Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Sou nova aqui então peço desculpas se estiver fazendo algo errado.

Bom, eu gostaria de uma ajuda sobre a criação de um jogo que estou desenvolvendo para Android. Não tenho conhecimento nenhum em programação, apenas estou buscando o que gosto de fazer e me interessei por desenho. Conheci um jogo de estilo otome na Google Play e me interessei muitíssimo pelo designer e simplicidade, logo me veio a ideia de criar um. Claro que sei que não é simples, até porque tem todo um estudo por trás, mas vendo vários sites que disponibilizam a criação de um jogo para android pensei que poderia criar um para ver como me saio, mas infelizmente nenhum dos que eu tentei tem o estilo de jogo que eu procuro.

O jogo em questão é de história, onde o jogador pode fazer certas escolhas que podem mudar o final. Eu trouxe o exemplo do jogo que me interessou e fiz um rascunho de como seria a interface do meu jogo, que é algo bem simples (todos os desenhos seriam criados por mim e não teria nenhuma animação).

Exemplos

Exemplo_Jogo1.thumb.jpg.6ec6f441a43104c4280b80e9f88fe0d9.jpg

Exemplo_Jogo2.thumb.jpg.4c2067223d119194afc0f0d742d713be.jpg

Rascunhos

5a57f1e73126c_RascunhoJogo1.thumb.jpg.418af64580b7aa53c6307570c44e3dc7.jpg

5a57f20304d6a_RascunhoJogo2.thumb.jpg.a67bc227e45cb9b8fc839a75bd611ab5.jpg

-

Gostaria de conselhos sobre qual a dificuldade da criação de um jogo desse estilo. Se existe algum lugar que eu possa criar ele ou se eu tiver que contratar alguém qual seria a média que eu gastaria.

Desde já agradeço a quem puder ajudar de alguma forma.

Postado

Eu não sou um expert na área, mas existem 2 alternativas (além de contratar alguém para fazer seu jogo):

Você pode aprender a programar e utilizar o Android Studio para fazer seu jogo (acredito que pra você seja menos viável)

Você pode aprender a usar o Construct 2. Nunca usei a ferramenta, mas várias pessoas que não sabem programar (inclusive artistas e game designers) já criaram muitos jogos com ela. Essa opção é a mais viável para você, creio eu.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Gibas Vou tentar o Construct 2, acredito que eu tenha mais sucesso aprendendo a mexer nele. Qualquer coisa eu atualizo aqui para informar se obtive sucesso. Muito obrigada pela ajuda!

Postado
2 horas atrás, Natalia_Kohler disse:

@Gibas Vou tentar o Construct 2, acredito que eu tenha mais sucesso aprendendo a mexer nele. Qualquer coisa eu atualizo aqui para informar se obtive sucesso. Muito obrigada pela ajuda!

De nada. Se tudo der certo, estarei ansioso para testar esse seu jogo! Rs

• Amei 1
  • Moderador
Postado

@Natalia_Kohler

Sigo, a mesma recomendação.  O Construct 2 é uma IDE de desenvolvimento de jogos que é orientada a eventos. Ou seja, você não programa uma linha de código sequer. Mas ainda assim, você vai precisar de alguns conhecimentos básicos de programação como  saber o que é uma variável, constantes e definir ações. Nada muito difícil. :) 

Só preciso informar, que o Construct 2 é gratuito para criação de jogos educativos e pessoais. Se sua intenção é criar um jogo para distribuir na rede e colocar no Google play, você precisa de uma licença comercial além de ter uma licença da google play. Fora isso... o programa é bem bom.

Outra alternativa é usar o Unity 3D( o motor gráfico serve também para novels , jogos 2D, 3D e FPS) só que esse é um pouco mais difícil e precisa saber ou javascript ou C#. Este, também precisa da licença comercial.

Agora, se você não quiser pagar uma licença comercial, você pode usar o Android Studio ou outra IDE de desenvolvimento para android( eclipse por exemplo), mas exige o conhecimento de programação, tanto em Java, quanto em SDK android.

