Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Não sei se o tópico estará no local correto (procurei o local mais apropriado e acredito que seja este), então vamos ao que interessa:

Alguém pode dar uma explicação, fazer algum comentário expondo os pontos de vista sobre o fato de praticamente tudo referente à plataforma AM4 estar sem estoque nas lojas online mais conhecidas, como Kabum, Terabyte, Pichau, etc;

Comprei meu Ryzen 5 1600x numa promoção do Kabum, depois disso tentei comprar um cooler (tipo torre) e o único que atualmente encontro é o DeepCool Gammax 400 (Que por sinal em vários lugares em que leio ele é recomendado, inclusive pelo pessoal aqui do fórum, mas voltando ao assunto...)... Tenho procurado por memórias compatíveis com a plataforma, mais especificamente memórias de 3200MHz, módulos 2x4GB e está cada vez mais escasso, agora pulando para placas mãe, compartilhei um artigo de um cara (VultureX) expondo as melhores placas mãe para a plataforma, etc e ao fazer uma busca por elas, vi que estão em falta também, principalmente no Kabum.

Estou à espera da Black Friday (mesmo descrente da bondade deste evento) para fazer as aquisições de peças que ainda não tenho mas estou com relativo receio.

Alguém também está percebendo isso, poderiam fazer suas considerações?

:rezando:

Postado
11 minutos atrás, Thiagolpv disse:

enho procurado por memórias compatíveis com a plataforma, mais especificamente memórias de 3200MHz, módulos 2x4GB e está cada vez mais escasso

sobre memorias, vi um video hj falando sobre essa diminuicao e aumento de precos.. 

Alguém pode dar uma explicação, fazer algum comentário expondo os pontos de vista sobre o fato de praticamente tudo referente à plataforma AM4 estar sem estoque nas lojas online mais conhecidas, como Kabum, Terabyte, Pichau, etc;

o que especificamente? procurei aqui no kabum por am4 e veio tudo, processadores, placas mae, etc, etc, etc..

expondo as melhores placas mãe para a plataforma, etc e ao fazer uma busca por elas, vi que estão em falta também

quais foram os modelos? porque há modelos de placa-mãe que simplesmente nunca chegarão aqui visto seu elevado custo ou quando chegam sao em numero praticamente irrisório que acabam e nunca voltam ao estoque!.. o que você vai encontrar com muita frequencia sao placas visando custo x beneficio dos mais baratos e que saem com muita facilidade..

Postado
32 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sobre memorias, vi um video hj falando sobre essa diminuicao e aumento de precos.. 

o que especificamente? procurei aqui no kabum por am4 e veio tudo, processadores, placas mae, etc, etc, etc..

quais foram os modelos? porque há modelos de placa-mãe que simplesmente nunca chegarão aqui visto seu elevado custo ou quando chegam sao em numero praticamente irrisório que acabam e nunca voltam ao estoque!.. o que você vai encontrar com muita frequencia sao placas visando custo x beneficio dos mais baratos e que saem com muita facilidade..

Procure por X370 no Kabum, há 3 placas mãe disponíveis.

Procure por B350 e veja quantas placas mãe ATX estão disponíveis.

Encontre mais de 5 opções de coolers tipo torre com suporte nativo para socket AM4.

Encontre mais umas 4 ou 5 por exemplo opções de RAM (Quero 2x4GB e que não seja vermelhas :exorcize:)

A placa-mãe Asus Prime Plus estava R$599,90 se não me engano há alguns meses atrás, agora está esse absurdo (não que eu irei comprar Asus, mas é só uma observação).

Postado

@Thiagolpv Te entendo mano, e infelizmente fico até feliz, por diversos motivos:

1° - Depois de anos de dominância de uma empresa, a concorrência está de volta e agita mercado, fazendo a galera comprar.

2° - Teoria da Conspiração, empresas represam estoques p/ próxima grande promoção, levanta-se o Hype e no momento certo vende-se tudo pela metade do dobro ou porque foi um bom rapaz o ano inteiro e merece um presente.

3° - Coloca-se RGB até no mousepad pra ter +5% de FPS e ++50% no valor final do produto, agora "GAMER".

É um pouco de tudo, e junto e mistura com mais um pouco de outro tudo gera essa sensação de..."assim caminha a humanidade..."

• Membro VIP
Postado

Algumas observações, realmente está escaço quanto a placas mãe, como foi dito, hoje se encontra mais os modelos de entrada até por causa da realidade do nosso país, as lojas adquirem para revenda os produtos mais caros com certa moderação pois corremos.o risco de não ter mercado pra vende-los.

O preço dos chips de memória aumentaram de maneira geral, isso aumentou não só o preço das memórias em si como dos SSDs e placas de vídeo também. Outra coisa é que quase ninguém investe em pentes de 4GB hoje em dia, quem geralmente faz é por que está buscando abaixar o custo da compra, neste perfil a pessoa não vai se importar com altas frequências e sim com os preços, se você buscar pentes de 8GB ou kits 2x8GB verá que há algumas opções sim com frequência na casa dos 3200mhz, principalmente se pesquisar no mercado livre. Nas lojas mais conhecidas como você mencionou, eu repito, as vezes não aparece pois a maior parte do pessoal busca algo com maior custo benefício, leia menor preço, então eles adquirem felizes um pente de 2400mhz com uma placa-mãe simples de entrada.

