Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um amigo que me disse que havia comprado um som para o carro com 2000 W de potência (e no corpo do som estava realmente escrito "2000W") ... eu pirei na hora...

Quis ver a bateria e tava escrito lá: "12V-60A". Fazendo uma conta rápida, 60*12=720W, ou seja, essa deveria ser a potência máxima pra um som de carro...

De onde saem esses 2000W? 

Postado

Ola.

Por alto... a bateria armazena 60Ah ( Amperes / hora )

Então,

se em 1 hora ela pode alimentar 720 Watts ,

em meia hora ela alimenta 1440 Watts ,

em 15 minutos ela alimenta ....  e assim por diante.

Se o motor do carro estiver desligado a bateria vai durar apenas uns poucos minutos caso ele resolva abrir o som ao máximo .

• Amei 1
Postado
45 minutos atrás, Niell disse:

Tenho um amigo que me disse que havia comprado um som para o carro com 2000 W de potência (e no corpo do som estava realmente escrito "2000W") ... eu pirei na hora...

Quis ver a bateria e tava escrito lá: "12V-60A". Fazendo uma conta rápida, 60*12=720W, ou seja, essa deveria ser a potência máxima pra um som de carro...

De onde saem esses 2000W? 

Estes 2000W serão de pico PMPO. Em 2 ohms. Somando-se todas as saídas.

Para cálculo rápido sem fórmulas matemáticas é:

2000W em 2 ohms;

1000W em 4 ohms;

500W em 8 ohms se o manual informar que aceita. Pois se não aceitar, ligar falantes de 8 ohms queimará as saídas.

Falantes de 8 ohms somente em associações.

adicionado 2 minutos depois

Para potências acima de 1000W é recomendado bateria extra e mega capacitor.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Em grande parte das vezes PMPO significa Potência Máxima Para Otários e o equipamento não consegue entregar nem 10% disso dai...

E, corrigindo o errôneo entendimento do colega 12V@60A não define a máxima corrente que a bateria consegue entregar e sim sua capacidade de entrega contínua e de valor constante em uma hora de dreno..

12V@60A deve ser entendido que ela se for submetida a uma descarga constante conseguirá entregar o valor de 60A, contínuamente, durante uma hora, pelo menos. Outros fatores limitam sua corrente máxima, podendo às vezes ser muito superior a 10 vezes essa sua capacidade de entrega em uma hora. Claro que ai não conseguirá entregar energia por uma hora e sim por 10 vezes menos, aproximadamente..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Complementando ao que o @faller  falou, pegue um microfone, e ponha na frente do alto-falante. Aumente o volume e terás uma microfonia. Tente aumentar até o volume máximo, e verás que o barulho é muito alto... mas isso NÃO É MÚSICA. 

Bora para o inmetro?

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/potSonora.asp

Citação

Ensaios Realizados e Resultados Obtidos

Valores de Potência RMS e PMPO declarados pelo fabricante

Antes da realização dos ensaios previstos, foram comparados os valores de potência RMS e PMPO declarados pelos fabricantes. Cabe ressaltar que, como não existe norma técnica que defina parâmetros para medir a potência PMPO, comparamos apenas os valores declarados pelos fabricantes e verificamos a relação RMS/PMPO, ou seja quantas vezes o valor PMPO é maior que o RMS.

Resultados: Os valores declarados para potência PMPO se elevam a até 50 vezes o valor RMS. Como não existe procedimento técnico normalizado, cada fabricante desenvolve seu próprio método para medir a potência de seus equipamentos e a relação RMS/PMPO varia de fabricante a fabricante, impossibilitando assim que o consumidor faça uma comparação entre aparelhos de marcas diversas.

Os resultados encontrados ao compararmos a Potência RMS X PMPO demonstra que há um abuso no uso desse parâmetro para caracterizar um equipamento de som.

Inmetro - Aparelhos de Som - Google Chrome.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!