Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
João Vitor Rebello

Uso do GPU chegando a 0, Driver da Placa parando de funcionar

Recommended Posts

Olá Galera, estou aqui para pedir ajuda para encontrar uma solução para essas falhas

Especificações do meu pc:

System Manufacturer: Gigabyte Technology Co., Ltd.

 System Model: H97M-D3H
          Processor: Intel(R) Core(TM) i5-4590 CPU @ 3.30GHz (4 CPUs), ~3.3GHz
             Memory: 8192MB RAM
Available OS Memory: 8028MB RAM
          Page File: 3670MB used, 12382MB available
    DirectX Version: DirectX 11

 Card name: NVIDIA GeForce GTX 660
       Manufacturer: NVIDIA
          Chip type: GeForce GTX 660
           DAC type: Integrated RAMDAC
     Display Memory: 4095 MB
   Dedicated Memory: 1989 MB
      Shared Memory: 2106 MB
 Acontece o seguinte, usarei Rainbow 6 Siege como exemplo: A configuração do jogo para meu pc é o médio pra tudo, roda tudo liso (70 a 100 fps) mas acontece de algumas vezes o pc travar, a tela ficar preta e algumas vezes o som também fica travado,  e se o som travar, o pc tem de ser reiniciado pelo gabinete, se não ele volta pra área de trabalho e o jogo diz que crashou, quando não diz que crashou, eu tento voltar e a tela fica transparente. Sendo assim sou forçado a fechar o jogo pelos processos. Algumas vezes aparece no canto inferior direito da tela uma mensagem dizendo que o Driver Nvidia parou de funcionar e se recuperou. Isso não acontece somente com o R6, ocorre também em outros jogos, como BF4, DayZ, Dota2, Tomb Raider, etc.

Um método que eu vi de parar temporariamente com isso foi utilizar o V-Sync, mas o problema disso é o Delay de resposta gráfica, alguns outros jogos tenho que diminuir todas as configurações.

Depois de alguns travamentos, resolvi baixar o MsiAfterburner para monitorar o que estava acontecendo, e vi que os usos das CPUs estavam altos.

Fui pedir ajuda no suporte da Nvidia por conta da mensagem de erro que aparece quando o pc trava, a atendente chegou a solução de que era defeito de fábrica e mandou contactar a fabricante. Como não estava mais na garantia, resolvi procurar alguem que arrume, foi então que percebi que comprar uma placa nova seria mais rentável que arrumar uma placa relativamente antiga...

Não sei quase nada sobre hardware, mas fiquei um pouco intrigado, o CPU estava alto e a placa dando problema. Seria a Placa usando muito cpu ou o cpu doido fazendo a placa travar?

Segue anexo as prints do momento do crash no R6

 

crash.png

crash2.png

crash3.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Rebello qual sua fonte?
Já monitorou o uso e temperatura dos componentes durante os jogos? (pelo print aparenta estar a 97 graus, estou no trabalho, não da pra ver direito rs)

Editado por felipecardoso9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Rebello tudo indica que o problema seja a temperatura da GPU, está batendo 104 de pico ali no gráfico

Editado por felipecardoso9
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifiquei hoje que a pasta térmica do processador estava seca e rachada e então vou ter que trocar, será que tem algo a ver ou é só a placa mesmo?

Aliás a fonte é uma EVGA 500w

adicionado 11 minutos depois

@felipecardoso9 o máximo de temperatura foi 93 e não 100, 100 foi o uso da FB do CPU 1. Mesmo assim, acha que 93 é uma temperatura muito alta?

Obs: A placa só tem 1 ventoinha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, João Vitor Rebello disse:

o máximo de temperatura foi 93 e não 100, 100 foi o uso da FB do CPU 1. Mesmo assim, acha que 93 é uma temperatura muito alta?

Obs: A placa só tem 1 ventoinha

O limite térmico da placa é 97ºC, segundo a NVIDIA..

 

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-660-br.html

 

Então, sim, tá perigoso.. Se nunca trocou a pasta térmica dela, pelo jeito, já passou da hora.. Mas, não pode ser qualquer pasta.. Precisa de algo de qualidade..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, João Vitor Rebello disse:

Mas o driver pode parar de funcionar do nada por temperatura? Troquei a pasta térmica do processador e diminuiu uns 5 ºC.

Eu não falei do processador, falei da placa de vídeo.. O driver apresentando problemas seria uma consequência da placa fervendo: ela desliga por causa do super-aquecimento, o driver perde controle dela e para de funcionar..

Editado por RS Faria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×