Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!
Senhores, entendi que a frequência da ram faz diferença no desempenho .... e também descobri que o modelo de minha memoria ram não é totalmente reconhecida, pois ela é 2400MHz, e o windows só reconhece 2133 (e se eu mexer na bios para 2400, ele não sobe windows) ... Mas isso não vem ao caso, afinal ele esta funcionando perfeitamente!
Entretanto, afim de buscar mais desempenho, estava pensando em mudar meus pentes de memoria!

Minha configuração é:
CPU: Ryzen 1700
Mobo: Asus B350-Plus Prime (Ou clique nesse link)
Ram: 8X2Gb Hyper X 2400MHz (placa só reconhece 2133, muito estranho).
VGA: GTX 1060 6GB
Fonte: 500W Evga 80 Plus White

Estava vendo a respeito dos limites que a placa-mãe suporta ... e em outros foruns na net, tem gente com pente de 3200 onde a bios só reconhece ate 2998.
E parece que a própria asus permite uma lista sobre memorias compativeis com a mobo (mas ta demorando a carregar, ainda não consegui ver essa lista)

As duvidas são:
1: Para alcançar o teto com OC de 3200MHz, eu preciso fazer o overclock na memoria ou no processador ???? nas configurações ele diz que reconhece ate 2666Mhz sem OC (Onde também li ter dado um pouco de dor de cabeça para o pessoal pela falta de memoria compativel) ....

2: Se eu comprar 2 pentes de 2666MHz, vou sentir alguma diferença em desempenho em relação ao 2133, ou seria apenas questão de benchmark ?

3: Se eu comprar 2 pentes de 3200MHz, terei de fazer o Overclock no processador para "manter ambos num mesmo ritmo" ?

4: A respeito dos CL que vem ... como CL14, CL15 .... existe um "melhor"? Um mais "adequado"? Qual a diferença ?

Postado
1 hora atrás, Lobarinhas disse:

1: Para alcançar o teto com OC de 3200MHz, eu preciso fazer o overclock na memoria ou no processador ????

Na RAM, isso é independente do processador.

Dito isso, lembre que, no caso particular dos Ryzen, OC na RAM também faz um OC interno no processador, pela forma como eles funcionam. Inclusive, é por isso que com eles é mais chato OC de RAM, porque tem mais um componente para te limitar.

1: Para alcançar o teto com OC de 3200MHz, eu preciso fazer o overclock na memoria ou no processador ???? nas configurações ele diz que reconhece ate 2666Mhz sem OC (Onde também li ter dado um pouco de dor de cabeça para o pessoal pela falta de memoria compativel) ....

Veja, não existe DDR4 "2666mhz". Ou 3000. Ou mesmo 2400. Só existe uma coisa: DDR4 2133, tudo que for acima é overclock. O que acontece é que, antes de embalar, o fabricante testa um dado OC no pente e as vezes vê que é estável, daí coloca uma etiqueta dizendo "ei, se você quiser fazer OC, tenta esse valor aqui que eu já vi que é estável" para poder cobrar mais pelo pente.

Esclarecido isso, a razão de dizer que suporta até 2666 sem OC é por estarem se referindo ao processador. Muito embora um pente seja capaz de atingir, digamos, 4000mhz, o controlador de memória do processador não necessariamente aguenta. Quando a AMD diz que vai até 2666mhz, é porque ela garante, 100% de certeza que o controlador de memória seja capaz de aguentar pelo menos esse valor; agora, mais que isso, vai da sorte.

2: Se eu comprar 2 pentes de 2666MHz, vou sentir alguma diferença em desempenho em relação ao 2133, ou seria apenas questão de benchmark ?

3: Se eu comprar 2 pentes de 3200MHz, terei de fazer o Overclock no processador para "manter ambos num mesmo ritmo" ?

É mais fácil apenas fazer OC nos seus pentes atuais. Na real, não tem nenhum kit que não aguente pelo menos uns 2800, é só questão de atualizar a BIOS e depois ajustar as tensões e latências para conseguir uma frequência maior.

4: A respeito dos CL que vem ... como CL14, CL15 .... existe um "melhor"? Um mais "adequado"? Qual a diferença ?

Se comparar frequências iguais, menor = melhor. Repetindo, se as frequências forem iguais, essa regra não é necessariamente verdade se você pegar pentes com frequências diferentes. Quanto à diferença... bem, não é muito perceptível. Ela existe, mas você não vai notar tanto assim. Preocupe-se mais com a frequência, isso é mais importante para os Ryzen por causa do OC interno, que diga-se de passagem é de onde vem o ganho maior.

• Curtir 3
Postado

@Imakuni Obrigado pela resposta!

Certo ... e como eu consigo acompanhar a atualização de MHz da memoria ? Na bios, ela meio que vem "pré-datada" entre opções como 2133, 2400, 2600, 2800 .... não imagino que apenas o fato de eu escolher uma dessas opções e "pronto, esta feito o overclock". 

Postado
2 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Certo ... e como eu consigo acompanhar a atualização de MHz da memoria ?

Er... oi? Como assim "atualização de mhz de memória", isso não existe...

3 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Na bios, ela meio que vem "pré-datada" entre opções como 2133, 2400, 2600, 2800 .... não imagino que apenas o fato de eu escolher uma dessas opções e "pronto, esta feito o overclock". 

Então, esse é um dos campos que você tem que mexer, mas não é o único. Se você apenas aumentar a frequência sem ajustar o resto, o PC não vai ligar; como eu falei, tem também que ajustar:

1. A tensão do pente. Geralmente, é conhecida como VDIMM ou VDRAM, ou qualquer outro nome que a Asus queira dar... mas enfim. Por padrão, é 1.2v, mas você pode colocar em 1.35v ou mesmo 1.4v sem nenhum problema (só não passe disso).
  2. As latências. Quando você aumenta a frequência do pente, tem também que aumentar; procure 4 campos juntos, os 3 primeiros com números perto de 14~16 e o último de um 30~36. É nisso que você tem que mexer. É complicado explicar assim por cima o que é, mas resumindo, tem que aumentar esses números.
  • Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Lobarinhas disse:

Quando disse "atualização de MHz" ... assim, como sei que a frequência da memoria mudou de X para Y ? Na própria bios consigo ver isso ?

A mobo aplica as configs novas assim que você salva e sai da bios (F10).

• 3 semanas depois...
Postado

boa noite,aproveitando o topico ,caso alguem possa ajudar ,estou com dificuldades em estabilizar minhas memorias corsair 2x8 em 3200mhz em minha mobo asus x370 prime pro,principalmente durante a execuçao de algum game,ja tentei subir manualmente ajustando as latencias ,ajustei a tensão do vrm soc de 1.12 a 1.15 ,ja usei o D.O.C.P em 3200mhz e em ambas as situaçoes nao passei de 1.35 em core voltage, e durante os ajustes ficaram em tCL 16 tRCD 18 tRP 18 tRAS 36 e tRC 75 porém aqui no tRC a tabela apresentada no thaipom burn esta em tRC 54 e nas minhas tentativas de diminuir o tRC manualmente pra 54 o sistema nem mesmo inicia ,ja quando esta em tRC 75 ele trava apenas em jogos,nao sei se devo aumentar este valor para ver se a frequencia se mantem,ja estou achando bem alta esta latencia e tenho duvidas se aumentar nao danificaria os chips da memoria que a proposito sao da hynix,marca que tambem ouvi dizer nao desempenhar muito bem em mobos  da azus .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!