Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Como proteger um algoritmo novo?


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estava lendo um pouco sobre as origens do Google e fiquei em dúvida sobre uma coisa. Visto que eles divulgaram o algoritmo deles em um artigo, por que outras empresas de fora dos EUA não pegaram esse algoritmo e fizeram sua própria versão do Google, já que outros países não são obrigados a seguir as normas de patente doa americanos?

 

Digamos que eu crie um algoritmo novo que faça um formato de arquivo proprietário. Bem, seria fácil crackers ou hackers, principalmente de outros países, fazerem engenharia reversa no meu sofware e descobrirem o algoritmo. Nada poderia os impedir de criar uma versão concorrente do meu formato de arquivo e concorrer comigo com a minha própria criação, o que definitivamente não é justo.

 

Fico pensando como essas empresas, como o Google ou pessoas que criam algoritmos novos protegem suas criações. A impressão que tenho é que não há proteção, é uma questão de chegar no mercado primeiro e pegar a maior fatia do "bolo" que puder. Será que foi isso que o Google fez?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 19/11/2017 às 19:07, claudiogc disse:

Visto que eles divulgaram o algoritmo deles em um artigo

a divulgacao do algoritmo nao foi completa, apenas alguns fragmentos...

 

Em 19/11/2017 às 19:07, claudiogc disse:

por que outras empresas de fora dos EUA não pegaram esse algoritmo e fizeram sua própria versão do Google

porque naquela época o google não era ninguem... ademais... a produção cientifica é muito intensa e as grandes empresas de tecnologia nao conseguem captar tudo que é lançado. Geralmente a industria tem uma visao de mercado e buscam investir em novas tecnologias/estudos que catalisem este processo...

 

Em 19/11/2017 às 19:07, claudiogc disse:

já que outros países não são obrigados a seguir as normas de patente doa americanos?

bom... não é tão simples assim... Grande parte dos negocios em tecnologia sem baseiam em escala, ou seja, o ganho é alcançado com venda massiva. Quando seu software começa a atingir patamares que ultrapassam a legislacao do seu país e vai para o Mercosul (exemplo).. ele precisará respeitar a legislação de outros paises... Aí... kbummm praquele que copiou codigo patenteado em outro país...

 

Em 19/11/2017 às 19:07, claudiogc disse:

Será que foi isso que o Google fez?

empresas disruptivas costumam se dar bem porque chegam primeiro... e chegam com alavancagem financeira... (grana no bolso injetada por investidores que miram no ganho futuro)... 

Sim... quem chega primeiro diz como o mercado vai funcionar... o Google percebeu que o texto que o usuario informava na caixinha era exatamente o que o usuario queria... Ele então resolveu o problema de monetização que existia À época. Vende pro cara coisas relacionadas ao que ele pesquisou...

mas nao foi só isto... na verdade... a questao da monetizacao veio depois.... 

a primeira coisa que eles perceberam foi que a importancia de cada site/pagina era dada pelo numero de citacoes que outros sites faziam dela.... Este processo é muito comum no meio cientifico.

Como sei que um pesquisador é mais competente que o outro? Basta ver quantos pesquisadores citem o primeiro como referencia para seus estudos...

O Google fez um algoritmo que fez isto com a WEB toda... e passou a mostrar um resultado de pesquisa muito mais acurado.

Hoje em dia... todos os mecanismos de pesquisa partem deste principio... mas na epoca... isto nao era o alvo dos search engines...

Hoje em dia... copiar o codigo do Google é irrelevante para os competidores... porque o Google já domina a plataforma (nao um site de pesquisa, uma suite de programas de escritorio, email... arquivos.... MAS sim toda uma plataforma que vai de PC a Celular... a carro autonomo... TV... ou seja tudo...) ...

Quando chega neste ponto... o codigo nao é o fator decisivo....

 

entendeu mais ou menos a logica por tras dos negocios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!