Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação correta Corsair H75


Posts recomendados

Boa noite senhores.

 

Estou com um cooler Corsair H75, e minha mobo é uma Asus gaming 970.

Tenho diversas dúvidas:

 

Qual a posição correta dos fans para funcionar o push pull?

Veio um cabo e acredito que é para ligar os dois fans nele, é o metodo correto?

Eu vi em alguns lugares que existe um metodo correto para ligar o cabo de força tanto da bomba quanto dos fans.

Eu os liguei conforme o que estava descrito na placa-mãe (OPT Fan, CPU fan e Water Cpu *acho que é isso).

Fiz alguma coisa errada? A temperatura estava na casa dos 60 graus em load (pra mais até).

 

Obs: meu gabinete é o modelo que a fonte fica em cima e não estou com condições no momento de trocá-lo, estou resolvendo um problema com minhas memórias RAM ainda.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento Então. Para funcionar o Push Pull você vai colocar um cooler um cooler empurrando o ar e o outro puxando o ar. 

Esse cabo que veio deve ser para ligar 2 cooler em 1 conector só. Se sua placa tiver conexão para cooler(CHA-Fan) é só ligar os cooler nessa conexão.

A bomba você vai ligar no CPU-FAN e os Coolers no CHA-FAN.

 

Qual sua configuração? Qual seu gabinete? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento coloque os fans em linha, tipo ------>------->. Os dois puxando o ar e jogando na mesma direção. Igual os ventiladores de túnel de rua. Todos na mesma direção para fazer um fluxo contínuo. Os fans vêm com setinhas indicando a direção do fluxo e em que sentido (horário / anti-horário) as pás giram. Você precisa deixar as setas na mesma direção tipo -> ->.

 

Esse cabo bifurcado é para plugar os dois fans nas extremidades em "Y". O conector da ponta desse cabo bifurcado vai no CPU_FAN (em mais nenhum lugar, apenas o CPU_FAN).

 

O cabo do bloco / bomba você coloca no W_PUMP. Mas depois você tem que ir no BIOS e colocar esse W_PUMP em "disable". Isso vai desabilitar qualquer controle de tensão e ela vai rodar a 12V, como precisa ser.

 

Onde o H75 está instalado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thallesaguiar  e @Contiusa

 

Segue fotos conforme solicitado, eu sei que o espaço está bem justo mas no momento n consigo troca de gabinete.

A foto com as setas do cooler está correto?

20171223_083103_resized.jpg

20171223_082816_resized.jpg

20171223_082213_resized.jpg

adicionado 24 minutos depois

Pessoal, coloquei uns enforca-gato no adaptador porque os fios iriam ficar voando e feios hahah. Tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento sim, está legal. Mas seria melhor trocar a ordem dos fios. Coloque os fans no CPU_FAN (eles vão ser controlados pela temperatura da CPU), porque assim o water cooler vai rodar mais silencioso. E a bomba coloque no W_PUMP. Mas você tem que ir no BIOS e colocar ela em "Disable" para que ela rode a 12V.

 

Eu vi pelo manual, então você não deve ter problemas de fazer esse setup.

 

Ou pode deixar a bomba no CPU_FAN, mas você precisaria colocar os fans no W_PUMP e colocar no BIOS em "PWM Mode". Do jeito que os fans estão no CHA_FAN, eles estão sendo controlados por um sensor que pega a temperatura do gabinete, o que não é correto. Os fans precisam rodar de acordo com a temperatura da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento sim, está legal. Mas seria melhor trocar a ordem dos fios. Coloque os fans no CPU_FAN (eles vão ser controlados pela temperatura da CPU), porque assim o water cooler vai rodar mais silencioso. E a bomba coloque no W_PUMP. Mas você tem que ir no BIOS e colocar ela em "Disable" para que ela rode a 12V.

 

Eu vi pelo manual, então você não deve ter problemas de fazer esse setup.

 

Ou pode deixar a bomba no CPU_FAN, mas você precisaria colocar os fans no W_PUMP e colocar no BIOS em "PWM Mode". Do jeito que os fans estão no CHA_FAN, eles estão sendo controlados por um sensor que pega a temperatura do gabinete, o que não é correto. Os fans precisam rodar de acordo com a temperatura da CPU.

