Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, eu estou querendo fazer um upgrade no meu computador, após a gigantesca decepção com o AMD FX 9590.

Alguns pontos importantes são, eu pretendo fazer uma compra agora de até uns R$2.500,00 (processador, placa-mãe e memórias). O meu uso é quase que exclusivo para jogos (Rainbow Six, Battlefield 1, PUBG, Fifa 18, Fortinite e variados jogos). Quero poder comprar um kit agora e ficar tranquilo por uns 3 anos antes de precisar fazer outra mudança de kit. Ou seja, não é uma grande preocupação minha comprar um Ryzen só porque ele terá suporte até 2020. Claro que isso pode ser levado em consideração, só não é uma prioridade minha já que quando eu for fazer outro upgrade provavelmente trocarei todo o kit de novo, talvez mantendo memória caso ainda esteja na DDR4.

Minha maior preocupação hoje é com a memória, já que elas estão custando o DOBRO do que custavam a pouco tempo atrás.

Tendo em vista o principal uso do PC ser jogo, o que vocês me indicam até R$2.500,00?

Meu PC atual é:

2 TB de HD

240GB de SSD

Fonte Corsair CX600

Watercooler H80i v2

GTX 1070 Superclocked EVGA

OBS: Eu andei dando uma olhada por aqui e vi muitas pessoas indicando o Ryzen invés da AMD. Preciso admitir que estou muito, mas MUITO mesmo traumatizado pelo FX 9590. Eu não fechei 100% as portas pra AMD mas gostaria de opiniões mais detalhadas sobre o Ryzen caso achem que ele é a melhor opção.

• Membro VIP
Postado

Pra quem pode ir de Ryzen 1700 pegar este I5 8600K é estranho. Ele vai ter maior IPC obviamente, é destravado, sobe muito no OC... mas ainda tem somente 6 threads. Ainda mais visando em não mexer no PC tão cedo, eu não o compraria.

Se der pra ir de I7 8700K seria o ideal, mas aí tem que coçar mais o bolso. Memórias boas tão caras demais tmb. Enfim, jogo duro.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx Eu não vou negar que estava desesperado pra sair da AMD, mas vi muitas analises e vídeos sobre o Ryzen, e realmente me parece a melhor alternativa.. Depois de uma madrugada inteira pesquisando sobre o i7 8a geração e o Ryzen, eu realmente estou pensando em ir de Ryzen, até achei um 1800x na promoção por R$1.100, o que me deixaria com R$1.400,00 pra motherboard + memórias.

Postado

Hehehehe é o que eu sempre digo, a maior dificuldade da AMD agora vai ser desfazer a imagem negativa dos FX. Eu tb ia de AMD na época dos Phenom II X4 e X6 e pulei pra intel na época dos FX.... E agora voltei pra Ryzen e te digo, realmente é outro processador, feito do zero, nenhum problema de aquecimento, nada. Apenas não tem um IPC tão bom quanto Intel ainda, mas compensa tendo + cores e threads e todos sendo desbloqueados pra OC, e pra gaming é pouquíssima diferença, custando BEM menos.

Esse 1800X por 1100 tá ótimo porque você já tem um WC. Mas caso queira economizar, tem promoção boa do R7 1700 na Cissa por 860, preção. Todos os R7 são iguais, tanto o 1700 quanto o 1700X quanto o 1800X são o mesmo processador, apenas que o 1700 tem clock base menor, mas vem com cooler RGB excelente. O 1700X e o 1800X são iguais ao 1700 mas com clock base maior e vem sem cooler. você pode pegar um R7 1700 e fazer o OC nele e pegar os mesmos clocks do 1800X. E ai você poderia usar seu WC adaptado e vender o cooler RGB do R7 no ML e tal.. OU então usar o cooler RGB e vender o seu WC... vai do gosto do cliente.

