Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A aproximadamente um ano e oito meses atrás comprei um refletor de LED 50W e instalei em casa, agora deu pau (acho que durou foi muito).

Peguei pra arrumar. Após desmontar tudo e limpar a resina da fonte comecei a tentar achar o defeito, fucei muito, parece que não era lá o problema; provavelmente ferrei a fonte, a inexistência de DATASHEET do CI não ajudou. PARECE que era o LED o ruim desde o início.

Hoje recebi coincidentemente um refletor para consertar, este de 100W, dois leds de 50W e 1 fonte para cada.

• Primeira fonte: penei limpando a resina/silicone, 2 diodos ruins na ponte, uma trilha rompida, testei capacitor, procurei curto circuito aqui e ali e nada. Remendei a trilha rompida, montei uma ponte de diodos com 1n4007 e conectei na placa, testei, sucesso, ligou o LED.
  • Segunda fonte: penei de novo, com todos os diodos da entrada em curto, uma trilha rompida e CI torrado. Deixei de lado por hora, porque sem CI a única maneira agora é comprar outra fonte.

3 horas depois fui testar a primeira fonte novamente, o LED já não ligou mais, não entendi porque deixou de funcionar assim repentinamente. Aí fiz um teste estúpido e terminei de fritar o CI da primeira também. :mellow:

Tenho que consertar agora um refletor de 100W e outro de 50W, preciso de 2 fontes e um LED.

Quem aí tem experiência com esta encrenca?

A questão agora é como escolher uma fonte que preste e que tenha boa durabilidade?

Aqueles LEDs de 50W sem fonte para ligar direto na rede prestam? (eu duvido)

Postado

Por coincidência estou com dois refletores desses aqui com as fontes boas e com os leds queimados.

As fontes tem uma tensão que varia de 30 a 50V. As fontes são de corrente constante e tensão variável de acordo com o tipo de LED.

Então não dá pra ligar diretamente a rede.

Postado

Me lembro que a fonte que consertei primeiro dava 170V em vazio, será que isso é normal ou é burrada ligar sem carga? Agora um pouco tarde demais imagino que sem carga o circuito deve ficar louco tentando aumentar ao máximo a tensão pra atingir a corrente de trabalho esperada.

Postado
43 minutos atrás, New Nerd disse:

Me lembro que a fonte que consertei primeiro dava 170V em vazio, será que isso é normal ou é burrada ligar sem carga? Agora um pouco tarde demais imagino que sem carga o circuito deve ficar louco tentando aumentar ao máximo a tensão pra atingir a corrente de trabalho esperada.

Nesse caso 170V é a tensão da rede retificada/filtrada.

Seu comentário tem sentido, essas fontes são o contrário das convencionais. No meu caso em aberto saiu 66V em aberto se não me engano, enquanto que na caixa tava marcado 30-50V

• Curtir 1
Postado

Na carcaça de uma delas informa uma tensão de saída é entre 35 e 70V, com LED conectado e aceso marcava em torno de 70V no multímetro. Isso antes de estragar novamente...

Postado
11 horas atrás, New Nerd disse:

Tenho visto esses leds com fonte incorporada faz 1 ano. Pelo tempo de vida que prometem (+ de 20.000 horas) só pagando pra ver. A opção drive + leds separados tb não é grande coisa, prova disso é esse refletor em conserto. Arrisque.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, New Nerd disse:

Teoricamente sendo cada led 36V se você ligar 3 em série pode até ter algum resultado mediano em termos de eficiência. Mas com esta potência hás de tomar as devidas precauções, fusível, resistor e/ou capacitor em série, etc. Mas ao ver o preço do driver...

https://lista.mercadolivre.com.br/driver-de-led-50w

penso que dá o que pensar

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...