Qual a ordem recomendada? A primeira ou segunda opção?

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, thallesaguiar disse:

@Gui Bento Você vai ter que trocar depois esse gabinete. Está tudo muito junto.

Preciso mesmo, mas por enquanto preciso comprar memórias RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gui Bento disse:

Qual a ordem recomendada? A primeira ou segunda opção?

 

A primeira opção, até porque a sua placa-mãe oferece o conector W_PUMP (Water Pump), que seria exatamente para a bomba do water cooler. Mas você precisa depois ir no BIOS e colocar na opção "Disable" para a tensão não variar. A bomba precisa rodar sempre a 12V (máximo).

 

NOTA: "disable" não desliga o conector. Apenas desabilita o controle do W_PUMP. Ou seja, vai rodar sempre a 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

 

A primeira opção, até porque a sua placa-mãe oferece o conector W_PUMP (Water Pump), que seria exatamente para a bomba do water cooler. Mas você precisa depois ir no BIOS e colocar na opção "Disable" para a tensão não variar. A bomba precisa rodar sempre a 12V (máximo).

 

NOTA: "disable" não desliga o conector. Apenas desabilita o controle do W_PUMP. Ou seja, vai rodar sempre a 12V.

Estou fazendo agora, ja posto o resultado

adicionado 3 minutos depois

Baixou a rotação da bomba e a temperatura parece que subiu.

20171223_145505.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento ela estava em quanto antes? Porque algumas placas-mãe leem o pulso pela metade e vai dar isso aí, por volta de 1500rpm. Originalmente ela tem 3000rpm. O conector pode estar lendo o pulso pela metade, mas ela deve estar a 3000rpm.

 

Os fans também podem estar mais devagar agora no PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento ela estava em quanto antes? Porque algumas placas-mãe leem o pulso pela metade e vai dar isso aí, por volta de 1500rpm. Originalmente ela tem 3000rpm. O conector pode estar lendo o pulso pela metade, mas ela deve estar a 3000rpm.

 

Os fans também podem estar mais devagar agora no PWM.

Quando coloquei a bomba no cpu fan e os fans em cha fan, a bomba ficou em 1.9 1.8 2.0 e os fans estavam em 1.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento mas esses valores não correspondem a velocidade da bomba. A velocidade dá bomba é o valor que indica o rpm. Nessa sua foto, onde está Water Pump Speed: indicando 1464rpm. Se quiser conferir, inverta de novo e veja como fica a rotação no CPU_FAN. 

 

Também não sei se o CPU_FAN tem leitura de pulso diferente. Mas testa aí. Mas eu duvido que o conector a 12V pode ter abaixado o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento mas esses valores não correspondem a velocidade da bomba. A velocidade dá bomba é o valor que indica o rpm. Nessa sua foto, onde está Water Pump Speed: indicando 1464rpm. Se quiser conferir, inverta de novo e veja como fica a rotação no CPU_FAN. 

 

Também não sei se o CPU_FAN tem leitura de pulso diferente. Mas testa aí. Mas eu duvido que o conector a 12V pode ter abaixado o desempenho.

Nesse momento estou jogando e está 60°C, meu processador é um fX 8350, clock dele ta em 4.5

Ainda n troquei e coloquei a bomba no CPU FAN, mas a temperatura está muito elevada?

adicionado 5 minutos depois

@Contiusa parece que ficou igual ao o que eu disse no meu primeiro post

adicionado 10 minutos depois
22 horas atrás, Gui Bento disse:

Boa noite senhores.

 

Estou com um cooler Corsair H75, e minha mobo é uma Asus gaming 970.

Tenho diversas dúvidas:

 

Qual a posição correta dos fans para funcionar o push pull?

Veio um cabo e acredito que é para ligar os dois fans nele, é o metodo correto?

Eu vi em alguns lugares que existe um metodo correto para ligar o cabo de força tanto da bomba quanto dos fans.

Eu os liguei conforme o que estava descrito na placa-mãe (OPT Fan, CPU fan e Water Cpu *acho que é isso).

Fiz alguma coisa errada? A temperatura estava na casa dos 60 graus em load (pra mais até).

 

Obs: meu gabinete é o modelo que a fonte fica em cima e não estou com condições no momento de trocá-lo, estou resolvendo um problema com minhas memórias RAM ainda.

