Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot lento com m2 Samsung PRO EVO - 1min20secs


Posts recomendados

Salve galera, beleza ai?

 

Preciso de um help, provavelmente estou dormindo com as configurações...

Meu PC tem demorado 1m20s para fazer o boot (chegar na tela do windows), sendo metade do tempo no logo da bios, e outra metade no logo do windows.

Me certifiquei e estou com o OS na Samsung 960 Pro (M2) que esta como GPT (disco 1 do print), e também fiz o instal pelo UEFI

Um outro problema que estou tendo é referente as Titans em SLI, tem tido desempenho inferior as 1080 (comparando config de jogos com o pc do meu irmão): Ex ARK Survival rodando 28fps em 3440x1440.

 

Ta certo que 128GB de ram é meio exagerado, mais nao justifica este tempo todo de boot :(

 

Config:

Intel® Core™ i7-6850K (FCLGA2011-3)
ROG RAMPAGE V EDITION 10 (LGA2011-V3 X99)
G.SKILL Ripjaws 4 Series 128GB (8 x 16GB) 288-Pin DDR4 SDRAM DDR4 2800 (PC4 22400)
2-Way SLI GeForce TITAN Xp
CPU Cooling: Corsair Hydro H115i
Samsung 960 Pro 1TB M2
Samsung 850 EVO 2TB (SSD)
Thermaltake ToughPower RGB 1250W 80+ TITANIUM

 

Desde já agradeço qualquer dica, deixo os prints da config na bios.

IMG_2258.jpg

IMG_2260.jpg

IMG_2261.jpg

IMG_2262.jpg

IMG_2263.jpg

IMG_2264.jpg

IMG_2265.jpg

IMG_2266.jpg

IMG_2267.jpg

IMG_2268.jpg

IMG_2269.jpg

IMG_2270.jpg

IMG_2271.jpg

IMG_2272.jpg

IMG_2273.jpg

IMG_2274.jpg

IMG_2275.jpg

IMG_2276.jpg

IMG_2277.jpg

IMG_2278.jpg

IMG_2279.jpg

2018-01-25.png

2018-01-25 (1).png

2018-01-25 (2).png

2018-01-25 (3).png

2018-01-25 (4).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho duvidas de que deve ser orelhada de configuração minha.

 

Um detalhe, é que quando eu reduzo o POST Delay Time para menos de 8 segundos (Na foto em 3 segs), vem uma tela azul no boot com MACHINE EXCEPTION, começei a observar isso com mais frequencia depois que instalei a placa de som, uma

ASUS Xonar Essence STX Music 124dB;

 

Qualquer contribuição de quem manja e possa contribuir para melhorar esta performance, será muito bem vinda!

 

@GabrielLP14 você que já teve a Rampage V, você tinha o mesmo problema para boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wintubas

 

M.2 usa as linhas PCI-EX.. Imagino que, por ter outros 3 dispositivos PCI-EX instalados, a placa-mãe esteja roteando essas linhas.. Tem que ver como a placa-mãe distribui essas linhas PCI-EX, quando vários dispositivos desses estão instalados..

 

No caso do SLI, isso depende muito do jogo.. ARK não é a coisa mais bem otimizada do mundo e duvido um pouco, ter suporte à Multi-GPU....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Obrigado pela contribuição! Esta questão de distribuição das linhas foi a coisa que olhei com mais cuidado na hora de comprar, justamente para "aproveitar" os x16 / x16 no sli. Olhando o manual e comparando com a bios, acho que estão corretos, estou usando os slots:

PCIEX16/X8_1 - Titan XP  (Bios mostra como Linked as x16)
PPICEX8_2      - Placa som (Bios mostra como Not Present) mas funciona como x1 normal
PICEX16/X8_3  - Titan XP  (Bios mostra como Linked as x16)

 

No manual menciona que a pci 4 (que nao esta em uso) é a que compartilha banda com a M.2, e que em 4-way a m.2 fica desabilitada.

