Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde amigos, desculpem pois sou membro novo e não sei extamente se esta dúvida se encaixa nesse campo.

ocorre que conforme turoriais fiz um circuito lâmpada série, solicito aos experientes que me esclareçam se é possível testar componentes individualmente fora do circuito com a mesma, tipo capacitores, mosfetes etc.. no caso o teste seria para saber se o mesmo está em curto,

agradeço a compreensão e fico gratos áquele que puderem esclarecer.

Postado

Mas moço... por que uma lampada pra testar componentes? Sim, tem como usar sim qualuqer componente. Mesmo uma lampada, mas desde que ela esteja associada a outros componentes. O lance é como pretende fazer o ciruito para testes...  tem o circuito do qual ela será inserida pra fazer estas medidas? porque somente lampada... o máximo que irá conseguir testar são resistores. O melhor para isso, o minimo que precisa, é multimetro e capacimetro e o conhecimento de como usa-los. Quer uma sugestão mais fácil? compra um medidor de ESR capacimentro multimetro (é tudo junto). se é para testar componentes individuais, essa é a opção mais facinha que existe.
Olha esse:
http://www.dx.com/pt/p/lcr-t4-digital-transistor-tester-diode-triode-capacitance-esr-meter-439970?tc=BRL&ta=BR&gclid=EAIaIQobChMI0qGhiKmo2AIVDoGRCh2-Lw-GEAQYASABEgLQ__D_BwE#.WkKW4Ddv_IU
Sucesso pra você.

Postado

O objetivo de uma lâmpada em série, é ligar alguma carga que não temos certeza se está em curto ou não.Isso vai evitar mais curtos circuitos na sua instalação.

Hoje esse tipo de teste se tornou obsoleto, ainda mais com o sumiço das lâmpadas incandescentes (fluorescentes e Leds) não servem para esse tipo de teste.

Os multímetros hoje são baratos e vai conseguir fazer testes de componentes e aparelhos eletrônicos com mais precisão.

Postado

Amigo, primeiramente gostaria da agradecer a atenção, ocorre que montei o circuito lâmpada série com o intuito de proteger o circuito testado contra eventuais curtos no mesmo evitando dessa forma a queima de fusíveis quando da ocorrencia do mesmo, sei bem que com o multímetro pode-se medir qualquer componente em busca de curtos, fugas ou abertos no caso de alguns específicos no entanto tenho ainda dificuldade de identificar qual o valor ômico que forneça um resultado mais imediato tendo em vista que cada componente tem suas características próprias sendo assim já estou usando a lâmpada serie para testar curtos nocircuito pensei em usar o mesmo dispositivo para testar componentes fora da placa na certeza que o mesmo não esteja também em curto tendo em vista que usualmente usamos sucatas já retirados de produtos condenados, espero ter me feito entender; mais uma vez muito obrigado pela colaboração.

Abraço

Postado

Pelo que estou entendendo sua lâmpada está ligada diretamente a rede elétrica, não é?

Se for não é bom negócio, componentes pequenos podem queimar ligados diretamente a tomada, pois são sensíveis.

Antes você disse:

2 horas atrás, Aladim de A.Pinheiro disse:

tipo capacitores, mosfetes etc

Um mosfet ou transistor foi feito para ser ligado em DC, ligando em AC ou vai queimar ou não terá resultado nenhum no teste.

E ainda tem a questão que essa coisa da choque.

Use a lâmpada em série somente :

21 minutos atrás, Aladim de A.Pinheiro disse:

com o intuito de proteger o circuito testado contra eventuais curtos no mesmo evitando dessa forma a queima de fusíveis quando da ocorrencia do mesmo

• Membro VIP
Postado

Amigo permita-me... Lampada em serie com circuito duvidoso= boa ideia. Pra teste em componente individual = ndv. O correto é multimetro e afins mesmo.

1 hora atrás, Aladim de A.Pinheiro disse:

mesmo dispositivo

Ou você está querendo projetar um tricorder? :P

Me fez lembrar... na época da tv a valvula eu usava um ferro de passar em série com ela

• Haha 1
  • Confuso 1
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo permita-me... Lampada em serie com circuito duvidoso= boa ideia. Pra teste em componente individual = ndv. O correto é multimetro e afins mesmo.

Ou você está querendo projetar um tricorder? :P

Me fez lembrar... na época da tv a valvula eu usava um ferro de passar em série com ela

adicionado 0 minutos depois

rs, valeu pela brincadeira, 

abraço

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, Mestre88 disse:

Pelo que estou entendendo sua lâmpada está ligada diretamente a rede elétrica, não é?

Se for não é bom negócio, componentes pequenos podem queimar ligados diretamente a tomada, pois são sensíveis.

Antes você disse:

Um mosfet ou transistor foi feito para ser ligado em DC, ligando em AC ou vai queimar ou não terá resultado nenhum no teste.

E ainda tem a questão que essa coisa da choque.

Use a lâmpada em série somente :

valeu amigo bem colocado ainda não tinha pensado nisso,

abraçop

adicionado 11 minutos depois

Agradeço a atenção dos amigos, sou novato no grupo e estudando sobre eletrônica em geral através da internet, vez por outra me surgem situações e idéias pelas quais fico duvidoso.

Abraço em todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...