 

Obrigado!

Assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento para as CPUs FX você precisa ver com o AMD Overdrive. É o único aplicativo que dá a leitura correta. Instale ele e veja na aba CPU Status. O valor Margem Térmica (Thermal Margin) precisa estar acima de 0ºC. Se ficar abaixo de ºC é porque passou do limite recomendado. Até 10ºC acima está legal. Abaixo disso começa a complicar.

 

Depois troque os fios e veja como fica a rotação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento para as CPUs FX você precisa ver com o AMD Overdrive. É o único aplicativo que dá a leitura correta. Instale ele e veja na aba CPU Status. O valor Margem Térmica (Thermal Margin) precisa estar acima de 0ºC. Se ficar abaixo de ºC é porque passou do limite recomendado. Até 10ºC acima está legal. Abaixo disso começa a complicar.

 

Depois troque os fios e veja como fica a rotação. 

Trocar os fios para CPU_FAN e W_PUMP?

adicionado 30 minutos depois
9 horas atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento para as CPUs FX você precisa ver com o AMD Overdrive. É o único aplicativo que dá a leitura correta. Instale ele e veja na aba CPU Status. O valor Margem Térmica (Thermal Margin) precisa estar acima de 0ºC. Se ficar abaixo de ºC é porque passou do limite recomendado. Até 10ºC acima está legal. Abaixo disso começa a complicar.

 

Depois troque os fios e veja como fica a rotação. 

 

O Thermal Margin está variando entre 45ºC  até 56ºC.

Está ok?

PS: não estou fazendo absolutamente nada no PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento trocar os fios que eu falo é colocar a bomba no CPU_FAN (como estava antes) e os fans no CHA_FAN ou W_PUMP. Aí você entra no BIOS e veja a rotação que está marcando o CPU_FAN. Provavelmente vai estar os mesmos 1450-1500rpm.

 

O Thermal Margin em repouso não é representativo, mas está legal (você tem 45-56ºC de folga, o que é muito - mas a CPU não está fazendo nada). Rode um stress test do AIDA65 só com CPU marcado ou então o teste do CPU_Z. Veja como fica o Thermal Margin.

 

Ah, esses conectores às vezes são chatos de tirar. Vá com calma nessa coisa de trocar de lá para cá para não quebrar um conector de azar. Só um lembrete. Eu brinco que mexer no micro é coisa zen. Tem que ter paciência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Contiusa disse:

@Gui Bento trocar os fios que eu falo é colocar a bomba no CPU_FAN (como estava antes) e os fans no CHA_FAN ou W_PUMP. Aí você entra no BIOS e veja a rotação que está marcando o CPU_FAN. Provavelmente vai estar os mesmos 1450-1500rpm.

 

O Thermal Margin em repouso não é representativo, mas está legal (você tem 45-56ºC de folga, o que é muito - mas a CPU não está fazendo nada). Rode um stress test do AIDA65 só com CPU marcado ou então o teste do CPU_Z. Veja como fica o Thermal Margin.

 

Ah, esses conectores às vezes são chatos de tirar. Vá com calma nessa coisa de trocar de lá para cá para não quebrar um conector de azar. Só um lembrete. Eu brinco que mexer no micro é coisa zen. Tem que ter paciência.

Hahaha show meu querido, farei os testes aqui. Eu to fazendo meio q sem paciência mas nada estragou hahah.

Quando eu inverteros fios, preciso desativar algo na BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui Bento :) não precisa desativar, o CPU fan vai rodar a 12V em conectores de 3 pinos. E também para simular como estava antes, sem nada desabilitado. Assim você pode comparar e confirmar se está diferente ou não. Melhor do que ficar encucado de que antes estava melhor :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Gui Bento disse:

59 a temperatura do CPU e Margin Thermal ta em torno de 26 a 28

 

Como eu falei, essa temperatura da CPU de 59ºC é fantasia. Nenhum desses aplicativos mostra corretamente. A diferença para a temperatura real costuma variar de 10 a 20ºC, por isso que é perigoso se basear por isso.

 

Veja somente pela margem térmica. Se está por volta de 25-30ºC, está muito bom. Os coolers mais baratos costumam ficar entre 15-20ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...