Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com uma máquina aqui nas seguintes config.

placa-mãe GIGABYTE GA-H55M-S2 LGA 1156
2x KINGSTON DDR3 2G 1333Mhz (dual channel)
Processador Core I3 (não me recordo a versão)
HD SAMSUNG HD161GJ 160GB SATA
Placa de Vídeo offboard NVIDIA Geforce 8400GS

O que acontece com essa máquina é o seguinte: De vez em quando após algum tempo de uso a mesma começa a ficar gradativamente lenta, o LED indicador de atividade do HD passa a trabalhar mais constantemente. A lentidão vai aumentando até que é necessário desligar o PC da tomada. Ao ligar novamente, essa lentidão continua acontecendo no boot do Windows, o HD LED continua aceso direto sem nem piscar, o boot demora cerca de 20 ~ 30 minutos, até chegar no desktop é uma eternidade. A lentidão é persistente e nunca diminui e a máquina fica inutilizável, HD LED sempre aceso sendo que em condições normais o boot até chegar no desktop leva cerca de 1 min e meio.

Só para constar: Já fiz todos os testes com HD TUNE, HD sentinel, executei o CHKDSK, sfc /scannow, desfragmentei o disco, atualizei drivers, troquei cabo SATA duas vezes memória RAM OK (testada no memtest)  passei o antivírus Kaspersky Removal Tool, MalwareBytes, Adw Cleaner, HijackThis e nada...

Pasta térmica nova, limpeza do hardware, temperaturas ok, deixei no stress test e sem problemas.

Quatro considerações importantes: 

- Esta placa-mãe não desliga e nem reinicia, a tela apaga mas o power led e o cooler do processador continuam ligados, sendo necessário que eu puxe da tomada, mas curiosamente ela consegue desligar o HD, e o POST é um pouco lento, provavelmente causado por algum problema de BIOS. 

- Na primeira vez que esta lentidão absurda aconteceu eu executei o scan do Kaspersky antivirus via cd de boot, ele varreu o hd todo e encontrou alguns poucos vírus e os removeu. Depois disso curiosamente a máquina ligou normal, muito rápida, então imaginei que pudessem ser estes vírus. Na segunda vez que este problema ocorreu, na tentativa de eliminar se o problema era HD ou placa-mãe eu fiz um clone do HD com um outro. O hd clone deu boot normalmente e a lentidão sumiu, daí eu resolvi dar o boot com o HD samsung para ver o que tinha acontecido, e o resultado foi que o problema de lentidão desapareceu também, "do nada". Parece que toda vez que se "varre" o HD o sistema volta ao normal.

- Durante a lentidão o processador e memória não estão nem um pouco sobrecarregados, sempre no max em 20%.

- No SMART do HD apenas no HD tune consta WARNING para o parâmetro Calibration Retry Count, o valor é 8.

É um problema sem precedentes e fica difícil solucionar ou saber quando vai acontecer de novo.

Fica até difícil saber qual hardware devo trocar, pra piorar placa-mãe para esse socket 1156 é tão raro de achar que compensa fazer um upgrade, mas para isso preciso ter certeza do defeito. Tenho medo de atualizar a BIOS e a placa "morrer" de vez.

Se alguém puder me dar uma luz, estarei agradecido.

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi você já fez os testes no HD, apontou algum setor defeituoso? Você já tentou reinstalar o Windows? Infelizmente é difícil de diagnosticar ainda mais à distância já que você sabidamente tem uma placa-mãe defeituosa. Por falar nela, você já tentou resetar a BIOS (clear CMOS)?

Eu já enfrentei um problema muito parecido da máquina congelar e realmente era problema no HD que continha erros, apesar de não aparecer claramente como um problema grave nos programas de diagnósticos. Foi apenas pela substituição que confirmei o diagnóstico.

Postado

Não, nenhum setor defeituoso

E sim, já resetei a BIOS diversas vezes... Já pensei que poderia ser o HD, mas desconfio da placa-mãe já que esta tem um comportamento anormal, ela não desliga corretamente, não reinicia corretamente, está com a bios "bichada". O hd também tem um bom tempo de uso.

Gostaria muito de isolar este problema, como disse, da ultima vez que aconteceu eu clonei o HD em outro e dei boot pelo clone, foi tudo normal, dai ja pensei "pronto, é o hd". Mas por curiosidade, dei boot no hd antigo, tudo normal também, tipo, do nada a lentidão some.:confused:

Postado

Sim, testei. O problema é que esta lentidão acontece aleatoriamente, não tem uma causa específica. O sistema está em funcionamento e começa a ficar lento até chegar a um ponto de ficar impossível de mexer, sou obrigado a retira-lo da tomada e ligar novamente, e ai quando ligo ele continua lento ainda no boot, e assim vai

adicionado 2 minutos depois

Dai "do nada" ele volta ao normal, assim como do nada ele começou a ficar lento. 

Postado

Boa Noite

Mal contato no terminal da memória ou arquivos temporários, acredito ser mais memória com mal contato nos terminais tente limpar o terminal com borracha, na internet tem diversos sites ensinando, como limpar os terminais da memória com borracha.

Obs Tire toda poeira do PC (se tiver)

adicionado 2 minutos depois

Também verifique se é vírus no PC

Postado
2 minutos atrás, GustavoEderli disse:

@SistLinuxwinwin o computador está limpo também, inclusive memórias testada no memtest.

Verifique se é vírus, de inicialização,Windows+R, digite msconfig, Uma janela será aberta e você deve acessar a aba “Inicialização de Programas”. Feito isto, basta observar quais programas estão ali presentes e desmarcar todos programas da inicialização.

Postado

Se a placa não estivesse com estes problemas que citei, condenaria o HD na hora. O jeito é trocar e ver no que dá. A princípio, verifiquei que a tensão na linha de +5v fica sempre entre 4 ,6 e 4,7. Devo me preocupar com isso?

Postado
2 horas atrás, GustavoEderli disse:

Se a placa não estivesse com estes problemas que citei, condenaria o HD na hora. O jeito é trocar e ver no que dá. A princípio, verifiquei que a tensão na linha de +5v fica sempre entre 4 ,6 e 4,7. Devo me preocupar com isso?

Fica mais 5v, não tem problema pois a fonte segura a energia para so só ir aquele tanto para o computador 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!