Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estou com este PA-400, com a saída queimada, inclusive já fiz a troca dos transistores de saída e já esta funcionando, porém de posse do esquema me surgiram algumas dúvidas em relação aos componentes que constam no esquema e como realizar o ajuste de corrente de repouso desse amplificador.

O dilema é o seguinte, no esquema os transistores Q111 é o 2sd401a, Q11-2sb546a, esta com Q111-tip31 e q112-tip32, na saída o esquema informa Q113-2sc2838, Q114-2sa1187, pelo que pude constatar este amplificador já passou por outras assistências técnicas e as saídas estão usando os transistores 2sc3281 e 2sa1302, como não tenho os transistores que estão no circuito substitui pelos 2sc5200 e 2sa1943, o próprio esquema sugere dois transistores equivalente para cada um dos transistores de saída, porém, acredito que seja muito difícil de achar mesmo os equivalente sem serem remarcados, por esse motivo adotei os 2sc5200 / 2sa1943, em relação a isso gostaria de saber se posso manter esses transistores ou haveria algum outro par que substituiria melhor os originais atualmente?

Agora em relação a corrente de repouso é o seguinte, o esquema  indica na linha do coletor de q111 15ma e na linha de q113 35ma (acredito que seja essa a corrente de repouso), o procedimento que adotei foi o seguinte, soltei o coletor de q113, coloquei o amperímetro, conectei um carga de 6 ohms e ajustei a corrente em 35ma como no esquema, esta correto meu procedimento, a carga de 6 ohms pode ser usada ou o ideal seria 8 ohms e essa corrente de 15ma o que seria? Outro fato que me chamou a atenção é o resistor R117 de 330R, no lugar desse resistor tem um trimpot 470R, seria esse trimpot o ajuste de 0v?

• Membro VIP
Postado

Nunca trabalhei com este tipo de ajuste mas penso que os 35mA não devem atuar negativamente na questão do aquecimento e qualidade do som. Algo me diz que deves curtocircuitar a entrada de áudio no gnd pois algum ruidinho pode atrapalhar o ajuste, não? Só to xeretando mesmo (pra variar). Aguarde alguém da sonorização...

abç

Postado

Boa tarde, como  mencionei, acredito que esses 35ma são a tensão de repouso e sempre que for efetuado a troca dos transistores de saída é muito importante ajustar, pois se essa corrente ficar muito baixa ocorre distorção na reprodução de áudio e muito alta pode aquecer demais os transistores levando-os a queima , alguns amplificadores não possuem esse ajuste. 

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo me diz que deves curtocircuitar a entrada de áudio no gnd pois algum ruidinho pode atrapalhar o ajuste, não?

Exatamente.

Geralmente a corrente de repouso é medida lá no positivo dos transistores de saída. No seu caso o Q113/213.

Postado

Bom dia, quero agradecer a todos pela colaboração, refiz os testes e a corrente medida nos transistor de saídas estão estáveis em 35ma e como o amplificador esta funcionando normalmente sem distorção e aquecimento excessivo, vou liberar o equipamento, sendo assim, por favor podem colocar o tópico como resolvido. Valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...