Se quiser economizar bem, vai de R7 1700 com placa-mãe B350 (recomendo pra fazer OC, essa Asus TUF ou essa Asus Prime Plus, ou então a MSI B350 Krait, ela baixou o preço e tá num bom patamar agora e foi considerada pelo techspot a melhor B350 pra OC, todas elas giram em torno dos 550 a 700 reais, com promoções ocasionais pra faixa dos 500 pila) e 16gb DDR4 2400 ou 2666. 

R7 1700 por R$860
B350 a seu gosto por digamos R$700 (ou menos caso ache promo boa)
16gb DDR4 digamos por 1000 (preço ta subindo mt rápido)

Daria R$2560 (Considerando 700 pila na placa-mãe)

• Curtir 1
Postado

Hmmm.. por isso vale a pena abrir um tópico aqui no CdH, eu passei a noite vendo vídeos, lendo sobre o Ryzen (inclusive em outros posts do próprio fórum) e não tinha me atentado para a diferença mínima entra o 1700 e o 1800x. Ou seja, com um bom watercooler, eu posso pegar um 1700 fazer um OC e obter uma potência tão boa quanto um 1800x? Se for isso, é interessantíssima essa opção que você citou..@Steeveantonichen

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, GodsyNk disse:

Hmmm.. por isso vale a pena abrir um tópico aqui no CdH, eu passei a noite vendo vídeos, lendo sobre o Ryzen (inclusive em outros posts do próprio fórum) e não tinha me atentado para a diferença mínima entra o 1700 e o 1800x. Ou seja, com um bom watercooler, eu posso pegar um 1700 fazer um OC e obter uma potência tão boa quanto um 1800x? Se for isso, é interessantíssima essa opção que você citou..@Steeveantonichen

Isso. Evidente que todo e qualquer OC (tanto Intel como AMD) depende da tua sorte na famosa "loteria do silício" mas eu chutaria que a grande maioria dos R7 1700 deve pegar 3.8 Ghz em OC sem problemas, e diria que boa parte deles chega nos 4.0Ghz tb sem problemas. Mas se você quer mirar nos 4.0Ghz de OC, melhor usar o seu WC. O Coolerbox RGB que vem com o R7 1700 é mais recomendado pra OC até 3.8Ghz.

Qualquer placa B350 deve aguentar de boas OC até os 3.7Ghz, por isso q chamam isso de sweetspot dos Ryzen: porque o limite que as B350 aguentam também é o limite que o coolerbox dos Ryzen aguentam, então você tem um bom OC sem gastar nada extra por isso. Pra ter 3.8Ghz ou mais, estável e com boas temperaturas, recomendo WC e as B350 que citei.

• Curtir 1
Postado

Bom, acabei de comprar o R7 1700 da cissa magazine, e o MSI B350 Krait Gaming na Terabyte, agora surgiram outras duas dúvidas.. eu vendi meu kit antigo pra um amigo, vendi o watercooler H80i v2 pra ele poder suportar a bomba que é o 9590, agora preciso comprar um watercooler e as memórias ainda me sobram ai uns R$1.500,00 ~ R$1.700,00 pra essas duas peças.. que que você me indica de memória e watercooler bom pra gente fazer esse clock no processador

Postado
5 minutos atrás, GodsyNk disse:

Bom, acabei de comprar o R7 1700 da cissa magazine, e o MSI B350 Krait Gaming na Terabyte, agora surgiram outras duas dúvidas.. eu vendi meu kit antigo pra um amigo, vendi o watercooler H80i v2 pra ele poder suportar a bomba que é o 9590, agora preciso comprar um watercooler e as memórias ainda me sobram ai uns R$1.500,00 ~ R$1.700,00 pra essas duas peças.. que que você me indica de memória e watercooler bom pra gente fazer esse clock no processador

Excelente compra e ainda bem que conseguiu vender o antigo hehehehe. 

Olha, eu compraria só a memória e usaria o Cooler Box do R7 já que você vendeu o water. Usa um OC básico 3.8ghz nele, curte o RGB, vê como vai ficar as Temperaturas e qual vai ser a tua sorte na loteria do silício. Se você der muito azar e pegar um chip q não aguenta OC até 4.0, acho q você nem precisará comprar water... Outro motivo pra isso é que infelizmente no brasil ainda não chegou muitos modelos de WC pra socket am4, e os adaptadores q vende lá fora tb não chegaram aqui.. É raro encontrar. Eu sei que o Cooler Master masterliquid 120 teve uma nova versão dele q já vem as peças pra socket am4 mas vários sites br não especificam isso e aí fica ruim comprar sem ter certeza q vai encaixar. Tb não sei se ele é dos melhores pra OC, nunca tive um. 

Sobre memória, qualquer marca conhecida (corsair, hyper X, crucial, ballistix, trident, e etc) q seja 16gb (preferência 2x8 pra dual channel) e que seja 2400, 2666 ou até 3000mhz se couber no orçamento. Mas o mais importante eu acho que é conferir se o modelo exato da memória tá na qvl da MSI Krait, pra evitar dores de cabeça. Ultimamente, se você não liga pra nota fiscal,  tá compensando pegar memória no mercado livre, mais barato e frete grátis com 10x sem juros e tal, só achar bom vendedor. Mas repito, eu pessoalmente prefiro só comprar ram que esteja na QVL da placa-mãe pra ter mais segurança. 

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, GodsyNk disse:

@Steeveantonichen Cara, desculpa te alugar mais, você foi extremamente prestativo e me ajudou demais, mas não sei o que é QVL hahahahaha.. Onde vejo isso?

Opa, Tamo aí pra isso mesmo hehe. Melhor perguntar tudo agora do que se arrepender depois :P

QVL significa Qualified Vendor List, todos os fabricantes de placa-mãe tem uma lista dessa pra cada placa-mãe. É uma lista de memórias específicas que eles testaram naquela placa-mãe específica e garantiram que funciona de boas. Uma memória que não esteja na QVL não significa que não vai funcionar, apenas que a fabricante não testou especificamente ela. Então quando a memória tá na QVL você tem uma segurança a mais, entende? 

No caso da MSI KRAIT você vê a lista aqui:

https://www.msi.com/Motherboard/support/B350-KRAIT-GAMING#support-mem-12

• Curtir 1
Postado

@Steeveantonichen Steeve, eu achei uma ASUS ROG STRIX B350-F GAMING, na promoção por R$610,00. Será que vale a pena cancelar a compra da KRAIT e pegar ela? Tenho até amanhã pra cancelar a compra.. A Asus é mais bonitona, meu PC é um Core P3, to pensando em pegar umas memórias com RGB (a dificuldade está sendo achar um modelo no QVL lá da fabricante conforme você recomendou) e ia ficar bem legal com essa placa-mãe, qq você acha?

Postado
26 minutos atrás, GodsyNk disse:

@Steeveantonichen Steeve, eu achei uma ASUS ROG STRIX B350-F GAMING, na promoção por R$610,00. Será que vale a pena cancelar a compra da KRAIT e pegar ela? Tenho até amanhã pra cancelar a compra.. A Asus é mais bonitona, meu PC é um Core P3, to pensando em pegar umas memórias com RGB (a dificuldade está sendo achar um modelo no QVL lá da fabricante conforme você recomendou) e ia ficar bem legal com essa placa-mãe, qq você acha?

Oloko, 610 em q loja?? Preção. Em termos de desempenho não tem muita diferença, eu creio, a ROG Strix B350-F Gaming tem exatamente os mesmos VRMs da B350 Prime Plus. Mas a ROG é lindona, e saindo mais barato? Acho que compensa sim.

Olha, RAM RGB é bem caro mesmo, mas se a grana der... Tenta ver se as RAMs q você já pesquisou estão na QVL dessa Asus.. A QVL da ROG Strix é essa: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/STRIX_B350-F_GAMING/ROG_STRIX_B350-F_GAMING_Memory_QVL_20170519.pdf?_ga=2.62436076.1731085478.1513897602-1102525064.1510085180

Postado

Eu olhei, nenhuma das RAMs RGB estão nessa QVL, achei alguns sites gringos dizendo que a G.Skill TridentZ RGB de 3000MHz roda a 2666MHz mas instável (não sei o que isso quer dizer), o cara disse que ele já esperava isso uma vez que não constava na lista QVL.. As Corsair RGB também não constam na lista QVL.. Triste demais, sobrou R$1.400,00 dava pra comprar a memória mas não to achando nenhuma na QVL e fiquei cabreiro de comprar uma de 3200MHz e só rodar a 2400MHz.. Não entendo muito, mas to me esforçando aqui...

Sobre a placa-mãe, eu comprei no Mercado Livre, vendedor de FOZ (obviamente vem do Paraguai) Passei o valor errado, Paguei R$355,00 em 12x sem juros já que não tinha desconto a vista. Ele é vendedor Gold, tinha muitas vendas e recomendações. Disse que trouxe pra um cliente e o mesmo desistiu da compra depois de ter pago o sinal. Foi bem atencioso, espero que corra tudo certo com a venda/envio. @Steeveantonichen

Obs: Conversando com o vendedor consegui comprar também as memórias, 2x8GB 3000Mhz G.Skill Trident Z RGB DDR4 por R$950,00 + Frete (+ os R$355,00 da MoBo)

Postado
12 horas atrás, GodsyNk disse:

Eu olhei, nenhuma das RAMs RGB estão nessa QVL, achei alguns sites gringos dizendo que a G.Skill TridentZ RGB de 3000MHz roda a 2666MHz mas instável (não sei o que isso quer dizer), o cara disse que ele já esperava isso uma vez que não constava na lista QVL.. As Corsair RGB também não constam na lista QVL.. Triste demais, sobrou R$1.400,00 dava pra comprar a memória mas não to achando nenhuma na QVL e fiquei cabreiro de comprar uma de 3200MHz e só rodar a 2400MHz.. Não entendo muito, mas to me esforçando aqui...

Sobre a placa-mãe, eu comprei no Mercado Livre, vendedor de FOZ (obviamente vem do Paraguai) Passei o valor errado, Paguei R$355,00 em 12x sem juros já que não tinha desconto a vista. Ele é vendedor Gold, tinha muitas vendas e recomendações. Disse que trouxe pra um cliente e o mesmo desistiu da compra depois de ter pago o sinal. Foi bem atencioso, espero que corra tudo certo com a venda/envio. @Steeveantonichen

Obs: Conversando com o vendedor consegui comprar também as memórias, 2x8GB 3000Mhz G.Skill Trident Z RGB DDR4 por R$950,00 + Frete (+ os R$355,00 da MoBo)

Oloko, 355 numa Asus B350 ROG Strix? Tem certeza? Não é usada/com defeito? Essa placa nos EUA custa 140-160 dólares, só na conversão pra Real já da mais de 500 reais, como ele ta vendendo por 355?? Parece muito estranho, cuidado aí.

Sobre as RAMs, o preço está bom pros padrões de hoje.. Estão na QVL ou arriscou pegar fora da QVL?

Postado

@Steeveantonichen Não não, eu digitei errado DE NOVO, R$655,00 na placa-mãe, R$950,00 nas memórias e mais o frete dos dois, que deu R$58,30. As memórias não estão no QVL mas eu achei no fórum da ROG da Asus uma pessoa perguntando se alguém tinha esse KIT e se funcionava, responderam que sim, mas funciona a 2933MHz, não 3000MHz, e funciona de forma automática nem precisa ir manualmente mudar na BIOS. Está tudo comprado, só falta chegar prazo é dia 8 de janeiro tudo em mãos já!

Ficou da seguinte maneira:

Processador Ryzen 7 1700 (Cissa magazine = R$860,00)

placa-mãe Asus ROG Strix B350-F Gaming (MercadoLivre = R$655,00)

Memórias 2x8GB (16GB) 3000MHz G.Skill Trindent Z RGB (MercadoLivre = R$950,00)

-Totalizando R$2.490,00

Ficando R$10,00 a baixo do orçamento inicial, e levando em consideração que eu consegui vender meu kit antigo sobrou um bom dinheiro para mudanças além do planejado.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx ai eu vou ter que aprender a fazer isso então porque não faço a menor ideia do que você está falando HEIUAHEUIAHUIE não entendo nada dessa parte.. Mas de qualquer forma obrigado pela informação, vou procurar saber como faz isso pra poder fazer certo.

