Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Dupla


jucca

Posts recomendados

Olá pessoal

Estive com sérios problemas de fonte.

Nenhumas estava aguentando minha máquina.

Acredito até agora que é a má qualidade das fontes associada a uma máquina potente.

Tenho a seguinte configuração:

Athlon 2600+ 266MHz

PM Asus A7V600-X c/ som e rede on-board

1Gb de Ram DDR

GeForce 4MX 64M c/ cooler

HD 120Gb Maxwall Barracuda 7200 RPM

HD 80Gb Samsung 5400 RPM

CDRW LG 52x32x52x

Disquete 1.44

Zip Drive Interno

Teclado

Mouse Dr. Hawk

Cooler de base cobre da MTeq (4800RPM)

2 Coolers de HD

2 Exaustores

No desespero de resolver o problema de fonte, instalei duas fontes e fiz uma gambiarra para ligar a segunda, com um conector tipo tomada de micro.

É correto utilizar duas fontes?

Provavelmente irei fazer isto até encontrar uma fonte de qualidade e barata.

Grato

Jucca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. eu uso duas fontes... mas o tipo q eu liguei.. foi pegandu a secundaria.. e ligandu u cabo verde do con junto principal d fios dela com o da fonte principal e o preto logo ao lado esquerdo do cabo verde também liguei na principal.. lembre-se verde com verde e preto com preto.. ai quando aperto power ele ativa as duas fontes assim liga tudu ao mesmo tempo.. entendeu.???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico.. pessoal, e ligar 2 fontes, tipo.. 1 fonte ligaria apenas para a placa mãe.. a outra ligaria aos periféricos, tipo HD´s, diskete, combo driver e coolers. Cada fonte recebendo sua ligação de energia.. tem algum problema???

ou seria melhor ligar as fontes pelos fios???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Brower

Não entendi bem sua dúvida, mas pode funcionar sem problemas com uma fonte alimentando a placa-mãe e a outra os perif´ricos. Contudo, faça com que ambas recebam alimentação do mesmo ponto e como disse o Mammut, ligue para que ambas sejam ativadas ao mesmo tempo.

Também é importante que as mesmas sejam identicas para evitar alguma diferença nas tensões fornecidas.

Outro modo de fazer isto é conectar todos os fios do conector que alimenta a placa-mãe, nas duas fontes....tipo vermelho com vermelho, branco com branco, etc e ai, a diferença de tensão nesses conectores não afetaraão a placa-mãe(mas não deve existir). O resultado disso tudo é que terá uma fonte dupla com o dobro de conectores para hd, cdrom, flopp etc. e com uma capacidade de corrente bem maior que com apenas uma fonte.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera

Vou testar as ligações sugeridas, pelo menos para ligar ao mesmo tempo.

Por sorte comprei duas fontes gêmeas (em tese).

Parece que agora a máquina tá melhor.

Só quero ver achar um gabinete.

Também quero ver a marca de fonte sugerida.

Falous

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo! Existem essas duas possibilidades.

1 - Usa-se duas fontes, mas cada uma é tratada como única. As voltagens são independentes. Uma alimenta a placa mãe e a outra, os periféricos. Nesta condição, o circuito de disparo deverá ser unificado. Ou seja, os fios verde de cada conector(alimenta a placa mãe) e os pretos respectivos serão jumpeados para quando ligar uma, a outra liga também.

2 - Todos os fios dos conectores das duas fontes que alimentam a placa mãe serão unidos e somente um conector fornecerá tensão, mas vindo das duas fontes simultaneamente. Isto é o que se diz trabalhar em paralelo e neste caso, as fontes devem ser exatamente iguais. Os conectores para periféricos serão usados de uma e de outra, mas se desejar unificar as duas fontes como se fosse uma só, basta fazer a conexão dos fios de +5V, +12V, .....etc de ambas as fontes. E não esquecer de alimentar na entrada das duas, de forma igual, ou seja, a mesma tomada, mesmo aterramento, carcaças ligadas entre si. Isto serve para evitar que possam fluir correntes de uma fonte para a outra.

Este esquema ainda vou fazer, mas tem colega aqui do forum que fez e funciona na boa.

Em resumo, uma linha de +12V que sozinha fornece 15A, quando em paralelo, conforme explicado acima, vai fornecer 30A e consequentemente, menos queda de tensão ocorrerá nesta linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

Volto a perguntar outras coisas.

As fontes duplas estão funcionando bem, mas não sei o que ocorre.

Já queimaram 4 fontes antes de usar a dupla.

Na última fonte queimada, o computador reiniciou e depois a fonte (######), se foi.

Hoje a máquina reiniciou e estou cabreiro, pois pode ser um aviso de que uma das fontes ou as duas vão para o saco.

Já descartei a possibilidade de fonte ruim, pois agora está bem dividido a energia gerada nas duas fontes.

Agora penso nas seguintes possibilidades (fiz um upgrade a uns 2 meses, e este problema apareceu depois do upgrade):

1) A placa-mãe está com defeito (não consigo pôr isto na cabeça, pois como pode ela dar retorno e queimar a fonte?), mas parece a principal alternativa.

2) Outro periférico dando retorno e queimando a fonte (também não consigo entender como, apesar de não entender nada de eletrônica)

3) o No-break está com defeito (SMS 650VA) (estão ligados nele a CPU, ver descrição acima, o monitor Samsung 753v 17'' e o modem ADSL ALcatel STPro)

4) a instabilidade da energia fornecida (mas acredito que o No-break consiga estabilizar a rede.

5) Calor (???). Meu micro chegou ao que ví no máximo de 65º

Quem puder ajudar agradeço imensamente, pois estou partindo para a primeira opção, usar a garantia da placa mãe e trocá-la urgentemente.

Falous

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei fazendo o mesmo que você e depois de muitos problemas...

resolví fazer uma fonte redundante dentro de uma única carcaça.

Dá uma olhada: B)

sat6.jpg

%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/bygrappa/sat10.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/bygrappa/sat5.jpg' alt='sat5.jpg'>

Usei duas Vcom de 400w com pequenas alterações e a carcaça de uma Satelitte int de 500w :zoio:

Obs.: não foi simples, mas no meu caso resolveu perfeitamente. para você ter uma ideia, dá menos de 2% de variação na linha 12v , e menos de 1% nas 5 e 3,3; entre full e idle.(olha a assinatura e imagina tudo funcinando ao mesmo tempo...)

Ainda estou melhorando :muro: está fonte que chamo de RTC.

grappa

Tô por aquí. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!