Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Jorlando

Erro ao formatar: "Um drive de dispositivo de unidade de cd/dvd esta faltando"

Recommended Posts

Bom galera, sempre formatei meu pc e sempre ocorreu tudo certo a formatação, uso sempre o mesmo pendrive e sempre a mesma ISO, como de rotina a cada 3 meses eu formato o meu pc devido a muitos jogos e programas que vai deixando ele mais lento, no dia 20/01/18 comecei a formatar meu notebook e como sempre acontece a formatação foi bem sucedida, quando fui formatar meu computador desktop com o mesmo pendrive apareceu o seguinte erro "um drive de dispositivo de unidade de cd/dvd esta faltando..." isso nunca tinha acontecido antes comigo, já procurei em todos os fóruns tanto aqui dentro do clube quando fora dele e percebi que não sou o único com o problema, todas as possíveis soluções postadas pelos usuários não tiveram sucesso comigo, já troquei a porta USB e nao funciona de maneira alguma, já desliguei as portas 3.0 e sem sucesso, Queria muito a ajuda de vocês, nada do que eu fiz adiantou e estou sem saídas para esse ocorrido, hoje uso placa-mãe da MSI h97 Gaming 3 para caso ajude pela bios, uso somente 1 hd de 500 gb. Agradeço desde já e toda ajuda é muito bem vinda... Obrigado  

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso as vezes pode acontecer por uma configuração do SETUP ou se o seu sistema operacional era um Windows 8 ou 10 e você  tenta fazer um downgrade para o Windows 7, isso ocorre por causa de algum problema relacionado ao tipo de partição, GPT ou MBR.

Tente fazer o seguinte: Entre na BIOS e veja se a opção [USB WAKE SUPORT] está ativada, caso esteja Desative e tente novamente.

Se mesmo assim não der certo tente formatar o HD da seguinte forma, isso apagará  tudo o que tem no HD.

Ao aparecer a tela de erro que você mencionou, Pressione SHIFT + F10

Aparecerá  o CMD.

Digite: diskpart <- Esse comando abre o diskpart

depois digite: lisk disk <- Irá listar os discos conectados em seu PC

depois: select disk 0 <- Irá selecionar o disco 0, se no seu caso o seu HD for o disco 1 então você troca o 0 pelo 1 no comando

depois: clean <- Isso irá apagar tudo de seu HD

depois: convert GPT <- irá  converter o formato da sua partição para GPT

Depois exit e exit novamente e veja se resolve o problema!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Cara eu to com o mesmo problema, mas tenho 2 notebooks mais antigos 2 acer: 4720 e o 5732

Já fiz de tudo que manda nos tutorias, essa configurações na bios e tudo mais

Mas sempre apresenta esse erro, eles não tem usb 3.0

E também só suportam o win7 porque a configuração é fraca

Me ajudem aí

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/02/2018 às 11:45, Lucas Rodolfo disse:

Isso as vezes pode acontecer por uma configuração do SETUP ou se o seu sistema operacional era um Windows 8 ou 10 e você  tenta fazer um downgrade para o Windows 7, isso ocorre por causa de algum problema relacionado ao tipo de partição, GPT ou MBR.

Tente fazer o seguinte: Entre na BIOS e veja se a opção [USB WAKE SUPORT] está ativada, caso esteja Desative e tente novamente.

Se mesmo assim não der certo tente formatar o HD da seguinte forma, isso apagará  tudo o que tem no HD.

Ao aparecer a tela de erro que você mencionou, Pressione SHIFT + F10

Aparecerá  o CMD.

Digite: diskpart <- Esse comando abre o diskpart

depois digite: lisk disk <- Irá listar os discos conectados em seu PC

depois: select disk 0 <- Irá selecionar o disco 0, se no seu caso o seu HD for o disco 1 então você troca o 0 pelo 1 no comando

depois: clean <- Isso irá apagar tudo de seu HD

depois: convert GPT <- irá  converter o formato da sua partição para GPT

Depois exit e exit novamente e veja se resolve o problema!

@Lucas Rodolfo qual seria a possível solução a ser tentada após nada disso dar certo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Edson Blattmann

A própria mensagem já diz tudo.

Falta o driver do leitor/gravador de CD/DVD para o sistema operacional que se está tentando instalar.

Pode ser também que haja algum problema com o leitor/gravador ou até com os cabos que conectam nele.

Ou alguma configuração especial relacionada ao leitor/gravador no BIOS precisa ser feita.

Compartilhar este post

Link para o post

O notebook em questão é um samsung essencials e34, o qual não vem com drive de cd, acredito que seja um erro na usb 3.0 poderia tentar com uma porta 2.0 mas o notebook não tem, estou tentando adicionar os drivers usb 3.0 na minha cópia do windows e remontar a imagem no pendrive, através de um tutorial em inglês, caso dê resultado aviso aqui...

adicionado 16 minutos depois

Usei esse tutorial https://community.spiceworks.com/how_to/125921-how-to-add-drivers-manually-to-usb-drive-to-install-windows-using-a-usb-3-0-port

com os drivers baixados daqui https://www.kanaldokadu.com.br/drivers-samsung-np300e5k-kf1br/

resolveu, caso alguém tenha o mesmo problema, acho que é valido para outros problemas com portas usb 3.0.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Edson Blattmann

Então esse teu notebook deve estar estranhando a falta do leitor/gravador que o BIOS informa ao instalador do Windows que tem mas que ele não acha pois não tem resposta dele.

Sei que vai ser difícil mas tenta atualizar o BIOS desse notebook ou antes verifica se esse BIOS tem algum item apontando para um drive de CD/DVD e desativa ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal,

Depois de muitas pesquisas e o erro ainda permanecendo, resolvi testar um programa de boot ...

O nome é Rufus. Ja tinha testado outros mas não tinha resolvido e por incrível que pareça esse foi o que resolveu o problema, testei em todos as ISO's(7,8 e 10) e foi de boa..

Deixo essa dica ai pra vocês que também quebraram a cuca rs

Segue em anexo o programinha

Abraço

rufus-3.0.rar

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais