Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS apresentando vários problemas e falhando no boot


Lucas3301

Posts recomendados

Boa noite pessoal do CDH! Faz um tempo que o meu computador vem apresentando um problema estranho: Tudo começou já a algum tempo, quando o logo da GIGABYTE que aparece ao iniciar o computador passou a demorar um pouco mais que o normal para sair e começar a iniciar Windows, em alguns chegou a  travar nessa tela. Na última semana, a hora da BIOS começou a ficar adiantada em duas horas, sempre do nada, eu olhava para o relógio e lá estava ele duas horas (exatas) adiantado, nunca atrasado. E agora nos últimos 3 dias, a BIOS começou, as vezes, mostrar uma tela de falha no boot, dizendo que a configuração anteriormente salva na BIOS é incompatível com o hardware atual e me obrigando a reseta-la. Alguém poderia me dar uma luz do que possa estar acontecendo e como solucionar? Desde já agradeço todos que tentarem ajudar.

 

O que eu fiz para tentar resolve o problema:

  • Reset da BIOS de três maneiras: Pela configuração, pela remoção da bateria e pelo jumper Clear CMOS.
  • Substituição da bateria do CMOS por uma nova. Fiz o procedimento hoje a tarde e até o momento da criação do tópico a hora não adiantou mais.
  • Update e "downdate" do firmware da BIOS (Versão anterior, versão que estava usando e versão mais nova que está em beta).
  • Limpeza nos pentes de memória.

 

Minha placa-mãe é uma GIGABYTE H61M-S1, todo o resto da minha configuração do meu PC encontra-se detalhadamente no meu perfil.

IMG_20180105_010104462.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas3301

 

Aparentemente o CMOS onde está o BIOS está com problema ou então a frequência ou clock que o alimenta está oscilando, talvez até o transistor que o alimenta com defeito.

 

Difícil o reparo mas tenta fazer um teste de bancada pra ver se o defeito desaparece.

 

Por acaso a placa-mãe não está suja ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2018 às 05:41, Henrique - RJ disse:

Por acaso a placa-mãe não está suja ?

Eu não havia pensado nessa possibilidade.Fiz uma limpeza completa agora com álcool isopropílico, vamos ver se resolve o problema.

 

edit:

O problema ainda persiste, estarei fazendo alguns testes de bancada e então então verei o que da pra fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...