Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde colegas. Desculpe se postei na área errada, mas não encontrei área mais similar para o que prciso.

Estou com um módulo de subida e descida dos vidros 2/4 modelo: PW 42L da Soft que deu problema em apenas 01 circuito para 01 dos vidros. O que acontece: Os 04 vidros parou de subir e descer, acessei o módulo e pecebi que ele estava muito quente, então desconectei o plug do socket, abri o módulo e medi. Encontrei 01 dos circuitos que faz 01 dos 04 vidros em curto, mas procurei e não encontrei onde esta o defeito, imaginei que fosse algum CI, mas não é, pois removi o rele que comanda esse circuito, reconectei o modulo e os 03 vidros funcionam normal e o módulo fica normal, ou seja, funcionando e sem esquentar. Mas se eu ativar o circuito problemático recolocando o rele, aí mesmo não estando apertando nenhum botão para subida e ou descida de nenhum vidro, o módulo esquenta muito. Como os circuitos são individuais e ainda podem trabalhar em conjunto de acordo com o jampeamento, tenho certeza que não é nenhum CI principal, pois como eu dise, sem o rele, matando o circuito problematico, o problema acaba. Imagino então ser algum R ou TR em curto ou C ceramico aberto, mas como são todos em SMD e mais cuidados para reitirar e medir fora, venho aqui a procura de ajuda para não piorar as coisas. Alguem por favor pode me dar uma dica de como resolver esse problema? Obrigado.

Postado

Pela falta de experiência com isso seria melhor você comprar outra placa dessas... se você conseguiu isolar mesmo o problema. Pode ser mesmo desde um capacitor com problema em curto ou destruído ou resistor aberto/destruído ou um sei lá o que tem na tua placa.

Para um diagnósticos rápido e preciso você vai precisar do esquemático e/ou board view do mesmo. Se não tiver tem que ser na tentativa e erro (ou vai ter que fazer engenharia reversa e descobrir tensões de alimentação, redesenhar o circuito com algum software, ou seja, um trabalho ferrado) o que vai custar já que componentes smd você precisa de uma soprador de ar quente no mínimo e se tiver algum CI microcontrolador programável é causa perdida a não ser que arranje outra placa de sucata.

Postado
Em 11/11/2017 às 09:44, Mestre88 disse:

@Coronelcom já passou pela sua cabeça que o defeito pode ser o próprio relé ou algum curto na instalação dele até o motor ou talvez o próprio motor?

Amigo, como ja citei no inicio desse tópico: Já testei tudo isso e mais, inclusive as instalações , fios dos circuitos de cada vidro e fios dos circuitos pós ignição e Bat. + e - (Direto). Repito, tenho conhecimentos em elétrica e eletrônica e trabalho com isso, só não trabalho com módulos.

O módulo com o circuito morto, pois retirei o relê e ainda desconectei os fios do motor do circuíto em curto em questão. E o módulo está funcionando 100% com os 03 circuítos para os 03 outros vidros, não aquece e nem está lento, está tudo normal e para o 4º vidro que ficou sem automatização, coloquei 01 2º módulo para 1/2 vidros.

Mas o que não estou gostando é que, com 01 módulo para os 4º vidros, como o que deu problemas, a automatização não pesa a bateria, ou seja, sobe/desce primeiro os 02 vidros dianteiros e por segundo, os 02 vidros traseiros. Mas agora, está subindo/descendo 03 vidros de vez e 01 por ultimo.

Por esse motivo eu gostaria de consertar esse módulo que deu problemas em 01 dos circuitos, mas não gostaria de fuçar removendo componentes para testar fora da pci, principalmente por serem SMDs sendo assim muito sensíveis e corro o risco de perder por total o módulo e ou, criar mais problemas e eu não quero isso, os demais tipo reles, cap. elet., resist. eu retirei e testei sim e fora da pci e estão 100%.

Por isso recorri aqui nesse forum, na tentativa de sorte de encontrar um abençoado que tenha conhecimentos em consertos e manutenção de módulos/centralinas para subida/descida e automatização de vidros elétricos, e não apenas conhecimentos em instalações elétricas automotivas,pois esse conhecimentos eu possuo, apesar de ja a anos eu ter mudado para eletronica, eu ja trabalhei alguns anos em autorizadas, mas como eu disse, onde trabalhei e quem conheço não consertam, só trocam, substituem.

Mas não é porque não valha a pena consertos ou porque não tem consertos, mas é por questão de tempo e praticidade é melhor eles cobrarem do cliente um novo produto, isso é em toda manutenção em quaisquer autorizadas, inclusive na minha área, quando cliente leva um tv, som, video etc, as autorizadas rapidamente ja lhes passam o valor, pois sabem que ja vão trocar a pci toda, e não ficar procurando onde esta o defeito. Entende? Ainda tenho esperanças, vou aguardar e deixar funcionando como esta, tenho certesa, se não for por aqui, encontrarei um abençoado que me dirá e me dará uma dica de qual componente do circuito está em curto, então consertaria sem risco de danificar por todo ou em mais esse módulo.

• Membro VIP
Postado

:tw_cold_sweat: Uma lágrima rolou kk. brinc...

Amigo não tenho contato com isso mas tenho alguma intuição (não é lá grande coisa mas é o que tenho pra oferecer) por isso penso que por subir e descer deve existir algum circuito ponte H com transistores ou mosfet ou relés ou algo do gênero. Por gentileza pesquise e publique o circuito. Com desenho é mais fácil pra algum diagnóstico remoto com chutes menos incertos...

Ou se preferir aguarde a ...

1 hora atrás, Coronelcom disse:

sorte de encontrar um abençoado que tenha conhecimentos em consertos e manutenção de módulos/centralinas para subida/descida e automatização de vidros elétricos, e não apenas conhecimentos em instalações elétricas automotivas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!