Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipsets dão gargalo em placa de vídeo?


Posts recomendados

Salve.

Estou tentando fazer um orçamento comparativo para montar um PC,

mas estou com duvidas quanto a qual  chipset escolher. Meu ponto de partida é a placa de vídeo, que será uma RX 560 ou GTX 1050, e aí vem a dúvida quatro ao chipset para as plataformas AM4 e 1151. Lendo as especificação vi que nem todos os chipsets oferecem 16 linhas de PCI Express. Isto não daria gargalo nessas placas de video? O meu critério é escolher a plataforma mais barata, mas sem gargalo para o desempenho do vídeo, que usarei para jogar GTA V em 1080p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Amigo

 

Uma mobo com PCI Express de 8 linhas irá oferecer a metade do bandwidth do PCIx 16 vias. Em jogos mais pesado isso pode sim influenciar em alguns frames.

Como você está optando por uma VGA midi-end, precisará de todo o desempenho dela para que os jogos de última geração rodem bem. Melhor não ter nenhum gargalo.

Existem boas opções de mobos com PCIx 16x a preços acessíveis em ambas as plataformas.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente achei um teste que responde a dúvida. Um gringo testou uma GTX 1080 Gaming X em um slot 16x e 8x, e em duas resoluções diferentes, 1044p e 4k. O resultado foi irrisório, diferença media de 1%, e apenas na resolução mais baixa. 

Então, uma placa com 8 linhas já da conta até de uma GTX1080. 

Valeu pessoal, obrigado a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...