Postado
12 horas atrás, GodsyNk disse:

@Steeveantonichen Não não, eu digitei errado DE NOVO, R$655,00 na placa-mãe, R$950,00 nas memórias e mais o frete dos dois, que deu R$58,30. As memórias não estão no QVL mas eu achei no fórum da ROG da Asus uma pessoa perguntando se alguém tinha esse KIT e se funcionava, responderam que sim, mas funciona a 2933MHz, não 3000MHz, e funciona de forma automática nem precisa ir manualmente mudar na BIOS. Está tudo comprado, só falta chegar prazo é dia 8 de janeiro tudo em mãos já!

Ficou da seguinte maneira:

Processador Ryzen 7 1700 (Cissa magazine = R$860,00)

placa-mãe Asus ROG Strix B350-F Gaming (MercadoLivre = R$655,00)

Memórias 2x8GB (16GB) 3000MHz G.Skill Trindent Z RGB (MercadoLivre = R$950,00)

-Totalizando R$2.490,00

Ficando R$10,00 a baixo do orçamento inicial, e levando em consideração que eu consegui vender meu kit antigo sobrou um bom dinheiro para mudanças além do planejado.

Ficou 10/10

Postado

Bom, só pra finalizar a questão e sanar todas as minhas dúvidas deixa eu fazer umas considerações finais.

O computador ficou com a seguinte configuração:

AMD Ryzen 7 1700

MoBo Asus ROG Strix B350-F Gaming

16GB G.skill TridentZ RGB 3000MHz (2x8gb)

NVidia EVGA GeForce GTX 1070 SuperClocked

Fonte Corsair CX600

HD 2 TB

SSD 240GB

Eu tinha um H80i v2, mas eu vendi meu KIT antigo e optei por vender junto com o watercooler pra pegar um de 240mm ou 360mm.. A primeira dúvida é qual watercooler pegar agora.

A segunda dúvida é se eu terei algum tipo de problema de gargalo com essa config. Lembrando que sobrou um dinheiro da venda do meu kit antigo, então caso tenha algo necessário para melhor, o que seria?

Atualmente eu tenho um Thermaltake Core P3 de gabinete, também estou pensando em vender apesar de só ter 3 meses de uso. Ele junta muita poeira e eu moro em cidade litorânea de frente para a praia, ou seja, da muito trabalho manter ele limpo. To pensando em pegar um Corsair 400C.

E pra terminar, em 2016 eu fiz um sistema de watercooler em loop, ele ta desmontado a uns 6 meses ou mais, só que eu ainda tenho as peças, bomba, CPU Block EK Supremacy EVO para AMDm, tenho vários fittings e etc, tenho os moldes, o silicone para moldar e o soprador térmico. Será que vale a pena invés de comprar um water cooler novo, comprar só os tubos de acrílico e montar o sistema de loop de novo? Se ficar bom dava até pra tentar me aventurar a fazer um overclock no processador.. O que acham?

Postado
Em 23/12/2017 às 09:52, GodsyNk disse:

Bom, só pra finalizar a questão e sanar todas as minhas dúvidas deixa eu fazer umas considerações finais.

O computador ficou com a seguinte configuração:

AMD Ryzen 7 1700

MoBo Asus ROG Strix B350-F Gaming

16GB G.skill TridentZ RGB 3000MHz (2x8gb)

NVidia EVGA GeForce GTX 1070 SuperClocked

Fonte Corsair CX600

HD 2 TB

SSD 240GB

Show de bola.

A segunda dúvida é se eu terei algum tipo de problema de gargalo com essa config. Lembrando que sobrou um dinheiro da venda do meu kit antigo, então caso tenha algo necessário para melhor, o que seria?

