Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com ajuste de tensão e corrente com amplificador operacional


Altrano

Posts recomendados

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo como... quando v em R3 atinge certo vallor, Vpino2 passa de Vpino3 o que leva Vpin6 pra -8V baixando a Vadj bloqueando o LM317. C2 e C5 tem função invisualizável mentalmente. C4 D2 af esquece

Estude comparador de tensão

Primeiramente obrigado por responder.

 

Vi que você pegou o esquema 2º esquema. Estou pensando em montar o 1º. Mas primeiro preciso entender bem o mais simples. Até a parte que você explicou eu já tinha "quase entendido" mas....

 

Me corrija por favor:

C4, D2, C5 e R5 seriam para ajuste de offset.

R4 apenas para o LED indicador de limite de corrente.

Ou R5  e R7 (Divisor) estão entre Vou e Adj e por isto o valor do potenciômetro de  ajuste de tensão não foi definido.

 

Agradeço a tensão.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

R2/R5=ajuste da corrente máxima. C5 serve como uma indescritível compensação em frequencia

10 horas atrás, Altrano disse:

R4 apenas para o LED indicador de limite de corrente.

ok

 

R6/R8 ajuste de Vsaída

 

10 horas atrás, Altrano disse:

o mais simples

tmj. Por gentileza consulte o d.s. do lm317

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz várias fontes com o LM317. Com shunt e sem shunt de corrente. Até com aquela mãnha de usar o trafo com duas saidas e uma chave comutadora. Claro que as fontes usam um comparador de tensão. A minha tiinha uma chave mesmo. A Hikari que eu tenho agora vai de 0V  à 30 V 5A e dá para escutar o relé comutando. Mas meu conhecimento em AOP sempre foi teórico. Por isto minhas dificuldades. Outro problema que estou tendo é na questão da alimentação deste AOP, como ele não tem realimenção, então tenho que alimenta-lo no VCC  e VEE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao usar shunt, supõe-se que usastes ampop e com um certo grau de entendimento. Ele pode ser seu ponto de partida.

 

A não ser a questão da fome, não vejo conexão entre realimentação e alimentação neste caso. Por gentileza, a consulta do d.s. do ci pode ajudar a elucidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Ao usar shunt, supõe-se que usastes ampop e com um certo grau de entendimento. Ele pode ser seu ponto de partida.

 

A não ser a questão da fome, não vejo conexão entre realimentação e alimentação neste caso. Por gentileza, a consulta do d.s. do ci pode ajudar a elucidar.

Não, apenas tansistores de potência com resistores amostradores. AOP nunca usei. Só teoria mesmo. Mas estou começando a colocar a teoria guardada na mente para funcionar. O problema são as configurações nos livros e na prática. Às vezes complicamos um pouco na prática sem querer. Ainda mais que estou estudando os dois esquemas. A parte dos -5V esta Ok. Estou complicando mesmo é com a amostragem do AOP. Mas eu chego lá. 

Questionei sobre a alimentação, pois ainda não consegui visualisar se o AOP trabalha na saturação. Como já compreendi o funcionamento do sistema, mas ainda não consegui calcular o valor das amostragens para uma certa tensão e corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Se ler com atenção o regulador LM317 vai observar que quando estável tem-se uma tensão fixa entre o pino OUT e o pino ADJ, 2,5V se bem me lembro (preguiça de abrir a folha de dados). Isso significa que a tensão no pino ADJ = tensão de saída - 2,5V. Nossa fonte é de tensão variável, se temos a leitura de corrente (shunt) no lado alto, temos que ter uma referência de tensão que flutue a uma distância fixa da tensão de saída. Por outro lado, a tensão que sai do coletor do transistor de potência = tensão de saída + queda de tensão no shunt. Para o circuito acima, com shunt de 0,2R, supondo um limite de corrente de 2A, teremos no shunt uma queda de 0,4V caso o limite seja atingido, o que significa que a tensão do coletor de transistor de potencia aumentará para compensar essa queda (é uma fonte regulada). Esse aumento de tensão vai para a entrada inversora via divisor resistivo (trimpot + o primeiro resistor em série) e se ultrapassar a tensão de saída a saída do operacional começa a comutar para o -5V, provocando a queda da tensão do pino ADJ e por consequência a tensão de saída.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

A tensão entre no pino entre o pino Vout e Adj varia de 1,2 à 1,3V. Abaixo de 1,2V certamente o CI já esta começando a entrar em modo de proteção ou algo esta errado.

 

"Para o circuito acima, com shunt de 0,2R, supondo um limite de corrente de 2A, teremos no shunt uma queda de 0,4V caso o limite seja atingido, o que significa que a tensão do coletor de transistor de potencia aumentará para compensar essa queda (é uma fonte regulada). Esse aumento de tensão vai para a entrada inversora via divisor resistivo (trimpot + o primeiro resistor em série) e se ultrapassar a tensão de saída a saída do operacional começa a comutar para o -5V, provocando a queda da tensão do pino ADJ e por consequência a tensão de saída."

 

Eis a minha dúvida. O pino 7 VCC deverei ligar no coletor do transistor e fazer uma fonte simetrica para retirar apenas os -5V do VEE.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Altrano disse:

Eis a minha dúvida. O pino 7 VCC deverei ligar no coletor do transistor e fazer uma fonte simetrica para retirar apenas os -5V do VEE.

Amigo, não sei se isso foi uma pergunta mas se sim a resposta a isso está no teu 1º esquema...

Fonte Linear - Ajuste De Tensão E Corrente - 0  à 15V 5A - Esquema.jpg

VCC e VEE são alimentações independentes de tudo.

E agora o desafio... Onde conseguir o -5? São muitas formas. Algo me diz que já as conheces. Dica: a corrente pode ser bem baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais simples é colocar em curto e ajustar a corrente.

 

adicionado 49 minutos depois

O ajuste do potenciomentro é linear nesse tipo de fonte. Embora existam resistores de precisão, no caso dos potenciometros a única precisão que se consegue é da linearidade. No valor total a precisão é triste. Veja quantos Ohms reais tem o potenciometro de 100k que foi comprado. Para cada 16K terás 1A de regulagem. Supondo que tenha 104k isso significa que terá 6,5A no fundo de escala. Nesse exemplo, divida o curso do potenciometro (normalmente 270º) de 0 a 6,5A. Quando for utilizar, faça o ajuste visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Por maior que seja meu espírito minimalista, penso que simplicidade não deve dar lugar à segurança. Por isso continuo achando...

 

Nem me dei ao trabalho de verificar quantos amperes o transistor aguenta. Alterando o valor nominal do potenciometro altera-se o valor máximo da corrente. Caso haja dificuldades com os valores comercialmente disponíveis, tem-se a opção de alterar o valor de o valor da resistencia de 100K (localizada entre a entrada inversora e o pino ADJ do regulador) para um valor mais baixo, o que reduzirá a corrente máxima de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão pela demora em participar, mas estou descascando um abacaxi pessoal e não tive mais tempo.

 

Pelo que entendi, vamos pegar o 1° esquema como exemplo, a corrente setada dependerá da potência do transistor? Mas o MJ2905 bem arrefecido suporta uma corrente bastante alta. Podendo dissipar bastante potência.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Altrano disse:

Mas o MJ2905 bem arrefecido suporta uma corrente bastante alta. Podendo dissipar bastante potência.  

Um dissipador grande custa muito caro. Um dissipador pequeno + um ventilador de 12V sai muito mais barato. Para ter os 12V, um LM7812 ligado nos 18V não regulados dá conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!