dar problema, eu tinha uma do mesmo modelo. Nunca tive problemas com ela. O único problema que tiver foi com a fonte XFX (que queimou devido à uma forte chuva). Então acabei comprando uma igual. Mas vou considerar essa possibilidade! Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, LucasPimenta disse:

- Você está utilizando estabilizador de tensão? - Sim, porém já retirei e continuou a mesma coisa.

- Está utilizando filtro de linha? Se sim, é de boa qualidade? Sim, não consigo te afirmar se é de boa qualidade, porém, tantei tentei diretamente na tomada e o mesmo problema aconteceu.

- Está utilizando nobreak? Se sim, qual? Não.

- Ocorrem variações de tensão na rede elétrica? E interrupções de fornecimento? Não. Até o momento não houve nenhum problema desse tipo.

Sobre o estabilizador, jogue fora! Se for constatado problema na fonte, pode ter certeza que foi ele o causador. Fontes boas, como é o caso das XFXs, além de não precisar de estabilizador, são danificadas por este tipo de equipamento. 

Faça os seguintes testes:

1 - Retire a VGA e veja se o equipamento liga. Se sim, a fonte não está conseguindo alimentar o sistema, indicando que está com alguma avaria.

2 - Teste com outra fonte, tanto sem quanto com a VGA. Se funcionar sabemos que é ela. 

3 - Sim, existe a possibilidade de ser a placa-mãe. Apesar de funcionar, o chipset da sua placa-mãe não foi desenvolvido para os FXs, o que, como disse o colega @Imakuni , causa uma série de problemas e instabilidades, podendo inclusive danificar a placa-mãe (acredito que por conta da demanda energética dos FXs). O ideal seria utilizar chipset 9x0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Sobre o estabilizador, jogue fora! Se for constatado problema na fonte, pode ter certeza que foi ele o causador. Fontes boas, como é o caso das XFXs, além de não precisar de estabilizador, são danificadas por este tipo de equipamento. 

Faça os seguintes testes:

1 - Retire a VGA e veja se o equipamento liga. Se sim, a fonte não está conseguindo alimentar o sistema, indicando que está com alguma avaria.

2 - Teste com outra fonte, tanto sem quanto com a VGA. Se funcionar sabemos que é ela. 

3 - Sim, existe a possibilidade de ser a placa-mãe. Apesar de funcionar, o chipset da sua placa-mãe não foi desenvolvido para os FXs, o que, como disse o colega @Imakuni , causa uma série de problemas e instabilidades, podendo inclusive danificar a placa-mãe (acredito que por conta da demanda energética dos FXs). O ideal seria utilizar chipset 9x0.

 

1- Vou fazer o teste conforme você me indicou. Não entendo muito, mas olhei uns reviews e a Zotac GTX 1050 TI Mini consome somente 75w, sendo que ela nem possui entrada para PCI-6pinos (é direto no slot da Motherboard)

2- Infelizmente não possuo outra fonte para fazer o teste. Se constatado alguma possibilidade de ser a fonte, vou partir imediatamente para a compra.

3- Fico muito triste em saber disso. Na descrição da Motherboard, sendo ela socket AM3+, diz que suporta os FX's numa boa. Realmente não sabia desse detalhe. Futuramente vou me atentar à isso.

 

Vou ficar no aguardo de mais algumas opiniões para chegar à uma conclusão!

 

** Por favor pessoal, se alguém já passou por algo parecido, por favor, se pronuncie. Já faz mais de 6 meses que estou sem computador (contando com o problema da Motherboard que estava em curto)

 

Agradeço a ajuda até então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...