Nenhum gargalo. Eu não gastaria um centavo a mais. Se for pra gastar, eu colocaria + um SSD de 500gb (até M2) ou algo assim, pra poder colocar + jogos em SSD. E só. SSD é o caminho, a verdade e a vida.

Atualmente eu tenho um Thermaltake Core P3 de gabinete, também estou pensando em vender apesar de só ter 3 meses de uso. Ele junta muita poeira e eu moro em cidade litorânea de frente para a praia, ou seja, da muito trabalho manter ele limpo. To pensando em pegar um Corsair 400C.

O P3 é mt bonito cara, trocar com 3 meses seria de partir o coração. Mas se for pra trocar porque junta mt poeira e dá trabalho, eu sugeriria ir de Corsair Carbide 400Q, é a versão silent que tem tudo muito bem vedado, vai ser super silencioso e n vai entrar poeira nenhuma praticamente. Meu irmão tem um e se você n quer poeira, é dos melhores custo x benefício. Só é sóbrio demais, é uma caixa preta literalmente, e vai ser o exato oposto do seu P3 heheheheh.

Eu tinha um H80i v2, mas eu vendi meu KIT antigo e optei por vender junto com o watercooler pra pegar um de 240mm ou 360mm.. A primeira dúvida é qual watercooler pegar agora.

E pra terminar, em 2016 eu fiz um sistema de watercooler em loop, ele ta desmontado a uns 6 meses ou mais, só que eu ainda tenho as peças, bomba, CPU Block EK Supremacy EVO para AMDm, tenho vários fittings e etc, tenho os moldes, o silicone para moldar e o soprador térmico. Será que vale a pena invés de comprar um water cooler novo, comprar só os tubos de acrílico e montar o sistema de loop de novo? Se ficar bom dava até pra tentar me aventurar a fazer um overclock no processador.. O que acham?

Olha, a n ser q você esteja MUITO agoniado pra gastar $, ou queira MUITO exibir o sistema de loop-cooling pra ficar estiloso e tal, eu n faria nada disso. EU (sou um cara mt economico e racional heheh) apenas usaria o cooler box RGB do R7, faria um OC básico até 3.8Ghz e usaria assim mesmo, com o gabinete P3 pra ficar bonito os LEDs. O Custo extra q você vai ter com Watercooling novo pra tentar chegar nos 4.0 ou 4.1Ghz vai ser MUITO alto pro pouco ganho q vai ter. Mesmo os entusiastas com PCs de 4000 dólares e as melhores mobos da galáxia n conseguem passar de 4.2Ghz no R7, a arquitetura do processador que é limitada, não é questão de temperatura. Então se for mesmo fazer WC, acharia melhor usar o sistema loop q tu já tem.

Postado

@Steeveantonichen Já tive um problema, o 1700 virou um 1800X.. não tava conseguindo finalizar a compra na cissa magazine, as promoções de natal iam acabar, não consegui atendimento na cissa magazine acabei comprando na promoção da Kabum o 1800X que ia sair o mesmo preço do 1700 fora da promoção.. então o que era um 1700 virou um 1800X mas acho que no fundo não vai mudar nada.. só gastei R$240,00 a mais..

Acho que  eu vou arrumar o CPU Block que eu estraguei a rosca, e comprar 2 tubos e refazer o loop mesmo..

Sobre o P3, eu moro em Santos, de frente pra praia, acumula MUITA poeira.. é muita mesmo.. inviável de ter um P3.. Mas não vai ter jeito.. vou trocar mesmo..

Essa foto é do dia 24/09/2017, que foi o dia que chegou o gabinete e eu tava moldando os tubos..

IMG-20170924-WA0006.jpeg

Postado

@GodsyNk Massa demais esse sistema loop eim! O ruim é que se tu quer trocar por causa de poeira, pra mim só faz sentido pegar um Corsair Carbide 400Q ou semelhante. Já tive muito gabinete e o único q vi q realmente n entra nada de poeira, foi esse Corsair q meu irmão tem. O ruim é que todos os silent são caixas pretas vedadas, e aí seu loop (todo pc na verdade) n ficará mais visível... Mas é o jeito. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...