• Curtir 2
Postado

@Zucchini Seu ponto de vista é interessante, não tinha "visto com esses olhos".

O fato de eu buscar módulos 2x4GB é que futuramente almejo outro kit igual e acredito 16GB ser o suficiente bastante para 99% da "comunidade gamer". Eu utilizo PC para subir máquinas virtuais e pra mim RAM é importante, mas como falei 16GB serão suficientes.

@Pietro Luigi, concordo plenamente quanto aos LED's +10 FPS kkkkk

Obrigado a todos por exporem um pouco o ponto de vista de vocês, e como você disse Pietro, "assim caminha o mundo"...

Abraço!

• Membro VIP
Postado

São suficientes hoje, mas e amanhã? Até pouco tempo atrás 8GB também era mais do que suficiente. A promessa da AMD é que a plataforma AM4 tenha suporte até 2020, pensando nisso o ideal é colocar 2x8GB hoje pois provavelmente em 3 anos a necessidade de memória ram vai aumentar e seria interessante você ter slots disponíveis para um possível upgrade.

Postado

Ref. a questão da RAM, inicialmente tivemos pouco incremento de DDR3 p/ DDR4, somente agora estou vendo com mais frequências sistemas domésticos com RAM rodando acima de 3000Mhz, alguns em 3600Mhz e já com um pézinho na barreira dos 4000Mhz.

A Intel anunciou o EMIB(leia-se "IF" da AMD), com HBM, e seguindo a tendência de menor consumo c/ maior potência/eficiência/eficácia, é possível q logo teremos HBM(talvez 3) substituindo as DDR no mercado doméstico? Ou algo do tipo?

Postado

@Thiagolpv

15 horas atrás, Thiagolpv disse:

Boa noite pessoal!

Não sei se o tópico estará no local correto (procurei o local mais apropriado e acredito que seja este), então vamos ao que interessa:

Comprei meu Ryzen 5 1600x numa promoção do Kabum, depois disso tentei comprar um cooler (tipo torre) e o único que atualmente encontro é o DeepCool Gammax 400 (Que por sinal em vários lugares em que leio ele é recomendado, inclusive pelo pessoal aqui do fórum, mas voltando ao assunto...)... Tenho procurado por memórias compatíveis com a plataforma, mais especificamente memórias de 3200MHz, módulos 2x4GB e está cada vez mais escasso, agora pulando para placas mãe, compartilhei um artigo de um cara (VultureX) expondo as melhores placas mãe para a plataforma, etc e ao fazer uma busca por elas, vi que estão em falta também, principalmente no Kabum.

Estou à espera da Black Friday (mesmo descrente da bondade deste evento) para fazer as aquisições de peças que ainda não tenho mas estou com relativo receio.

Alguém também está percebendo isso, poderiam fazer suas considerações?

:rezando:

Me deparei com a MESMA situação sobre as placas mãe...

Abri inclusive um tópico tratando sobre o mesmo assunto ontem!

Estou na mesma dúvida que você.

Quando comecei a olhar na semana passada, havia + ou - umas 8 ou 9 placas disponíveis.

Aos poucos estão evaporando.... 

Pode ser que bastante gente esteja comprando os processadores novos e, consequentemente, as mobos, mas estamos falando de placas com valores acima de R$ 1.000,00....

Ou o estoque era de apenas algumas poucas peças (como dito pelo @Zucchini ) ou eu concordo com o @Pietro Luigi e a teoria da conspiração! (sinceramente acredito mais na teoria da conspiração!! :mad:)

Agora de qualquer forma, vou esperar a black friday pra ver se os estoques magicamente voltam ou se retornam somente pro final do ano (e com novos preços....)

Por curiosidade, qual placa você estava querendo pegar?

Edit: esqueci de falar, olhei no Kabum agora de manhã e um dos modelos voltou pro estoque (Gaming K7), pode ser boleto que não foi pago ou algo do gênero....

Postado
3 horas atrás, luizmont disse:

Por curiosidade, qual placa você estava querendo pegar?

Tenho algumas opções que julgo ter o melhor custo benefício BASEADO exclusivamente no fato de eu ter o Ryzen 5 1600x.

