Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gabrielk

Como Medir O Consumo De Energia?

Recommended Posts

Olá, ultimamente tenho deixado o PC ligado a noite fazendo usn downloads com o monitor desligado, pelo q me disseram o monitor é responsável por 70% do consumo de energia total. Mas gosteria de saber quantos kw gasto por hora com o monitor desligado, tipo, devo contar quanto minha fonte gasta? (se sim, como vejo isso) e também minhas caixas de som? já que é o que vai pro no-break. Alguém explica para mim isso.

(Não sei se deveria postar aqui mas de qualquer jeito... foi)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há como medir sem usar algum equipamento para isso. Qual quer cálculo que possa ser feito será uma aproximação e com tal, pode ser bem próxima do valor ou muito diferente do real.

Existe um meio bem simples, mas você precisaria de um ampe´rimetro tipo alicate para medir a corrente consumida pela fonte e que, sabendo-se a tensão de alimentação, daria um resultado muito próximo do real.

Vamos ver num exemplo:

Suponha que sua fonte consome da rede uma corrente I = 10A sob a tensão V = 220V. Com estes valores medidos teríamos a potência P = V x I o que resulta em:

P = 2200W ou 2.2kW

Para saber quanto de Energia E em kWh/mês o PC consumiria, basta multiplicar P x a quantidade de horas com o PC ligado.

E kWh/mês = P kW X nº de horas mês

Tem um link aqui que ensina como calcular o consumo do PC ou de quanto deve ser a fonte para suportar tal configuração.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=113011

Compartilhar este post

Link para o post

beleza, mas você pode me dizer +- quanto um pc gasta com o monitor desligado, tipo, comparado a algum outro eletrônico, como uma tv. É isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja este link http://www.jscustompcs.com/power_supply/

O resultado em watts, multiplique pela quantidade de horas de uso na condição descrita por você durante o mês e divida por 1000. O resultado será expresso em kWh/mês. Para o cálculo no link considere apenas o que efetivamente permanece trabalhando.

Qual quer coisa estamos ai!

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Com o monitor desligado o consumo é muito baixo, pois eu suponho que ele não esteja executando operação nenhuma ( neste caso ele apenas estará realizando o download ), então as únicas peças que estarão consumindo energia é o processador, disco rígido e memória. A placa de vídeo não estará sendo tão solicitada, e o monitor é zero. Então se quiser um valor mais aproximado basta apenas ver o consumo destes itens ( através do link que tem neste fórum ), e somar para ver aproximadamente quanto vai dar. Lembrando que o resultado leva em consideração o consumo máximo ( o que não é o real, pois estas peças estão sendo pouco solicitadas ). :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quiser saber o consumo, não só do computador, bem como, de qualquer eletrodoméstico, basta fazer da seguinte forma:

Desligue da tomada, todos os demais aparelhos da casa, inclusive geladeira e freezer (algumas geladeiras consomem energia mesmo com o motor parado).

No relógio de luz, meça quanto tempo, em segundos, que o disco demora para dar uma volta.

Anote o número que está escrito ao lado do disco, que indica quantos Wh consome por rotação do disco.

Divida 3600 pelo tempo, em segundos que o disco demorou para dar uma volta.

Multiplique o resultado pelo número de Wh por rotação.

O resultado é a potência, em Watts que está sendo consumida pelo aparelho.

Daí, para saber o consumo mensal, em KWh, basta multiplicar o consumo do aparelho, em Watts, pela quantidade de horas que ele fica ligado por mês e dividir o resultado por 1000.

O meu computador consome cerca de 140W com o monitor desligado, apenas fazendo donwload.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não esqueça um detalhe. Qualquer medição que você faça (corrente no cabo de alimentação, tempo de volta do disco do medidor, etc) é uma medição "instantânea" que te diz como está o sistema naquele momento.

Quando você calcular a energia consumido no mês, o resultado que você terá é o consumo "se o equipamento continuar funcionando exatamente naquela condição".

Só que isso é muito difícil de acontecer. É por isso que as distribuidoras de energia instalam um medidor de energia em cada consumidor.

Não adianta fazer conta com base nos consumos teóricos ou mesmo medidos dos componentes. O consumo real você só sabe com medição contínua.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais