Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um ssd adata Premier Pro SP900, eu estava usando, quando do nada ele parou de funcionar, demonstei o meu notebook, tirei a pilha da bateria, achando que ele fosse voltar a reconhecer e não reconheceu, ele esta com um capacitor cerâmico estourado, queimado, não sei identificar, então eu tirei uma foto, que vou postar aqui, a minha pergunta é como identifico qual capacitor era, e qual o seu valor ! é como eu descubro o valor dos outros capacitores c134 e c127 por exemplo, para procurar um novo e colocar no lugar do queimado, ou quebrado ?

181ec97b-b855-4a56-bec0-dab070be41ec.thumb.jpg.020cb5351917d80278eec4bdb2e9acd3.jpge77bf764-4f9d-4b3a-ac01-bc3ee548f6e4.thumb.jpg.b0bede331adf550ee2a0138076c1a939.jpg

ssd.png

Postado

@Renan_ramos Arrume em uma plaquinha de HD velho ou VGA velha desativada e ache um capacitor do mesmo tamanho e mesma cor que os que sobraram marronzinho e coloque no lugar. Eles são classificados pela cor. Nem acha loja de eletrônica com isto aí para comprar, somente retirando de equipamento velho.

adicionado 1 minuto depois

E depois da troca torcer para ser somente isto de defeito...

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

@Renan_ramos Arrume em uma plaquinha de HD velho ou VGA velha desativada e ache um capacitor do mesmo tamanho e mesma cor que os que sobraram marronzinho e coloque no lugar. Eles são classificados pela cor. Nem acha loja de eletrônica com isto aí para comprar, somente retirando de equipamento velho.

adicionado 1 minuto depois

E depois da troca torcer para ser somente isto de defeito...

@Wagner Ruaro

Acho que isso de reaproveitar componentes SMD não dá muito certo devido ao calor do tira e põem ( acaba alterando as características do componente pois são muito sensíveis e de pouca tolerância a temperaturas altas ).

Tenho placa-mãe aqui que fui remover mosfet e tive que ficar um bom tempo cozinhando ele no ferro de solda para soltá-lo. Depois, ao repor em outra placa, entrou em curto.

E ainda tem o problema da capacitância desse SMD que é desconhecida.

.

• Curtir 3
Postado

Então, eu estou pesquisando e não consigo achar nenhum esquema do ssd na internet, e também acho impossível de achar, não existe uma maneira de medir os outros capacitores em volta para tentar ver alguma repetição e ter mais ou menos uma noção de qual é o valor do capacitor ?

Postado

@Renan_ramos

Talvez só com um capacímetro mas acho difícil a troca desse SMD por você sem danificar ele. Veja ali no anúncio do ML postado pelo @Wagner Ruaro como há vários capacitores parecidos na aparência mas todos diferentes entre si e o que é pior, com capacitâncias baixíssimas como pf ( picofarads ) e nf ( nanofarads ) que, com o excesso de calor na troca, pode facilmente danificá-lo.

Eu já cheguei a manipular, com ferro de solda, um SMD semelhante em duas impressoras e um deles se danificou mas o outro continuou funcionando normalmente.

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, Renan_ramos disse:

Então, eu estou pesquisando e não consigo achar nenhum esquema do ssd na internet, e também acho impossível de achar, não existe uma maneira de medir os outros capacitores em volta para tentar ver alguma repetição e ter mais ou menos uma noção de qual é o valor do capacitor ?

Por isto que eu citei a retirada de placas de HD ou de VGAs velhas de sucata. Pois você achará neles circuitos equivalentes relacionados à chips de memórias. Achou um do mesmo tamanho e cor, é só usá-lo, pois com certeza é de mesma capacidade.

Simples assim.

• Curtir 1
Postado

C86 = C90. 

Cada capacitor está ligado no mesmo lugar do chip, pode ver que os capacitores são parceiros de cada chip. 

E tem mais uma coisa, um capacitor desses não queima sozinho. 

• Curtir 3
Postado
8 horas atrás, Mestre88 disse:

C86 = C90. 

Cada capacitor está ligado no mesmo lugar do chip, pode ver que os capacitores são parceiros de cada chip. 

E tem mais uma coisa, um capacitor desses não queima sozinho. 

o engraçado que ele não queimou, ele parece ter estourado...eu ainda não entendi nada do que aconteceu com ele, e como aconteceu...kkkkkk mas de qualquer forma Obrigado

adicionado 0 minutos depois

Muito Obrigado a todos que me deram um norte, agora sei pelo o que pesquisar, muito Obrigado, caso eu consiga resolver, posto aqui, Muito Obrigado !!!

• Curtir 1
Postado

Pela imagem parece um capacitor de bypass entre vcc e gnd,provavelmente será 100nf.

Porém a melhor forma mesmo,e tira o capacitor c90(que nem colega acima falou c90=c86) e medir a capacitancia,e só encontra outro para substituir,há varias lojas online que vende capacitor smd e soldagem é fácil,nunca tive problema em solda capacitor smd 0805.

Outro metodo,e verificar qual nome daquele ci preto,procura o datasheet,e verifica se aquele capacitor está ligado mesmo ao pino de alimentaçao(vcc-gnd)do ci,provavelmente no datasheet eles colocam o capacitor recomendado de bypass.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 07/11/2017 às 21:38, Renan_ramos disse:

ainda não entendi nada do que aconteceu com ele, e como aconteceu...

Como estás bem assessorado, senti pouca vontade em participar até que me deparei com tua inquietação o que me fez conectar à esta inquietante probabilidade de novo cronologicamente coincidente...

... a tal migração iônica. Causada por resíduos químicos, umidade e afins...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!