Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Estou com um problema que acho que é bem específico e preciso da ajuda de vocês.

Comprei um PC desses montados, com 2TB de HD Sata 3, e depois comprei 1 Hd Ssd M2 Samsung 960 Evo 250gb Nvme de 250gb. Achei uma boa oportunidade e adquiri uma memória Optane de 32GB que minha ideia era acelerar o acesso aos dados dos 2 HDs.

Tinha em mente usar o Hd Ssd M2 Samsung 960 Evo 250gb Nvme como principal e a memória optane para acelerar o HD secundário quando precisasse dos dados, mas vi que isso não é possível, pois ela só acelera o HD que está como primário.

Minha dúvida é: Devo usar o HD de 2TB com a Optane instalada e deixar o Hd Ssd M2 Samsung 960 Evo 250gb Nvme como secundário para instalar os programas neste, ou devo realmente deixar o Hd Ssd M2 Samsung 960 Evo 250gb Nvme como primário instalando o Windows e todos os programas nele, deixando o HD de 2TB como secundário, perdendo a utilidade da memória optane?

Na opinião de vocês, qual seria a melhor opção?

Se eu utilizo o HD SSD M2 de 250GB como principal perco a memória optane (pois ela não funcionará com ele, segundo a Intel).

Por outro lado, se eu instalo o Win 10 no HD de 2TB acelerado pela Optane e os demais programas pesados como o Photoshop, Lightroom, Jogos no HD SSD que sei que é muito rápido, não irá atrapalhar no cache de 32GB da Memória Optane, podendo essa memória cachear quase tudo o que for necessário.

Prezo pela velocidade do PC, o que vocês recomendam?

• Membro VIP
Postado

Só pra eu entender, lembrando tmb que não procurei as especificações sobre o Optane...

Se você colocar o SSD na porta SATA 1 e o HD na porta SATA 0 o Optane não aceleraria o HD? Pois este primário ou secundário, se for por hardware, deve estar atrelado a porta. Aí bastaria mudar a ordem de boot no setup e instalar o S.O. no SSD.

Ou ele utiliza algum driver que acelera somente o dispositivo com o sistema operacional?

Postado

@Phoenyx

Minha placa-mãe tem dual m2, e o SSD que estou falando é m2, então vou utilizar os dois slots m2, já que a memória optane também é m2. A Intel respondeu que a memória optane só acelera SATA, que poderia ser um HDD ou SSD que utilize a entrada SATA, logo, se ela não terá nenhum efeito sobre o HD SSD m2 de 250GB que tinha em mente deixar como principal.

Essa Optane fica atrelada na Bios, funcionando como um RAID do HD principal, no caso, seria o HDD de 2TB. Ela é um pouco complicada para instalar na Bios, mas se conjugada com o HDD dá um diferença terrível, tanto quando um SSD tipo Samsung EVO 850. Mas não sei se será tão rápida quanto o HD SSD M2 de 250GB que é bem superior.

Postado

Eu ia recomendar usar o optane pra acelerar o HD, porém isso não vai ser util, visto que o optane só acelera o disco primario onde roda o windows. O hd+optane são mais lentos que um nvme rodando o windows com o hd secundario. Eu venderia esse optane, posi nao ira ter uso.

Postado

Minha sugestao e' voce instalar o Sistema e aplicacoes no M.2 NVMe e deixar o HD para armazenar dados.

O Optane agiliza o acesso aos programas do HD, mas esse conjunto nao vai ser estão rápido quando ao M.2 NVMe.

Postado

O optane vai aprendendo com o tempo e vai 'aprendendo' e faz cache das aplicacoes mais utilizadas e ate' chega numa velocidade interessante.

Se voce tem o M.2 NVMe, M.2 Optane e o HD, voce pode então colocar o Optane com o HD como principal boot, e deixar o M.2 para armazenar os dados.

Pois desta forma vai aproveitar o potencial de todo conjunto, nao precisando se desfazer de nada.

Postado

Tambem tive a mesma duvida que a sua, quando montei meu setup, apesar do então G4560 não lidar com a Optane. 

Então, optei por um SSD Corsair M2 NVME de 120gb (Apenas p/ Windows/Programas, jogos ficam num HD de 1tb). A velocidade é absurda em comparação com até mesmo SSD´s SATA's mesmo.

Eu, no seu caso, ficaria com o SSD M2 Samsung 960 Evo 250gb NVME e o HD 2Tb para dados. O seu EVO ai é ainda mais rápido que o meu, em testes brutos.

Postado
agora, yushin disse:

O optane vai aprendendo com o tempo e vai 'aprendendo' e faz cache das aplicacoes mais utilizadas e ate' chega numa velocidade interessante.

Se voce tem o M.2 NVMe, M.2 Optane e o HD, voce pode então colocar o Optane com o HD como principal boot, e deixar o M.2 para armazenar os dados.

Pois desta forma vai aproveitar o potencial de todo conjunto, nao precisando se desfazer de nada.

Agradeço pela resposta, @yushin

Nesse caso, "deixar o HD m2 para dados" seria instalar todos os programas nele, certo? Pois o HD de 2TB seria para armazenar arquivos menos acessados e maiores, como fotos, filmes, músicas, etc. Meu raciocínio está certo?