Minhas opções são:

• MSI B350 Pro Carbon
    • Vantagens:
      • suporta overclock até 4GHz nos Ryzen 5 com certa necessidade de refrigeração (e isso tenho de sobra);
      • Quantidade suficiente de Fan Headers (4 + 1 cpu + 1 rgb [+ 5 fps :D]);
      • Dissipador próximo aos VRM's
      • USB tipo C
      • Uma porta USB 3.1 Gen 2
      • Áudio digital
    • Desvantagens:
      • Custo alto por ser uma B350;
      • Quatro portas SATA
  • Gigabyte GA-AB350-GAMING
    • Vantagens:
      • Placa ATX de menor custo;
      • Suporta overclock até 4GHz nos Ryzen 5 com certa necessidade de refrigeração (e isso tenho de sobra);
      • Duas porta USB 3.1 Gen 2
      • Seis portas SATA
    • Desvantagens:
      • Sem dissipador próximo aos VRM's
      • Não possui USB tipo C
      • Quantidade insuficiente de Fan Headers (2 + 1 cpu);

• AsRock Killer
    • Vantagens:
      • AsRock possui ótimo custo benefício e essa é um exemplo;
      • Suporta overclock até 4GHz nos Ryzen 5 com certa necessidade de refrigeração (e isso tenho de sobra);
      • USB tipo C
      • Seis portas SATA
      • Quantidade suficiente de Fan Headers (2 + 2 rgb [+ 5 fps] + 1 led [+ 2 fps] +1 cpu);
    • Desvantagens:
      • Custo alto para meu objetivo mas baixo por ser uma X370;
      • Sem USB 3.1 Gen 2;

• AsRock Fatality B350 K4
    • Vantagens:
      • AsRock possui ótimo custo benefício e essa é um exemplo;
      • USB tipo C
      • Seis portas SATA
    • Desvantagens:
      • FEIA PRA DIABO hehehehe
      • Quantidade insuficiente de Fan Headers (3 + 1 cpu);
      • Sem USB 3.1 Gen 2;

Muito provavelmente irei de MSI B350 Pro Carbon porque ela tem vantagens que considero mais como muitos Fan Heanders, muitas USB's na parte traseira (preciso de 7) e além de tudo é uma das mais bonitas.

A Asus lançou uma B350 Strix (linda) mas não sei ainda se será válido, a Asus Prime Plus está absurdamente cara, não vale a pena e tenho uma certa birra pessoal com quase tudo que é Asus (é... eu nado contra a maré).

• Curtir 1
Postado

@Thiagolpv

Dentro dos seus objetivos, suas opções realmente são excelentes!

A X370 Killer é uma ótima placa, mas conforme fui alertado aqui no fórum, o VRM dela esquenta bastante em overclock, ai acabei repensando!

Postado
9 minutos atrás, luizmont disse:

@Thiagolpv

A X370 Killer é uma ótima placa, mas conforme fui alertado aqui no fórum, o VRM dela esquenta bastante em overclock, ai acabei repensando!

Espero estar certo de minhas escolhas :rezando:

Eu estava muito afim da MSI Tomahawk Arctic mas segundo esta tabela, ela é a maior furada (Crédito ao VultureX da Adrenaline).

Espero que ela sirva de consulta para o pessoal aqui do fórum.

Não imagino o trabalho que deu fazer esse comparativo mas seria ótimo se ele estivesse atualizado, mais uma vez, a contribuição foi excelente e extremamente válida.

adicionado 10 minutos depois
16 minutos atrás, luizmont disse:

Eu estou montando esse PC meio que sem planejamento daí quero gastar o mínimo possível, coisa que infelizmente não tem como, sendo assim vou comprar uma mobo decente e um kit de RAM 3,2GHz, vou trocar meu monitor e comprar uma Rx 570 ou Rx 580 (Queria a GTX 1060 mas o monitor novo é FreeSync). ^_^

Postado
18 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

Esses caras são duas figuras. Agradeço pelo compartilhamento do vídeo, assisti 80% do total mas não dá hehehe...

Dando prosseguimento ao intuito do tópico, vi hoje que chegaram algumas poucas placas mãe novamente, espero que na Black Friday tenham variedades.

Postado

@Thiagolpv

1 hora atrás, Thiagolpv disse:

Espero estar certo de minhas escolhas :rezando:

Eu estava muito afim da MSI Tomahawk Arctic mas segundo esta tabela, ela é a maior furada (Crédito ao VultureX da Adrenaline).

Espero que ela sirva de consulta para o pessoal aqui do fórum.

Não imagino o trabalho que deu fazer esse comparativo mas seria ótimo se ele estivesse atualizado, mais uma vez, a contribuição foi excelente e extremamente válida.

adicionado 10 minutos depois

Eu estou montando esse PC meio que sem planejamento daí quero gastar o mínimo possível, coisa que infelizmente não tem como, sendo assim vou comprar uma mobo decente e um kit de RAM 3,2GHz, vou trocar meu monitor e comprar uma Rx 570 ou Rx 580 (Queria a GTX 1060 mas o monitor novo é FreeSync). ^_^

Do que eu olhei, todas as placas MSI são furadas, infelizmente..... (é só olhar que são as que estão com maior disponibilidade!)

Bom, no fim das contas, boa sorte pra todos nós com os estoques de mobo!!!

Postado
5 minutos atrás, luizmont disse:

Do que eu olhei, todas as placas MSI são furadas, infelizmente..... (é só olhar que são as que estão com maior disponibilidade!)

Bom, no fim das contas, boa sorte pra todos nós com os estoques de mobo!!!

Então, para os Ryzen 7, sim, concordo mas se olhar a tabela para os Ryzen 5 elas aguentam de boa e tem boas características (claro que não aconselho para outras pessoas e caso eu queira, futuramente, trocar o processador ela não terá sido tão boa escolha assim).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...