Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou com um problema com os meus secadores. Possuo 2 modelos, sendo um Taiff e outro Gama, ambos de 2000w de potência. O que ocorre é que ao ligá-los, eles aquecem demais. Pesquisei sobre o problema e fui orientada a trocar a tomada antiga (10a) para a do novo padrão (20a). Troquei. Ainda utilizo uma extensão e um adaptador, o famoso benjamim, para encaixar a tomada com os pinos de 4,8mm. Mesmo assim, eles aquecem e chegam a derreter o benjamim. Aí comprei um adaptador de 20a para 10a. Também derrete. Logo, chego a conclusão, de que não tenho outra opção, se não trocar o aparelho. A casa que eu moro é alugada e bastante antiga. Não será possível trocar a fiação no momento. Então a minha dúvida é: posso trocar os cabos dos secadores para cabos de 10a? Funciona normalmente ou corro risco de danificar o aparelho ou mesmo a fiação da casa?

Desde já, agradeço.

• Curtir 1
Postado

Olá,

O novo padrão pelo o que eu saiba não especifica corrente mínima, e se for 110V 20A estaria aceitável apenas se não ligar os dois ao mesmo tempo. Trocar o cabo do secador com certeza não adianta pois ele é projetado para a corrente que ele puxa, o problema parece estar nesses adaptadores/benjamins que você comprou, com certeza a bitola é fina, está escrito neles que são para 20A?

EDIT: O que o @andremassuia disse é extremamente relevante. O que aquece é a parte mais 'fina' da fiação, se os fios forem finos dentro da parede, ou se tiver uma emenda mal feita, com certeza o risco é muito grande de incêndio, uma vez o isolamento derretendo um arco inicia incêndios facilmente nos mais variados materiais.

• Curtir 1
Postado

@Bruna Gutierrez  O problema ai é que voce esta puxando quase 18A de uma tomada feita para aguentar 10A... não tem adaptador que resolva, e extensão/benjamim numa corrente dessas pode provocar ate um incêndio... a solução seria trocar a tomada por uma de 20A e ligar o secador direto nela com cados e tomadas originais...

Eu tenho um soprador termico de 1800W 110V que também derretia tomadas... no meu caso eu troquei a tomada de 20A por uma tomada de 10A, com pino de latão oco,  porém eu enchi o pino com solda junto com  um pedaço de fio 2,5mm, e soldei todas as conexões, a tomada e o pino mal aquecem... porém no meu caso a tomadas é padrão antigo, de louça padrão americano, com chapas de contato grossas e bem construídas... se eu ligar esse soprador em uma tomada de 10A dessas novo padrão, provavelmente ela derrete em 10 minutos...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Bruna Gutierrez  complementando o que os colegas disseram...

2000w dividido por 110V dá 18A.  Em 220V daria 9A

Percebas que apenas um secador já chega no limite da tomada. Benjamin é você piorar as coisas. 

Fiação mais forte, e tomada mais forte (20A) é a solução. Está esquentando porque a tomada/benjamim tá esquentando. Isso é fogo, literalmente

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Bruna Gutierrez disse:

Olá.

Estou com um problema com os meus secadores. Possuo 2 modelos, sendo um Taiff e outro Gama, ambos de 2000w de potência. O que ocorre é que ao ligá-los, eles aquecem demais. Pesquisei sobre o problema e fui orientada a trocar a tomada antiga (10a) para a do novo padrão (20a). Troquei. Ainda utilizo uma extensão e um adaptador, o famoso benjamim, para encaixar a tomada com os pinos de 4,8mm. Mesmo assim, eles aquecem e chegam a derreter o benjamim. Aí comprei um adaptador de 20a para 10a. Também derrete. Logo, chego a conclusão, de que não tenho outra opção, se não trocar o aparelho. A casa que eu moro é alugada e bastante antiga. Não será possível trocar a fiação no momento. Então a minha dúvida é: posso trocar os cabos dos secadores para cabos de 10a? Funciona normalmente ou corro risco de danificar o aparelho ou mesmo a fiação da casa?

Desde já, agradeço.

Somente invista na troca da tomada colocando uma dupla e evite os benjamins, pois não são como os de antigamente ou de marcas de qualidade. A maioria é vindo da china e são muito mal feitos, são de latão muito frágeis e não de cobre.

Então ao invés de gastar trocando os cabos dos secadores veja a questão da tomada. Até porque os cabos de secadores potentes são de ótima qualidade e superdimensionados.

adicionado 13 minutos depois
1 hora atrás, Bruna Gutierrez disse:

fui orientada a trocar a tomada antiga (10a) para a do novo padrão (20a). Troquei. Ainda utilizo uma extensão e um adaptador, o famoso benjamim, para encaixar a tomada com os pinos de 4,8mm.

Ah tá. Já trocou. Vou pesquisar...

adicionado 39 minutos depois

Não havia reparado que você já trocou a tomada e usa extensão.

@Bruna GutierrezEstes adaptadores da Pial Legrand são de qualidade e dificilmente derreterão.

Sugiro, se for utilizá-los, que sejam dois. Um para cada secador e que sua extensão seja de várias tomadas e não apenas um conector.

O adaptador suporta 10A em 250V e 20A em 125V.

Segue o link dos adaptadores e da extensão:

plug-adaptador-2pt-10a-preto-para-antigo-pial legrand

extensao-eletrica-bivolt-com-5-tomadas-2-p-t-10-a-com-cabo-de-5-metros-tramontina

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!