 

@GabrielLP14

Grande Gabriel! Correto, no M.2 esta o OS e alguns apps que preciso iniciar mais rápido, disco possui 124GB livres atualmente.

 

você acha válido eu remover a placa de audio, deixar apenas uma placa de video e formatar novamente ? quem sabe :(

Lane.png

IMG_2284.jpg

IMG_2283.jpg

adicionado 16 minutos depois

@RS Faria

 

você comentou da velocidade, fiquei encucado, olha os resultados. A M.2 (Lado Esquerdo) não deveria estar proximo de 3,500 MB/s ?

Speed.png

adicionado 48 minutos depois

Speed2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wintubas


Deveria mesmo.. O SATA tá na velocidade esperada.. Dei uma fuçada na Internet e achei duas coisas.. Esse tópico, com um usuário com o mesmo problema..

 

https://rog.asus.com/forum/showthread.php?90974-Samsung-Pro-960-slow-speeds

 

E uma solução, no primeiro post deste tópico

 

https://rog.asus.com/forum/showthread.php?90010-Samsung-960-Benchmarks/page5

 

Nos dois casos, e eu achei isso bizarro, seria o XMP da RAM que interfere nisso.. Falam sobre colocar o SSD em modo "PCI-EX", invés de SATA... Dá uma olhada e vê se faz algum sentido..

 

 

Também achei um review da versão de 2TB, aonde eles falam de drivers..

 

https://www.anandtech.com/show/10754/samsung-960-pro-ssd-review/2

 

Quando esse review foi feito, a Samsung ainda não tinha os drivers prontos pra eles e testaram com os do Windows.. Era 2016, então, drivers devem estar disponíveis.. Se bem que, num dos tópicos do site da ROG ASUS, tem um usuário falando que drivers não influenciam..

 

Aposto mais em algo na BIOS, do que em drivers..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Puxa, valeu, no primeiro post o cara cita que o problema estava no overclock de memória (ainda sem entender o porque poderia influenciar na velocidade da HD) o mesmo problema que eu.

 

"Set bios default settings and now i have the correct write and read speeds....
But....how should set my ram to 3000 MHz without overclocking (XMP) ????? XMP reduced my M2 slot speed to Gen 2,"

 

O mesmo de outro usuário em outro tópico:

"It worked by Loading Defaults. I had XMP overclocking active. I don't know why but it reduced my M2 slot speed to Gen 2, and I couldn't change it back. By going in NB PCI Controller, I can only see the PCI express slots near the video cards."

 

Só falta descobrir como desabilito o overclock desta MB, achei bem complexas as configs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wintubas

 

Pelo que entendi, essa placa dá a opção de salvar as configurações atuais da BIOS.. Poderia fazer isso, antes de tentar um reset nela..

 

Sobre a RAM, aí que tá o problema.. Ela tá em 2400MHz, que seria a frequência padrão que a CPU suporta.. Não tem OC aí, ao meu ver.. Só se reduzir pra 2133MHz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae,

 

O tempo de boot caiu para 23s, fiz os seguintes ajustes na bios:

1) Atualização do fimware de set/2016 para ultima versão set/2017
2) Fixei o PCIEX4_1 para X1 (onde esta a placa de som, aqui ele desabilita duas portas USB3)
3) Fixei PCIEX16_X8_1 e PCIEX16_X8_3 em Gen3
4) Tirei o 4-Way Configuration de Auto para X16/x1/x1/x1 (Pelo que entendi só muda no 4 way mesmo).

5) Fizei no OC as memórias em 2800 MHz (que é a velocidade dela), o windows reconheceu também.

 

Deu a impressão que ia iniciar em uns 15 secs, mais ai vi que o POST Delay Time voltou para 3 segs (com atualização da bios, e na sequencia vem a tela de erro), voltei para 8 sec e beleza.

 

Valeu pela ajuda, sei que de um pc destes daria para iniciar em uns 5 segs. mas estou satisfeito até aqui rs.

IMG_2285.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!