Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou utilizando somente 8gb de memória dos 16 gb instalados e notei que ele anda utilizando os outros 8gb para hardware. Já tentei várias vezes pelo msconfig>opções avançadas> memória máxima (atualmente como print1) e não deu certo. A placa-mãe é uma AB350M-DS2 da Gigabyte de 2 slots ddr4 com suporte até 32gb ram então a placa-mãe não é um fator limitador, eu acho. Print2 mostra que tem 8gb sendo usado para hardware. Na BIOS eu não encontrei a opção para Remap. Quero saber se isso é normal, problema ou o windows vai "liberar" mais memória para uso se caso eu precise.

CONFIGURAÇÕES DO MEU PC CASO AJUDE: 
RYZEN 5 1600X 3.6GHZ
AB350M-DS2 da Gigabyte
16GB MEMORIA 2133MHZ ADATA (2X8)
PLACA DE VÍDEO GTX 1060 3GB GALAX
SISTEMA: WIN10 PRO 64

Postado

Fala Moisés, bom dia!

Recentemente eu tive o mesmo problema de reconhecimento de memória após uma breve limpeza dos slots da placa. Tentei fazer o procedimento pelo msconfig e não deu certo. Mas, como observei na BIOS que ela estava reconhecendo toda a memória, identifiquei então que era um problema de software. Minha solução foi formatar. Após formatação ele voltou a reconhecer a memória total. Abraços.

• Curtir 1
Postado

Bom dia Moisés

Com citou o amigo @Matheus Malvezi provavelmente seja algum erro no sistema que pode ser resolvido com a formatação.

Por via das dúvidas, tente verificar se na bios da sua mobo existe a opção de reservar alguma memória para vídeo. Pois mesmo com a placa de vídeo tendo memória dedicada, por vezes o sistema pode compartilhar mais memória.

Outra opção é remover um pente de memória e forçar o sistema arrancar com 8Gb apenas e depois inserir novamente o outro pente e observar como ele reconhece. Alterne os pentes sozinhos para descartar defeitos.

Espero ter ajudado.

Abraço,

• Curtir 2
Postado

o técnico instalou a memoria ram sem encaixar direito, pois o cooler do watercooler estava impedindo o encaixe da presilha do socket na memoria..... ainda bem que eu me prestei a abrir o gabinete pra ver. Levei até ele, arrumou e agora o pc está utilizando 16gb de memoria. Fiquem ligados com essas montagens da FGTEC Porto Alegre, RS. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!