Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoas,

O maravilhoso Windows ontem me sacaneou e travou durante uma atualização, e isso, não sei como, corrompeu a tabela de partição de meu SSD de forma que agora ele não é reconhecido por nenhum sistema operacional.

Tentei usar o gparted e nada (ele dá erro e não cria a tabela de partição), tentei usar o diskpart e o comando clean não funciona, também travando na instalação do windows, já tentei vários tutoriais ao longo do dia e, ora nem abre o loader de instalação do windows, hora ele abre mas não transfere os arquivos.

Já instalei o windows em um outro HD que tinha aqui e funcionou de boa, mas eles não se carregam juntos.

Alguma dica de como recuperar isso?

SSD SATA, Sandisk 128 GiB

Postado

Vamos apelar para o Linux! :D
https://www.linux.com/learn/get-your-data-back-linux-based-data-recovery-tools

Para o seu caso é o "Testdisk", baixe o "Ultimate Boot CD" e dê boot, execute o Testdisk.
Por favor, retorne às conclusões e posterior testes.
Pode ser que isso corrompa as tabelas UEFI, tendo de refazer no Windows (chkdsk /f disco:) para poder fazer boot seguro via UEFI.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Marcos Louvasque disse:

é só uma ideia mas quem sabe voce tenta ver nos hd's se ha como configurar os jumpers para master e slave quem sabe funciona.

Amigo, SSD não tem Jumper..

33 minutos atrás, Mateus2 disse:

Vamos apelar para o Linux! :D
https://www.linux.com/learn/get-your-data-back-linux-based-data-recovery-tools

Para o seu caso é o "Testdisk", baixe o "Ultimate Boot CD" e dê boot, execute o Testdisk.
Por favor, retorne às conclusões e posterior testes.
Pode ser que isso corrompa as tabelas UEFI, tendo de refazer no Windows (chkdsk /f disco:) para poder fazer boot seguro via UEFI.

Obrigado, tentei agora com o Parted Magic mas ele não carregou interface gráfica.

Já perdi meus dados, quero é não perder o dito do disco.

Postado

@Evandro

Isso deve ser defeito que deu no SSD e talvez não tenha solução fácil ( se fosse HD ainda poderia tentar consertar com programas ).

É tipo defeito quando dá em pendrive, fica difícil o reparo ( problema eletrônico ).

Tenta trocar os cabos dele pra ver se resolve e teste em outro PC.

Tem tópico do @marcmira ( talvez tópico fixo aqui do fórum ) que indica alguns programas para tentar reparar pendrives que pode ser que sirvam para usar no teu SSD pois o princípio de funcionamento desses dispositivos é semelhante.

.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Isso deve ser defeito que deu no SSD e talvez não tenha solução fácil ( se fosse HD ainda poderia tentar consertar com programas ).

Terceiro dia já e nada..

Tenta trocar os cabos dele pra ver se resolve e teste em outro PC.

Já fiz, não adianta.

O programa da Sandisk começou a formatar e parou em 49%, travou o micro e agora nem acessar mais eu consigo.

Tem tópico do @marcmira ( talvez tópico fixo aqui do fórum ) que indica alguns programas para tentar reparar pendrives que pode ser que sirvam para usar no teu SSD pois o princípio de funcionamento desses dispositivos é semelhante.

Verei, obrigado!

Postado

@Evandro

Se conseguiu formatar até 49% então os setores iniciais do SSD estão em bom estado.

Usa o gratuito HDAT2 ou o MHDD do Hiren's Boot CD com a opção de remapear bad blocks que pode ser que resolvam.

Quem sabe esses programas conseguem resolver pois ainda que os SSDs sejam diferentes dos HDs talvez eles obedeçam aos mesmos comandos.

Depois tenta instalar o sistema.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Henrique - RJ o hirens não está carregando, e agora o SSD não é lido nem pelo windows, quando plugo ele o SO não carrega.

O testdisk acha o disco, mas não consegue fazer nada, o gparted dá erro de input/output.

O checkdisk diz que há erro no bloco 2.

Tentei também carregar o SO sem o SSD e depois ligar o disco em hot swap, mas ele não é mais reconhecido pra usar as ferramentas que achei.

É, pelo visto, foi-se. :(

• Curtir 1
Postado

@Evandro

É assim mesmo tem que ficar fazendo tentativas pra ver se consegue.

Tenta carregar o Hiren's só com o SSD plugado no PC e depois usar aqueles programas.

Parece que há algum setor inicial desse SSD falhando devido ao GParted ter acusado esse erro de I/O.

• Curtir 1
Postado

@Evandro

Para carregar o Hiren's no boot talvez tenha que ajustar o teu BIOS para abrir sistemas mais antigos como acontece com uma Positivo que tenho aqui.

Vê o vídeo que o @MatheusAP postou neste tópico como solução para o caso de não carregar o HDAT2 do Hiren's se for o teu caso de não estar conseguindo:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...