Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passar um circuito na protob para uma placa perfurada


Vitor Roberto
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Se a sua placa for ilha coloque na posição que achar melhor, o importante é fazer as ligações corretamente. 

Se for trilha coloque em posições que cada pino do componente siga uma trilha específica. 

Seria interessante que tivesse o esquema e não esse tipo de desenho que mais confunde do que ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu já tinha visto isso esse esquema também achei bastante pela simplicidade e funcionalidade.

O vi especificamente nesse vídeo aqui:

 

Acho que seria importante que tivesse o esquema dele, mas como não tem eu mesmo faço:

imagem720.GIF.36af77deb6d5bfee874019c3ddad0d23.GIF

 

Uma coisa que eu achei estranho é a forma que o potenciômetro foi ligado no desenho, não funciona. Acho que você também deve ter percebido, já que o seu funcionou.

Eu tava revendo o vídeo e vi que foi feito diferente, foi dessa maneira que eu desenhei.

A sua placa é do tipo ilha, então basta soldar os componentes e fazer as ligações de acordo com o esquema e pinagens dos componentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara era esse vídeo mesmo, muito obrigado pelo esquema elétrico acho q já consigo fazer, sobre o potenciometro não tinha percebido que não funcionava, porém acho q não precisarei dele funcionando pois apenas quero que meu carrinho siga a linha.

Esse vai ser meu 2 circuito o 1 não funcionou, os sensores não estava seguindo a linha corretamente, tomare que este de, pois é para amanha meu TCC. 

Desde já agradeço pela compreensão e ter tomado um pouco do seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

porém acho q não precisarei dele funcionando pois apenas quero que meu carrinho siga a linha.

Precisa sim, ele regula a sensibilidade dos LDRs. Sem eles o circuito vai falhar dependendo da luminosidade no local, pode ligar da maneira que eu desenhei, afinal foi assim que o Iberê Thenório fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

Ok, mas essas linhas que liga cada componente tenho ligar com fio na placa?

Tem.

 

14 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

Estou com muitas duvidas os Leds n tem q ficar junto com o LDR?

Sim, tem. Só que no caso o esquema é fiel somente as ligações, aonde cada componente vai ficar na realidade já é outra coisa.

 

Eu penso que num circuito tão simples como esse nem precisa de placa, basta parafusar os transistores em um dissipador e prender os potenciômetros em um plástico ou chapa e fazer as ligações, os resistores já podem ficar junto aos Leds. Pense nisso te dará menos trabalho, mais funcionalidade e organização.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

É que minha escola exige placas assim, o certo nem é essa é aquelas que tem que passar o ferro para sair a tinta na placa ta ligado?

Sim, eu entendo. Eu tava dizendo mais a minha opinião sobre a simplicidade desse circuito.

No caso de ser trabalho de escola, o objetivo é fazer você aprender sobre a confecção de placas e tudo mais.

Eu por exemplo, tenho a eletrônica como hobby e desenho as placas a mão com caneta e tinta.

 

7 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

Essa é mais pra quebra  um galho mas n to conseguindo :/

E onde está a dificuldade?

 

Comece soldando os transistores e os potenciômetros, aí é só ligar os fios de acordo com o esquema.

Pesquise a pinagem desse transistor primeiro.

Se possível use cores de fios diferentes pra não se confundir.

Quanto aos Leds e LDRs eles não devem ficar na placa, mas sim apontando para o chão igual foi feito no video, então solde fios grandes pra isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou assim, ainda não soldei, da pra ver se ficou certo? e queria por 2 kre nos motores como faço?

adicionado 1 minuto depois
agora, Vitor Roberto disse:

Ficou assim, ainda não soldei, da pra ver se ficou certo? e queria por 2 kre nos motores como faço?

A imagem esta dando erro omg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Roberto disse:

queria por 2 kre nos motores como faço?

O que é isso?

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Vitor Roberto disse:

A imagem esta dando erro omg

Salve no paint com o formato *.jpg

Se estiver no celular dê um jeito de reduzir o tamanho diminuindo a qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Mestre88 disse:

O que é isso?

adicionado 1 minuto depois

Salve no paint com o formato *.jpg

Se estiver no celular dê um jeito de reduzir o tamanho diminuindo a qualidade.

Kre é tipo 2 polos para facilitar algo, como os motores, e se precisar de reparo é só desparafusar e colocar o fio quantas vezes quiser sem ter q ficar soldando

unnamed.jpg

adicionado 5 minutos depois

@Mestre88 boa noite, então o resultado ficou assim, porém só esta pegando uma parte do circuito que é a de cima, a parte de baixo n ligou nem os LEDs e nem os LDRs. Sabe como resolver?1511818965718-1512483042.thumb.jpg.f8f5d5f6bc52008575c3578994215734.jpg

1511818997468-774785698.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei se não ligou os leds ao contrário. Confira bem as soldas e ligações, se não esqueceu nenhum fio. 

O LDR não vai ligar, o objetivo dele é variar a rotação do motor de acordo com a luminosidade. Pra isso regule os potenciômetros. 

adicionado 2 minutos depois

Os potenciômetros estão errados, siga o meu esquema o desenho do vídeo tá errado. 

Uma perna dele fica sobrando, a base do transistor vai junto com o LDR. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mano troquei esses 2 fios (o meu professor disse o mesmo), agora o potenciomento esta pegando mas apenas a parte de cima, a de baixo não chega nem a acender o led.

Os ldrs também n esta detectando as cores brancas e pretas esta sempre ligado, só para quando eu o desligo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Vitor Roberto disse:

Tudo normal, será q precisa de mais terra e aonde colocar caso precise?

Não, não. Falta de terra é apenas uma expressão, parte do vocabulário de que mexe com eletrônica. 

Significa que os seus LDRs e leds não estão conectados ao terminal negativo de suas pilhas. 

Por isso que eu disse poste a foto da parte de baixo da placa, tem algo errado com certeza, senão estaria funcionando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!