Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve.

Estou tentando fazer um orçamento comparativo para montar um PC,

mas estou com duvidas quanto a qual  chipset escolher. Meu ponto de partida é a placa de vídeo, que será uma RX 560 ou GTX 1050, e aí vem a dúvida quatro ao chipset para as plataformas AM4 e 1151. Lendo as especificação vi que nem todos os chipsets oferecem 16 linhas de PCI Express. Isto não daria gargalo nessas placas de video? O meu critério é escolher a plataforma mais barata, mas sem gargalo para o desempenho do vídeo, que usarei para jogar GTA V em 1080p.

Postado

Bom dia Amigo

Uma mobo com PCI Express de 8 linhas irá oferecer a metade do bandwidth do PCIx 16 vias. Em jogos mais pesado isso pode sim influenciar em alguns frames.

Como você está optando por uma VGA midi-end, precisará de todo o desempenho dela para que os jogos de última geração rodem bem. Melhor não ter nenhum gargalo.

Existem boas opções de mobos com PCIx 16x a preços acessíveis em ambas as plataformas.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Postado

Finalmente achei um teste que responde a dúvida. Um gringo testou uma GTX 1080 Gaming X em um slot 16x e 8x, e em duas resoluções diferentes, 1044p e 4k. O resultado foi irrisório, diferença media de 1%, e apenas na resolução mais baixa. 

Então, uma placa com 8 linhas já da conta até de uma GTX1080. 

Valeu pessoal, obrigado a todos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!