Se você quiser criar uma novel específica, existe um motor gráfico para isso... Um exemplo de novel que digo é o Tricolour Lovestory da steam:http://store.steampowered.com/app/668630/Tricolour_Lovestory/

PS: tanto o UNITY 3D, quanto o Construct 2, podem exportar seus jogos para diversas plataformas.. como Linux, windows, Android e IOS(iphone)

• Curtir 1
Postado

@DiF Obrigada pelas dicas.

No caso eu teria que tentar no Construct 2 mesmo, pois não tenho conhecimento algum, porém gostaria de um dia disponibilizar na Google Story. Eu sei que preciso pagar a conta da Google, mas não entendi sobre a licença do Construct, no caso da versão gratuita eu só poderia colocar o jogo para baixar por link?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Natalia_Kohler

1 minuto atrás, Natalia_Kohler disse:

mas não entendi sobre a licença do Construct, no caso da versão gratuita eu só poderia colocar o jogo para baixar por link?

A ide "gratuita" só permite que você disponibilize seus jogos de forma pessoal. OU seja, por em um link ou manda por e-mail... e etc.

Até onde sabia, tanto o construct 2 e o Unity3d precisam "comprar" uma licença única de desenvolvedor se quiser exportar por exemplo para diversas plataformas.  O gratuito se não me engano exporta somente em HTML5.

Pior de tudo, é que o construct 2 Bussines que é a versão comercial, onde você faz os jogos para anuncar na google play ou apple store ( de forma paga)  é bem caro..

Veja:  http://store.steampowered.com/app/227240/Construct_2/?l=portuguese

Se for fazer bastantes jogos para vender, pode ser conveniente pagar esse absurdo todo, se seus jogos forem bons, você terá um retorno.

Quanto a publicação na google play, você precisa da conta de desenvolvedor e pagar uma taxa de 25 dólares uma única vez. Aí você pode publicar qtos jogos quiser.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Natalia_Kohler Sem problemas,  você pode ainda usar a versão gratuita para se familiarizar com a IDE.  Faça um joguinho de teste.  Depois que aprender a usar o programa, aí você pensa se vale a pena investir  300 reais na versão "personal"  ou mais de mil na versão comercial.

Particularmente, se o jogo me trouxesse retorno, não exitaria em comprar a versão comercial.

De qualquer forma, ficamos no aguardo, eu gosto de jogos estilo novel anime. :thumbsup:

• Amei 1
Postado

Atualização: Encontrei outro programa, não é 100% ainda, mas meu primeiro teste rodou no meu celular. Estou começando a desenvolver o jogo agora, se der tudo certo eu retorno com o nome e o jogo ^_^

• Curtir 1
Postado

@Marchand Filho

Oi! O programa é o TyranoBuilder. Ele está sendo excelente até agora, porém tem umas complicações pra exportar. Se for tentar já recomento alguns tutoriais que possa precisar:

TyranoBuilder (é pago, mas é barato):

http://store.steampowered.com/app/345370/TyranoBuilder_Visual_Novel_Studio/

Android Studio e configurar o Java HOME(vai precisar baixar para transformar em apk):

https://www.youtube.com/watch?v=QFuT2ybmMG8

Aqui é o tutorial do próprio TyranoBuilder para transformar o arquivo em apk(tem tanto android quanto ios):

http://tyranobuilder.com/exporting-for-android-devices/

Caso o seu Android Studio der algum problema de Java:

https://www.youtube.com/watch?v=dsrlrRaxCjk

E por último, o meu deu problema no reprodutor, tentei alguns tutoriais e nenhum concertou, o que eu fiz foi conectar meu celular no computador e reproduzir por ele, deu certo. Qualquer coisa pode perguntar, estou aprendendo ainda também. :)

• Curtir 1
Postado

Atualização 2: Sigo com a recomendação do programa TyranoBuilder. Já finalizei o prólogo da história do meu jogo, com as devidas opções e os 4 finais, até agora está indo tudo muito bem e este programa facilita demais pra quem não entende nada!

*Detalhe, o programa serve apenas para jogos estilo Novel, mas pode ser tanto com fotos (como no meu exemplo deste post), quanto para somente texto. :tw_blush:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!