Ainda seguindo a lógica... eu instalando somente o sistema operacional no HD de 2TB, o carregamento dos programas vai funcionar na velocidade do HD m2 (se lá forem instalados), certo?

Com esse conjunto, a memória optane somente serviria para carregar o Windows e arquivos do HD primário, mas não serviria para acelerar a abertura dos programas instalados no HD m2? Ou seja, ele não iria "aprender" os caminhos dos programas instalados no HD M2... está correto meu raciocínio?

@Diego Secco é basicamente a mesma situação minha, mesmo. O problema é que comprei a optane antes de me certificar de outras variáveis, tão somente vi a compatibilidade e pensei estender seus benefícios ao SSD M2 :(

@Henrique Ariel AG estou tentando aproveitar a optane, mas se realmente for ficar muito abaixo do rendimento do HD m2 será o jeito desfazer mesmo.

Postado

Tenha em mente que os 32gb da Optane, não vão ficar "disponíveis" pra você usar. O próprio sistema operacional vai reconhecer ela como um cache do HD que tiver no SATA 0, por exemplo o de 2TB (c/ Windows instalado nele). 

Não sei se já olhou, mas no CdH tem um teste exatamente da Optane de 32Gb: 

E, relendo o teste agora, tenha em mente que o SSD utilizado no artigo, é um SATA "normal" e não um NVME, que é seu caso (bem mais rápido).

De qualquer forma, como você já comprou, teste a combinação SSD NVME + Optane para o Windows e HD 2Tb para dados, se possível... mas, não acho que vá fazer diferença.

Postado
agora, Diego Secco disse:

Tenha em mente que os 32gb da Optane, não vão ficar "disponíveis" pra você usar. O próprio sistema operacional vai reconhecer ela como um cache do HD que tiver no SATA 0, por exemplo o de 2TB (c/ Windows instalado nele). 

Não sei se já olhou, mas no CdH tem um teste exatamente da Optane de 32Gb: 

E, relendo o teste agora, tenha em mente que o SSD utilizado no artigo, é um SATA "normal" e não um NVME, que é seu caso (bem mais rápido).

De qualquer forma, como você já comprou, teste a combinação SSD NVME + Optane para o Windows e HD 2Tb para dados, se possível... mas, não acho que vá fazer diferença.

Sim, já havia lido, por completo, esse teste. Mas eu entrei em contato com a própria Intel e só pude extrair deles que a memória optane não é compatível com o SSD NVME como principal. Por isso a combinação só daria certo se fosse HDD de 2TB + Optane com SSD NVME como secundário.

A questão é se vale a pena esse conjunto ou melhor seria desfazer da Optane, mantendo somente SSD NVME + HDD.

Postado

@Rogerio Silva de Carvalho entendi!! 

Cara, acho que você ta num mato sem cachorro rsrs... o jeito será testar as variáveis, e ver qual fica com melhor desempenho. Não acredito que a Optane vá bater de frente com um NVME, pois, falo por experiencia própria, é um SSD de outro mundo. 

Provavelmente, terá q se desfazer de um dos 2 (Optane ou SSD).

Abraço!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Phoenyx disse:

@Henrique Ariel AG @yushin Então este Optane é um grande flop?! Nasceu morto?

@Rogerio Silva de Carvalho Só agora percebi que o seu SSD é M2, falha minha.

Sim, nasceu morto, ajuda em benchmarks e tempo de boot, mais nada.

adicionado 1 minuto depois

@Rogerio Silva de Carvalho Pelos comentarios da galera afirmo com mais certeza ainda, optane+hd não ira ter mais desempenho que o evo960.

Postado

@Henrique Ariel AG seu raciocínio está correto, não teria o mesmo desempenho.

A questão é que se eu foi utilizar HDD com Optane apenas para instalar o Windows e armazenar arquivos poucos acessados (filmes, arquivos grandes, etc) mas com os programas instalados no HD SSD m2 creio que a velocidade de abertura dos programas seria a velocidade do HD M2, não?

Somente a inicialização do Windows e acesso a arquivos do HDD (o que não seria tão frequente) é que teria a velocidade de acesso da memória Optane... meu raciocínio é esse, mas não sei se está correto.

Caso meu raciocínio esteja correto, não seria ruim, pois para inicialização do Windows a Optane se mostrou muito bem em testes, desde que o acesso aos programas seja na velocidade do evo960.

O que acha, @Henrique Ariel AG?

Postado

@Rogerio Silva de Carvalho

MInha opiniao pessoal:
Hoje tenho SSDM.2 NVMe, SSD SATA, e HD no meu setup.
Deixo o M.2 para boot, e alguns poucos programas, e o restante dos programas no SSD, e HD para armazenamento de dados, na maioria videos.

Já havia feito teste de boot com NVMe e SATA, e no boot você não sente tanta diferença, e na maioria das aplicações que na maioria não tem tantos acessos ao disco, não sinto diferença.

Tem o seguinte video  mostando as vantages e alguns benchmarks

Concluindo, se estivesse na sua posicao, consideraria ir de Optane + HD tanto para sistema e aplicativos. Manteria o M.2 NVMe para acesso de aplicacoes que demandem mais acesso a dados, ou trocaria e colocaria talvez um SSD maior.

Mas tudo depende do intuito do setup. De qualquer forma, minha opiniao que voce esta' bem equipado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!